Se você trabalha em escritório ou até mesmo em home office sabe que a arrumação da mesa de trabalho é essencial pata a produtividade.

Isso porque, os objetos devem ser organizados de modo que sejam mais fácil localizar cada um deles e para que não se perca o foco durante o trabalho.

Fizemos uma lista dos itens que não podem faltar na mesa de escritório. Confira:

1.Calendário

O calendário é um item presente em todas as mesas de trabalho. Ele pode ser de diversos tipos e modelos.

O calendário é um item presente em todas as mesas de trabalho. Ele pode ser de diversos tipos e modelos.

Mesmo com o mundo digital em que temos acesso ao calendário em dispositivos como smartphone ou computador é imprescindível ter um calendário em cima da mesa.

Isso porque, é mais fácil para não se perder no tempo ou até mesmo marcar algum compromisso.

2. Pastas organizadoras

Ter uma mesa com uma grande quantidade de papeis desorganizados é o pesadelo para quem trabalha em escritório.

As pastas sanfonadas possuem divisórias para organizar documentos, o que faz com que seja mais fácil de achá-los quando for preciso. Além disso, elas ocupam pouco espaço e possuem espaço para colocar etiquetas identificando, o que facilita a identificação do documento que está sendo colocado.

3. Post-its

Os post-its facilitam a rotina de trabalho e podem ser usados de diversas formas durante o dia a dia.

Os post-its facilitam a rotina de trabalho e podem ser usados de diversas formas durante o dia a dia.

Os posto-its tiveram seu uso popularizado com as start-ups. Esse tipo de papel-lembrete se destaca por sua praticidade na hora de você dar destaque para algo, colocar um aviso ou até mesmo deixar um recado para alguém.

Atualmente, é possível encontrar nas papelarias post-its de diversas cores e tamanhos.

4. Móveis ergonômicos

Tanto em casa quanto em empresas é essencial que os móveis de escritórios sejam ergonômicos, pois permitem ajuste de acordo com seu tipo físico e previne, em longo prazo, lesões causadas pela má postura ou por ficar muito tempo na mesma posição.

Além de permitirem o ajuste, os móveis ergonômicos proporcionam maior conforto e segurança na prática das atividades diárias, já que possuem como objetivo melhorar a relação dos trabalhadores com o ambiente de trabalho.

5. Planner/ Agenda

As agendas tomaram um novo formato com os planners, mas o objetivo de organização ainda é o mesmo.

As agendas tomaram um novo formato com os planners, mas o objetivo de organização ainda é o mesmo.

Esse é outro item que mesmo com os recursos tecnológicos não sai de moda.

Ter uma agenda/ planner é essencial para não se perder em seus compromissos pessoais e profissionais.

O ideal é consultar sua agenda todos os dias ao chegar no trabalho para estar a par dos compromissos.

6. Organizador de papel de mesa

Seja para rascunho ou impressão, você vai precisar ter em sua mesa de trabalho folhas de papel A4.

Para que essas folhas não fiquem espalhadas na mesa, os organizadores de papel são perfeitos. Há até mesmo alguns que possuem divisórias e podem também funcionar como caixa-correspondência.

7. Itens de papelaria

Os itens de papelaria, como canetas, clip de papel, grampeador, lápis, borracha e entre outros são indispensáveis em qualquer mesa de trabalho.

Os itens de papelaria, como canetas, clip de papel, grampeador, lápis, borracha e entre outros são indispensáveis em qualquer mesa de trabalho.

Há itens de papelaria que são indispensáveis na mesa de escritório, como canetas, lápis, clips de papel, grampeador, cortador de papel, etc.

É essencial que esse material seja renovado com o tempo, pois ele tende a acabar ou ficar gasto demais.

8. Fragmentadora de papel

A fragmentadora de papel é importante tanto para evitar o acúmulo de papel em sua mesa quanto para destruir documentos que são considerados sigilosos.

Este acessório facilita o descarte de materiais e até mesmo o encaminhamento do papel para a reciclagem, em caso de empresas que possuem a coleta seletiva de lixo.

9. Quadro de avisos

Ter um quadro de aviso facilita a organização dos compromissos e demandas de trabalho.

Ter um quadro de aviso facilita a organização dos compromissos e demandas de trabalho.

Falamos acima dos post-its para lembretes. Assim, otimiza bastante ter um quadro de avisos na parede de sua mesa para organizar os seus compromissos.

Ter esse acessório vai fazer com que o ambiente fique menos poluído e mais organizado. O quadro pode ser de diversos materiais, como magnético, que também permite fazer anotações, ou de cortiça, por exemplo.

10. Porta-objetos

Como você pode ver, o foco nos itens que colocamos em nossa lista é tem uma mesa de escritório funcional e organizada.

Assim, não poderia faltar um porta-objetos para colocar os itens de papelarias.

Há modelos com módulos em que é possível organizar canetas, clips, cartões de visita e demais objetos que demandam ser encontrados facilmente para facilitar o trabalho.