o que éo departamento comercial

O departamento comercial, também conhecido como setor de vendas, é um dos mais valorizados de uma empresa. A justificativa para isso está, justamente, em sua principal atividade, que é a de trazer faturamento para a organização. Para isso, porém, os profissionais dessa área devem ralar para conquistar seus salários. Viagens, reuniões e muitas negociações fazem parte de suas rotinas.

Para exercer tais tarefas, se faz preciso uma estrutura específica com o objetivo de melhorar os resultados. Assim, de armários para documentos, propostas e relatórios a uma boa internet, diversos são os pontos a se focar na hora de montar o espaço ideal. Também se faz interessante conversar com os líderes e funcionários com cargos mais altos para saber suas opiniões.

Para entender melhor o que faz o departamento comercial, confira o texto abaixo. Nele, encontrará também aspectos vitais para prover um ambiente produtivo para que essa equipe seja bem-sucedida.

O que é o departamento comercial?

Por conta de suas funções e responsabilidades, o departamento comercial é um dos mais conhecidos em qualquer ambiente corporativo. Suas atividades, entretanto, não são tão famosas, já que muitos as restringem à venda propriamente dita. Antes disso, porém, há toda uma preparação e prospecção de possíveis clientes. Isso sem contar as inúmeras idas e voltas de propostas que fazem parte de qualquer negociação.

vendedora realizando negociação com cliente
O processo de negociação é comum no departamento comercial.

Além disso, se faz necessário destacar que, em muitas organizações, o pós-venda também é atribuído ao setor. Com isso, há diversos profissionais responsáveis pelo atendimento dos consumidores. Esta, além de extremamente importante, é uma tarefa árdua e trabalhosa. Em especial, porque cada cliente possui suas ideias e necessidades, as quais nem sempre se encaixam com seu produto ou serviço.

Quais são as funções do departamento comercial?

Como você pôde perceber nos últimos parágrafos, as funções do departamento comercial vão muito além de apenas vender. Com isso, é preciso entender que este é um setor com contato constante com os demais departamentos da empresa. Em especial, pode-se citar o de compras, financeiro e de produção. Assim, algumas de suas principais atividades são:

gestor do departamento comercial analisando graficos em ipad
Mais do que vender, há inúmeras tarefas de responsabilidade do setor.
  • Planejamento: Definir metas de faturamento, clientes atendidos, pedidos feitos, entre tantas outras;
  • Preparação: Elaborar planos de ação que envolvam ou não outros departamentos, separando os vendedores por habilidade ou área de atuação;
  • Prospecção: Pesquisar e encontrar novos clientes com potencial de compra e necessidade do produto ou serviço em questão;
  • Treinamento: Capacitar e treinar os novos clientes quanto ao uso do produto, assim como o prover ajuda quando necessário;
  • Feiras e Eventos: Participar de eventos do setor para realizar networking, entender o acompanhar o mercado e se comunicar com atuais e potenciais consumidores;
  • Vendas: Realizar o processo de vendas completo, do primeiro atendimento ao fechamento do pedido, passando pela demonstração e negociação;
  • Pós-Venda: Prestar auxílio aos consumidores ao longo de sua relação com a empresa;
  • Relacionamento: Manter um bom relacionamento da empresa com o mercado, fornecedores, clientes e concorrentes.

Qual a importância do departamento comercial?

Ao analisar todas as funções mencionadas acima, fica simples compreender a importância do departamento comercial. Em praticamente todos os mercados, essa é a área que representa a empresa. Com isso, há uma grande pressão sobre seus ombros, a forma como se portam e demonstram o posicionamento da organização como um todo.

fachada de loja com anúncio de promoção sales
No final das contas, as vendas são sua principal função.

Além disso, boa parte dos resultados da companhia passa por suas mãos, sendo vital seu foco. Mesmo que todos os outros setores funcionem, afinal, falhas no comercial podem colocar tudo por água abaixo. Dessa forma, são cobrados constantemente para aumentar as vendas, diminuir o estoque, conquistar novos clientes e manter os atuais. Não à toa, são os profissionais que mais precisam demonstrar produtividade.

Quais são as características do departamento comercial?

Em geral, é bastante simples encontrar o ambiente onde atua o departamento comercial de uma companhia. Na grande maioria dos casos, esse será um espaço mais agitado, com várias pessoas falando ao telefone e, por que não, algumas brincadeiras. A pressão em cima do setor também torna comum as reuniões e as desavenças, gerando discussões em alguns casos.

características dos profissionais do departamento comercial
Profissionais do departamento comercial tendem a ser mais ativos.

Quanto aos profissionais em si, estes costumam ser bastante ativos, criando vínculos com extrema facilidade. Comunicativos, tendem a se aproximar das mais diversas áreas e sempre se entreterem com uma boa conversa. Não por acaso, dificilmente passam despercebidos ou são desconhecidos pelos demais colaboradores. Risadas, gritos e muita movimentação é o que pode se esperar por aqui.

Qual a estrutura necessária para o departamento comercial?

Para poder atuar da maneira correta, o departamento comercial necessita de uma estrutura específica. A parte positiva aqui é que não há nada de muito diferente de outros setores. Ainda assim, há algumas particularidades da área que precisam ser levadas em conta na hora de construir ou reformar seu espaço de trabalho.

Espaço amplo

Definitivamente, pequenos escritórios não são o ambiente ideal para a atuação do departamento comercial. De acordo com as características mencionadas, eles precisam de bastante espaço, para andarem, conversarem e negociarem com os clientes. Por conta disso, evite separar um cômodo apertado ou com pouca área de movimentação para estes profissionais.

escritório amplo com espaço aberto
Se puder, escolha um espaço amplo para o setor.

Outro ponto a se atentar é que, como explicado, eles constantemente estão se relacionando com os consumidores. Na prática, isso significa que estão sempre ao telefone, em ligações que podem durar horas. Dessa forma, o mais indicado é deixar o setor em uma área mais afastada. Se isso não for possível, investir em isolamento acústico pode ser uma excelente saída.

Mobília confortável e convidativa

Novamente considerando o perfil dos profissionais desse setor, se faz preciso apostar em uma mobília diferente. Não que haja problemas com os móveis para escritório tradicionais, mas se puder fazer algo a mais será bem-vindo. Assim, invista em itens que tragam conforto aos colaboradores, em especial nas cadeiras e poltronas do espaço.

cadeira de couro marrom do departamento comercial
Foco nas cadeiras utilizadas para o departamento comercial.

Também é interessante se atentar às cores do ambiente, para que estas não sejam formais demais. Ainda que seja um setor com certa seriedade, há um tom de informalidade que rege suas ações. Logo, quanto menos engessado o escritório parecer, mais liberdade seus vendedores terão para atuar e buscar por novos clientes. Também é legal ter um espaço fechado e com móveis convidativos para receber e negociar com estes.

Decoração motivadora

Dificilmente você encontrará um departamento comercial cheio de itens de decoração para escritório. Não que seja proibido utilizar de tal técnica no espaço, mas é incomum. Isso não quer dizer, porém, que este deva ser um ambiente monótono, com tons pasteis e totalmente sem graça. Uma boa sugestão para adicionar um toque de charme está, então, nas plantas e vasos.

escritório com decoração motivadora na parede
Motivar os vendedores é essencial para alcançar bons resultados.

Se preferir, é possível também investir em uma decoração mais voltada à motivação de seu time. Com tantas metas e competitividade, os profissionais da área tendem a responder bem a esse tipo de incentivo. Por isso, quadros para escritório com frases legais pode ser uma excelente ideia. Da mesma forma, apostar em comunicação nas próprias paredes é muito benéfico.

Tecnologia funcional

Uma boa notícia para seu fluxo de caixa é que o departamento comercial não necessita de muitos itens tecnológicos. Na verdade, este é um setor que consegue trabalhar bem com o básico, desde que esteja tudo funcionando. Esqueça, portanto, de assistentes de voz, grandes televisores ou mesmo os computadores com extrema potência e monitores com qualidade de imagem invejável.

tecnologia necessária para o departamento comercial
O celular é o item principal para o departamento comercial.

Aqui, o foco deve estar na funcionalidade de todos os aparelhos, bem como em seu correto funcionamento. Dessa forma, invista sim em uma internet de velocidade alta e que não trave. Celulares são obrigatórios, já que é por meio deles que se fará a comunicação com atuais e prováveis compradores. De resto, o mais indicado é consultar os gestores da área e conferir se eles entendem haver algo mais necessário.

Materiais de escritório

Por fim, se faz preciso entender o perfil de seus colaboradores na hora de equipar o escritório do departamento comercial. Dependendo do mercado e de suas características, pode ser que eles prefiram pelos meios mais tradicionais. Assim, muitos podem pedir por algumas folhas de rascunho, agendas, canetas e lápis para organizar suas visitas e contatos.

mesa com material de escritório do departamento comercial
Muitas vezes, investir no básico é o ideal.

Há outros, principalmente os mais jovens, que conseguem fazer tudo isso em seus smartphones. Dessa forma, acabam não se prendendo a utilização do material de escritório comum. Como tudo em uma organização, então, se faz preciso entender seu time para prover a ele o que é realmente relevante para o cumprimento de suas atividades.

Como estruturar o departamento comercial da maneira ideal?

Com tantas funções importantes, é mais do que natural querer entregar ao departamento comercial um espaço perfeito. Essa é a ideia de muitas corporações, que acabam investindo mais nesse setor por sua possibilidade de retorno. De qualquer forma, o mais indicado nesse momento é contar com parceiros qualificados. Para isso, busque por companhias com experiência e conhecimento de mercado. 

Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.

Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Posts Similares