apple park sede apple

Não é de se assustar que, ao anunciar o Apple Park, a empresa conhecida pelo iPhone estivesse prestes a mudar também o setor de arquitetura. Com uma ideia futurista e números inimagináveis, a sede da companhia na Califórnia é simplesmente incrível. Do tamanho das instalações à tecnologia e sustentabilidade aplicadas, tudo é quase inexplicável.

O projeto é formado por um grande círculo em meio à vegetação nativa, o que o faz ainda mais impressionante. Os escritórios se encontram nesse anel, enquanto seu centro abriga uma área verde. Mais do que isso, a estrutura ainda conta com um centro de visitantes, loja e o famoso Steve Jobs Theater, onde são apresentados os novos produtos da marca maçã.

Quer saber mais sobre o Apple Park? Confira abaixo os principais fatos sobre o edifício, sua construção e história. Descubra também como são os ambientes dentro da empresa e como aplicar algumas dessas ideias em seu negócio!

História do Apple Park

Que a Apple sempre foi uma empresa moderna e inovadora não há dúvidas. Desde seu lançamento, em 1976, a companhia apresentou ao mundo produtos incríveis e tecnologias nunca antes vistas. Não à toa, itens como o iPhone, iPad, Mac, AirPod e tantos outros são sonho de consumo de toda uma geração. Com essa informação, é simples supor o que imaginaram, ainda em 2011, as pessoas que foram à apresentação do projeto do Apple Park. Esse era o ambiente corporativo idealizado por ninguém menos que Steve Jobs, seu fundador.

sede da apple na califórnia
O incrível Apple Park, sede da Apple, visto de cima.

A ideia teve início em 2006, quando Jobs anunciou que adquiriu uma área de 9 propriedades — 71 hectares — em Cupertino, na Califórnia. O investimento anunciado foi de 5 bilhões de dólares, cifras que ainda hoje parecem impossíveis de se gastar. Com todo esse montante, o espaço foi pensado para abrigar mais de 12 mil colaboradores, além de uma infraestrutura invejável por qualquer empresa do mundo.

Por dentro do Apple Park

O Apple Park foi inaugurado em 2017, seguindo o cronograma inicialmente planejado. Infelizmente, o fundador da empresa e seu maior entusiasta, Steve Jobs, faleceu em 2011, não podendo ver a obra concluída. Mas é fácil comprovar que ele não ficaria nada chateado ao observar o que resultou sua ideia de 6 anos antes. Se antes a companhia já era sinônimo de inovação, agora é comprovadamente disruptiva.

Alguns dados do empreendimento somente servem para confirmar a megalomania de seu idealizador. O anel em que estão os escritórios possui quatro andares, cobertos inteiros por placas de energia solar. A maior peça de vidro curvado do mundo faz as vezes de parede externa. Ao seu redor, mais de 9 mil árvores foram plantadas, complementando o design imaginado por Jobs.

Localização

Desde sua fundação, a Apple sempre se localizou na cidade de Cupertino, que possui menos de 60 mil habitantes. O município está localizado no que ficou conhecido como Vale do Silício, o berço de inúmeras empresas de tecnologia. Alguns de seus mais famosos vizinhos, por exemplo, são Google, Facebook, Microsoft entre tantas outras startups e grandes corporações tecnológicas.

pessoa procurando localização de empresa
A sede da empresa se encontra em Cupertino, Califórnia.

Muito dessa escolha é devido ao potencial que a região oferece em termos de educação. Ao seu redor, afinal, encontram-se prestigiadas universidades, como a de Stanford e Berkeley. Além disso, o escritório construído pela marca da maçã está a apenas 140 quilômetros da cidade de São Francisco. Com isso, é fácil conseguir voos, acomodação e estrutura nos arredores do enorme campus.

Números

Também conhecido como Apple Campus 2, o Apple Park ocupa uma área de 71 hectares na cidade de Cupertino, na Califórnia. A estrutura se tornou a sede da empresa, levando consigo seus mais de 12 mil funcionários. Somente com estes, é possível dizer que o escritório conta, todos os dias, com praticamente um quarto de toda a população de Cupertino.

apple park sede da apple na california cupertino
Apple Park e seus números extravagantes.

Sua área construída é de exorbitantes 260 mil metros quadrados, o que por si só já é surpreendente. O anel que forma o escritório possui 1,6 quilômetro de circunferência, e o Steve Jobs Theater, sozinho, ocupa 4 andares subterrâneos e comporta 1.000 pessoas sentadas e confortáveis. Além disso, dentro do terreno há também pistas de caminhada, academia, centro fitness, café, restaurante, loja e centro de visitantes.

Estilo

Ao analisar o Apple Park de qualquer ângulo, não é difícil dizer qual dos estilos de arquitetura Steve Jobs seguiu. É claro que, nesse ponto, não haveria nenhuma novidade, já que o estilo futurista já era aplicado tano nos produtos quanto nas lojas da empresa. Ainda assim, é impressionante o que foi feito e o cuidado em cada um dos detalhes dessa gigantesca obra corporativa.

estilo minimalista e futurista tudo branco
Escada dentro do Visitor Center com estilo futurista.

Por todos os lados, é possível analisar inúmeras formas orgânicas, sempre em tons de branco e prata. Quando não, o transparente toma conta dos ambientes, como é o caso de toda a fachada de vidro do edifício. O design de todo o escritório, portanto, em muito remete a tudo o que a Apple apresenta, trazendo também traços do estilo minimalista, com poucos detalhes e um ótimo trabalho com o “vazio”.

Estrutura

Como já mencionado, a sede da empresa em Cupertino conta com muito mais do que apenas escritórios. Dentro do Apple Park, os colaboradores podem aproveitar de toda uma estrutura, que contempla academia, teatro e pistas de caminhada. Isso, porém, é apenas parte do que a empresa oferece a eles, especialmente quando se considerar as condições de trabalho.

estrutura do apple park na california
Apple Store dentro do centro de visitantes.

Seguindo a lógica aplicada há muito em suas lojas, o espaço conta com muita iluminação natural proveniente das paredes de vidro. Estrutura também é invejável e ganhou inúmeros prêmios por sua inovação e criatividade. Em especial, foram destacados a originalidade do projeto, sua sustentabilidade, excelência técnica e de materiais, além de seu valor financeiro e arquitetônico.

Sustentabilidade

Mais do que seu design magnífico, o Apple Park conta também com aspectos ambientais bastante interessantes. A sustentabilidade de todo o projeto foi um dos pilares de seu planejamento desde o começo. Com isso, o que se vê é um edifício gigante, com mais de 12 mil colaboradores e que produz toda a energia que consome. Para isso, foram instaladas placas de energia renovável em todo o topo do prédio.

sustentabilidade em empresas do vale do silicio
Algumas das 9 mil árvores plantadas ao redor do edifício.

Além disso, o paisagismo também auxilia nesse processo, principalmente pela quantidade de área verde. Ao todo, cerca de 80% do terreno é composto por vegetação, inclusive com árvores frutíferas. Ameixas, damascos, caquis e, obviamente, maçãs, são alguns dos lanches que você pode encontrar no jardim da empresa. Tudo de acordo com o que foi idealizado por Steve.

Centro de visitantes

Se você for um fã da marca, com certeza já possui algum de seus produtos e tem como sonho visitas sua sede. A boa notícia é que isso é possível, ainda que em partes. Por conta da grande quantidade de segredos estratégicos, é proibida a entrada de visitantes dentro do espaço dos escritórios. Ainda assim, foi construído um edifício próprio para receber os fanáticos pela marca.

itens do centro de visitantes do apple park
Alguns dos itens disponíveis são exclusivos da loja.

No ambiente, há algumas atrações bem interessantes, especialmente para os mais aficionados. Com é de se esperar, há uma loja, a qual conta com itens exclusivos que somente podem ser encontrados no Apple Park Visitor Center. No espaço ao lado, você encontrará um café, bem como uma incrível maquete do terreno. Aqui, com o auxílio de iPads você poderá fazer uma imersão nesse projeto maravilhoso e conhecer todos os seus detalhes.

Apple Park como inspiração para seu escritório

Sem dúvida alguma, utilizar o Apple Park como inspiração é uma ideia incrível. Muito mais do que apenas o design, diversos são os aspectos do projeto que merecem ser aplicados em outros locais. E não há por que não tentar adaptar alguns desses pontos para sua realidade. Para isso, porém, o mais indicado é contar com parceiros especializados, com conhecimento e experiência no mercado.

Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.

Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Posts Similares