saúde mental no trabalho

Uma das maiores preocupações do ambiente corporativo atual está na saúde mental no trabalho. Especialmente após a pandemia, diversos colaboradores têm apresentado transtornos que se ligam diretamente à sua atuação profissional. Com isso, um alerta vermelho surgiu na cabeça das corporações. Não é possível, afinal, alcançar bons resultados com uma equipe nessa situação.

O grande desafio deste cenário, porém, é que não existe uma fórmula pronta para solucionar o problema. Chamar especialistas em psicologia para te auxiliar é válido, mas não a única possibilidade. Há outras ações nas quais as organizações podem investir para melhorar a mente de seus funcionários, e é preciso se munir de informação para obter êxito no projeto.

Para entender melhor todo esse conceito, fique atento aos parágrafos a seguir. Ao longo deste texto, você poderá compreender o que é e qual a importância dessa discussão, bem como descobrir algumas maneiras inteligentes de mudar esse quadro.

O que é saúde mental no trabalho?

Antes de qualquer outro ponto, se faz preciso ter um bom entendimento sobre a que se refere esse conceito. Dessa forma, é possível citar a OMS (Organização Mundial da Saúde) para explicar a saúde mental em geral. De acordo com o órgão, esta diz respeito a:

“um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de dar uma contribuição para sua comunidade.”

Organização Mundial da Saúde
transtornos mentais placas de ajuda
Mensagens positivas para incentivar a melhora dos indivíduos.

Com isso em mente, é simples entender que, no ambiente corporativo, esta se destaca como uma preocupação com o bem-estar dos funcionários. Mais precisamente, seu foco está no psicológico dos profissionais, em especial no que diz respeito à sua atuação e seu relacionamento com a empresa e os demais colaboradores.

Qual a importância da saúde mental no trabalho?

Em décadas passadas, não havia essa atenção à saúde mental no trabalho como se vê atualmente. Muito por conta disso, o início do século XXI foi marcado pelo aumento nos casos de transtornos psicológicos. Obviamente, o trabalho é apenas um dos gatilhos, que pode vir junto a problemas pessoais, familiares e financeiros. Mais do que isso, há ainda os fatores externos, como a própria pandemia, as guerras e as notícias cada vez mais negativas.

importância da saúde mental no trabalho
A saúde psicológica de seus colaboradores pode afetar diretamente seus resultados.

Dentro do ambiente corporativo, essa apreensão está diretamente ligada a tópicos como produtividade e desempenho. A pressão por resultados é grande, ao mesmo tempo em que os cuidados pessoais perdem destaque. O resultado de tudo isso é uma sociedade com inúmeros problemas de saúde, principalmente relacionados aos pensamentos. Mas ainda há quem releve todos esses fatos. Para tais pessoas, é interessante analisar alguns dados para entender a dimensão do problema.

  • Segundo o CDC — Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos —, a depressão pode reduzir a capacidade de um profissional realizar tarefas básicas em 20%;
  • Ainda de acordo com o mesmo estudo, o desempenho cognitivo deste indivíduo pode cair 35%;
  • Uma pesquisa da Kenoby constatou que 67% dos profissionais de RH afirmam já ter afastado profissionais por problemas emocionais;
  • Entre 2019 e 2020, houve um crescimento de 23% nos afastamentos por transtornos mentais e comportamentais;
  • A venda de medicamentos antidepressivos e calmantes apresentou crescimento de 24% no mesmo período.

Quais são os principais transtornos mentais no trabalho?

Quando se fala em saúde mental no trabalho, há ainda muitas pessoas que consideram esse um tema irrelevante. Seja por preconceito ou falta de conhecimento, tais indivíduos tendem a desvalorizar esse sofrimento, o que somente o aumenta. Assim, é interessante, dentro dessa discussão, conhecer alguns dos transtornos mais comuns de se verificar no ambiente de trabalho.

transtornos mentais nas empresas
Ansiedade, depressão e Burnout são alguns dos distúrbios mais comuns.

Ansiedade

Para o espanto de milhares de pessoas, o Brasil foi considerado pela OMS o país com maior número de ansiosos de todo o mundo. Em 2019, cerca de 9,3% da população brasileira apresentava o transtorno, ou seja, quase 20 milhões de cidadãos. Diversos são os causadores do problema, que podem estar ligados a fatores tanto internos quanto externos. Nas empresas, a pressão por resultados e os receios quanto ao futuro são suas principais motivações.

Depressão

Infelizmente, os casos de depressão não estão longe dos números apresentados mais acima. Segundo o Ministério da Saúde, 11,3% dos brasileiros afirmam terem sido diagnosticados com o transtorno no período da pandemia. Como comparação, os valores verificados em 2019 e 2013 foram de 10,2% e 7,6%, respectivamente. Assim, fica evidente que a preocupação com a saúde mental no trabalho apresenta um papel fundamental na luta contra o problema. Algo precisa ser feito, e as organizações se encontram no meio de todo esse furacão.

Burnout

Por fim, a síndrome de burnout se caracteriza por um esgotamento físico e mental sofrido pelo profissional. Este sentimento afeta todos os aspectos de sua vida, principalmente sua carreira. Grande preocupação dos últimos anos, ele tem apresentado números cada vez mais expressivos, fazendo com os gestores voltem sua atenção ao tema. Em pesquisa realizada pela ISMA BR em 2019, constatou-se que 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com o distúrbio.

O que afeta a saúde mental no trabalho?

Entendidos os transtornos que podem decorrer de um ambiente de trabalho tóxico, se faz necessário analisar os motivos que levam ao surgimento desses. Obviamente, inúmeros são os fatores que podem justificar tal cenário. Ainda assim, quando se foca na saúde mental no trabalho, há pontos que se destacam, como os que seguem:

o que afeta a saúde mental no trabalho
Inúmeros são os gatilhos que podem motivar as crises.
  • Clima organizacional ruim;
  • Falta de comunicação com os gestores;
  • Pressão sobre resultados;
  • Dificuldade em equilibrar vida pessoal e profissional;
  • Pouco apoio dos colegas;
  • Brigas e intrigas no escritório;
  • Carga horária exagerada;
  • Atividades sem sentido ou impossíveis de se executar;
  • Prazos apertados;
  • Estrutura ruim da empresa;
  • Assédio moral e psicológico;
  • Má remuneração e poucos benefícios.

Como melhorar a saúde mental no trabalho?

Como é possível visualizar acima, inúmeros dos pontos que afetam o bem-estar dos funcionários são relativos à própria empresa. Dessa forma, é uma incumbência desta prover à equipe um ambiente saudável e que não desgaste os profissionais. Para isso, é possível criar um planejamento que melhore consideravelmente a qualidade do trabalho e, assim, a saúde dos colaboradores.

1. Mapear a situação

Como qualquer outro desafio no ambiente corporativo, a saúde mental no trabalho deve ser tratada com seriedade. Com isso, é indicado realizar um mapeamento da situação atual da companhia. Verificar a quantidade de afastamentos, o índice absenteísmo e mesmo ouvir os funcionários são ótimas alternativas. Com base nisso, fica mais simples criar uma estratégia que vise diminuir os transtornos psicológicos no escritório e auxiliar as pessoas com sofrem com esses distúrbios.

mapear o cenario corporativo
Entender o cenário é o primeiro passo para iniciar um planejamento.

2. Incentivar o diagnóstico

Por se tratar de um tema ainda visto como tabu pela sociedade, um dos maiores problemas do assunto está em seu diagnóstico. Milhares de pessoas sofrem com os sintomas das doenças, mas não visitam um especialista para se tratar. Com isso, continuam vivendo com esse transtorno e não apresentam qualquer melhora. Cabe à empresa então incentivar o diagnóstico, seja com um psicólogo dentro do escritório seja com convênios com médicos e clínicas parceiras.

3. Mudar a cultura interna

De nada adiantará investir em qualquer ponto desta lista se a cultura interna da organização for tóxica. Assim, em meio a esta análise se faz preciso compreender os motivos para o adoecimento de seu time. Em alguns casos, eles podem estar diretamente relacionados à companhia, aos gestores ou ao trabalho em si. E, se estes pontos não forem alterados, a saúde mental no trabalho de seus funcionários continuará a ser afetada. Para mudar a situação, e preciso mudar a cultura organizacional.

cultura empresarial quanto à saúde mental no trabalho
A cultura da empresa deve estar voltada à saúde dos colaboradores.

4. Oferecer apoio psicológico

Cada vez mais as empresas investem em apoio psicológico para seus colaboradores, e há motivos de sobra para isso. Considerada a doença do século XXI, a depressão é o grande mal da sociedade atual, podendo levar inclusive ao burnout. Dessa forma, as organizações compreenderam que, se não auxiliarem seus profissionais, acabarão sem mais trabalhadores. Oferecer atendimento psicológico in loco é uma excelente alternativa, bem como os convênios mencionados anteriormente. O foco agora, porém, não está no diagnóstico, mas no tratamento dos distúrbios.

5. Comunicar abertamente

Talvez um dos maiores motivadores de tais transtornos está na falta de comunicação entre empregado e empregador. Em geral, o que se vê é um relacionamento em que nada é passado ao trabalhador, o que pode o deixar aflito, ansioso e com medo. Não à toa, uma simples estratégia para reverter esse quadro é adotar uma postura mais aberta e sincera junto à equipe. O ideal, inclusive, é que esse seja um posicionamento de toda a empresa, incluindo os gestores, que devem conversar com os funcionários e explicar tudo o que está ocorrendo.

comunicação aberta em uma empresa
Comunicação é um ponto chave deste processo.

6. Flexibilizar os horários

Especialmente após a pandemia, diversas foram as companhias que aderiram ao regime home office. Em outros casos, optaram por um horário de trabalho mais flexível, em que o próprio profissional determina a melhor hora para atuar. Ainda que precise ser analisado caso a caso, é visível que grande parte dos trabalhadores gostou da ideia. Assim, dar essa independência ao seu time é bastante benéfico para melhorar a saúde mental no trabalho. Com menos pressão quanto à jornada, fica mais simples se concentrar e escolher o que funciona melhor para o seu caso em específico.

7. Oferecer um ambiente saudável

Para finalizar esta lista, nada mais indicado do que mencionar o ambiente de trabalho em si. Infelizmente, muitas corporações apresentam um escritório que somente faz mal aos colaboradores, seja por conta da liderança, seja por conta dos outros profissionais. Assim, investir em técnicas para aprimorar o clima organizacional se apresenta como uma excelente ideia. Há diversas maneiras de apostar na tática, sendo preciso para isso identificar os pontos que devem ser melhorador em seu cenário.

saúde mental no trabalho
Um bom ambiente afeta positivamente a atuação e a mente dos funcionários.

Saúde mental no trabalho é coisa séria!

Como pôde ser visto nos parágrafos acima, a saúde mental no trabalho é um tema de extrema importância. Tanto para a empresa quanto para os profissionais, essa é uma discussão que deve ocorrer com maior frequência no ambiente corporativo. Os danos que tais transtornos podem trazer já são vistos diariamente, e é preciso investir esforços para que a situação melhore. Para isso, porém, o mais indicado é ter ao seu lado parceiros qualificados para te auxiliar nesse momento.

Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Posts Similares