sala de descanso

Na última semana foi anunciado que o Google construirá mais um de seus escritórios, mas dessa vez a ideia é um pouco maior. Na verdade, o projeto é de uma cidade que, além de espaço corporativo, contará com casas, hotéis, parques e lojas. O complexo será em San Jose, Califórnia, e ocupará um espaço de mais de 330 mil metros quadrados.

Há uma grande expectativa pelo início da construção, visto que os ambientes da companhia são sempre diferenciados. Já se sabe que há sempre muita área de lazer a o estilo de um campus universitário. Mas, afinal, você já viu como de fato funcionam e são decorados esses ambientes?

No Brasil e no mundo eles são sinônimo de inovação, arquitetura, design e bem-estar. Logo, conhecer mais de perto alguns desses endereços é de interesse de boa parte da população. Sabendo disso, abaixo separamos 10 das mais incríveis sedes da gigante tecnológica. De São Paulo a Tokio, de Nova York a Belo Horizonte, de Londres à Índia.

Ficou interessado em conhecer esses famosos escritórios Google espalhados pelo globo? Confira abaixo as características de cada um e se surpreenda com a estrutura oferecida aos seus colaboradores!

A cultura dos escritórios Google

Assim como grande parte das startups, a Google apresenta à sua equipe um conceito diferente de espaço corporativo. Muito mais informal e acessível, toda a ideia segue de acordo com a filosofia da companhia. Assim, há muita cor, colaboração e incentivo a um melhor estilo de vida. Não à toa, um cargo aqui é o sonho de consumo de muitos trabalhadores.

Em geral, os espaços são amplos e há muito verde, tanto dentro quanto fora dos escritórios Google. Ambientes para comer, conversar e se distrair não faltam, passando por pequenas salas de descanso a grandes parques. Para se locomover, que tal uma bicicleta da companhia? Aqui, tudo é possível.

Quais são os principais escritórios Google pelo mundo?

Com mais de 70 escritórios espalhados pelo mundo, a Google é uma das maiores companhias da atualidade. Divididos em 50 países de todos os continentes, o alcance da marca é global. Sendo assim, separar alguns é uma tarefa quase impossível. De qualquer forma, selecionamos 10 dos que mais chamam a atenção dos visitantes e encantam os fanáticos pela empresa.

1. Google São Paulo – Brasil

Obviamente, esta lista deveria começar com o mais importante dos escritórios do Google no Brasil. Este é o espaço de São Paulo, que conta com pouco mais de 300 colaboradores, distribuídos em dois andares e 9 mil metros quadrados. Sua localização é em uma importante via da cidade, a Av. Brigadeiro Faria Lima, no Itaim Bibi.

Suas salas são nomeadas como famosos pontos brasileiros, como é o caso da Baixo Augusta e do Maracanã. Uma grande reforma do escritório foi feita para deixar o ambiente com a cara da empresa. O resultado ficou impecável, com salas de jogos, quatro cozinhas e diversas outras áreas colaborativas.

2. Google Belo Horizonte – Brasil

Engana-se quem pensa que o item acima é o único escritório da Google no Brasil. A capital mineira comporta outra sede da empresa, focada nos departamentos de inovação, operações e suporte técnico. O espaço conta com quase 5 mil metros quadrados e emprega 200 profissionais apenas na área de engenharia.

Carinhosamente chamada de Google Beagá, ela oferece aos colaboradores toda a experiência esperada. Há um estúdio de gravação com instrumentos musicais, um grande refeitório e as mais diversas áreas de descanso. Para comer, além do padrão, é possível encontrar snacks e até carrinhos de pipoca.

3. Google Mountain View – Estados Unidos

O maior dos escritórios da empresa é sua sede na Califórnia, Estados Unidos. O complexo está localizado na cidade de Moutain View e é chamado, não à toa, de Googleplex. Os números são surreais, maximizando ainda mais a cultura da companhia, que se apoia no estilo campus universitário para sustentar a marca.

Obviamente, são diversas as salas de reunião, baias e outros espaços corporativos. Ainda assim, o destaque fica por conta de outros pontos que fazem qualquer colaborador enlouquecer. São 25 cafeterias, 100 cozinhas, 7 academias, quadra de vôlei, pista de boliche e parede de escalada. Sim, tudo isso em uma empresa.

4. Google Nova York – Estados Unidos

Localizado no meio da ilha de Manhattan, a sede de Nova York é, sem dúvidas, um dos escritórios Google com melhor vista. O campus fica a poucos quarteirões do Rockfeller Center e do Central Park, o que torna tudo ainda mais mágico. Para completar, o tema de toda a instalação é o metrô da cidade.

Mais do que isso, porém, a empresa se orgulha de ter aqui um dos mais diversos grupos de profissionais. A miscigenação é tanta que existem grupos para partilhar experiências em comum. Entre eles, destacam-se o de funcionários negros — Black Google Network —, LGBTQIA+ — Gayglers — e de hispânicos — Hispanic Google Network.

5. Google Toronto – Canadá

Ainda na América do Norte, vamos ao escritório Google de Toronto, no Canadá, inaugurado em 2001. A área conta com cerca de 1.500 colaboradores, em sua maioria dos setores de engenharia, desenvolvimento de jogos, vendas e inteligência artificial. Os planos de expansão, porém, não param.

A gigante de tecnologia anunciou três novos escritórios no país, em cidades como Montreal e Waterloo. Todas eles devem seguir o padrão já encontrado na unidade atual. Hoje, o espaço conta com todos os pontos já conhecidos da companhia, mas com algumas inovações. Destacam-se os lounges com DJ, salas de reunião modernas o campo de minigolfe.  

6. Google Londres – Inglaterra

A Google conta hoje com cinco escritórios na Inglaterra, sendo quatro deles na capital Londres. Como se não fosse o suficiente, a empresa planeja inaugurar uma nova sede, dessa vez para unificar todos os seus mais de 4 mil empregados na região. Conhecido como “The Landscraper”, o nome faz uma alusão ao prédio horizontal que será construído.

Enquanto não fica pronto, os profissionais aproveitam da estrutura atual da organização, que já é incrível. Todo decorado com a bandeira do Reino Unido, o espaço consegue fazer bem o meio termo entre a formalidade do país e a descontração da empresa.

7. Google Paris – França

A cidade luz não poderia ficar de fora dessa lista, sendo ela um dos mais diferentes escritórios da companhia. Aqui, ao invés do clima de campus universitário, a ideia é mostrar como a empresa faz parte da vida das pessoas. Com o mote “Google is Home” — Google é casa, no português —, o ambiente remete a uma residência.

Assim, é possível considerar estar fazendo um trabalho home office, já que alguns espaços o fazem pensar nisso. Salas de estar, cozinhas simpáticas, estantes decoradas e um toque minimalista garantem essa experiência. Não pense, porém, que outros ambientes não remetam ao padrão Google. Há sim salas divertidas, coloridas e totalmente informais.

8. Google Tokio – Japão

Da Europa para a Ásia, chegamos ao escritório Google em Tokio, no Japão, que traz sua própria perspectiva para o espaço. Aqui, a cultura oriental se encontra com os padrões ocidentais, em uma louca, mas ótima combinação. A decoração do ambiente remete às raízes do país, mas também te fazem se sentir sim em uma startup.

Para isso, diversos foram as estratégias utilizadas, que passam por salas de gravação e massagem a papeis de parede com temática japonesa. Essa mistura, então, torna esse um espaço único e que se destaca dentre os demais da lista. Adicione a isso uma linda vista e a organização do país e terá um ambiente quase perfeito.  

9. Google Bangalore – Índia

Com 5 mil colaboradores em todo o país, a Google possui escritórios em quatro cidades indianas. Um deles está em Bangalore, onde encontra-se o Google Research India, focado apenas em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços. Não por coincidência, o local é conhecido como o Vale do Silício da Ásia.

Mais do que uma sala de descompressão com mesas de sinuca e pingue-pongue, porém, a gigante americana fez questão de adaptar o espaço aos costumes locais. Dessa forma, diversas são as festividades comemoradas pelos colaboradores no ambiente. Por conta disso, além de muito trabalho, há eventos quase que mensais por aqui.

10. Google Cingapura – Cingapura

Para fechar essa lista dos mais interessantes escritórios da Google no mundo, nada como o mais diversificado deles. O ambiente de Cingapura possui uma importância estratégia para a empresa, visto que é o que dá as ordens para todo o sudeste asiático. Sendo assim, nada mais lógico do que investir na produtividade do espaço.

Novamente, muito da cultura local está presente no escritório. Por ser uma cidade-estado de apenas 5 milhões de habitantes, porém, acabam adaptando costumes de outros lugares. Do ano novo chinês às festividades indianas mencionadas acima, evento é o que não falta para se divertir por aqui.

Inspire-se com os escritórios da Google ao redor do mundo

Conhecer os escritórios Google espalhados pelo globo é sempre uma atividade muito interessante. Mais do que apenas entender sua arquitetura e decoração, é importante compreender a cultura que a empresa estabelece. Aplicar esses conceitos no Brasil é possível, bastando vontade e um pouco de investimento. Se optar por isso, porém, o mais indicado é contar com parceiros que te auxiliem durante toda a jornada.

Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.

Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Posts Similares