o que é absenteísmo no ambiente de trabalho

Muito se pergunta sobre o que é absenteísmo e quais suas causas, já que este é um assunto de extrema importância. Comumente conhecido pela falta dos colaboradores, a realidade é que há diversos tipos a serem analisados. Da mesma forma, os porquês dessa ausência também devem ser verificados, em especial se apresentarem um alto índice.

O que poucas pessoas consideram, entretanto, é a parcela de culpa que o próprio ambiente de trabalho tem nessa discussão. Não que este seja o único motivo para que os números cresçam, mas com certeza é um deles. Dessa forma, se faz necessário compreender também este fator para apresentar à equipe um ambiente confortável e que a inspire a comparecer sempre.

Para entender melhor o que é absenteísmo e suas principais causas, fique atento às informações a seguir. Mais do que isso, confira abaixo como o ambiente de trabalho oferecido aos funcionários pode influenciar diretamente nos níveis averiguados!

Afinal, o que é absenteísmo?

Com o objetivo de compreender o que é absenteísmo, se faz preciso, primeiro, saber que este não é um termo exclusivo do ambiente corporativo. O conceito pode ser utilizado em diferentes situações, representando então a falta de pontualidade ou assiduidade perante algum compromisso. Este, portanto, pode ser sim sua presença no trabalho, mas também em eventos ou qualquer outra atividade.

escritório vazio por conta do absenteísmo da empresa
O absenteísmo pode ser a ausência ou o atraso dos colaboradores.

Absentismo e ausentismo são alguns dos sinônimos dessa prática, que podem ser encontrados em livros ou palestras. Independentemente da palavra utilizada, todas se referem ao mesmo conceito. No mundo empresarial, porém, seu significado é mais específico, sendo utilizado para descrever a ausência ou atraso dos colaboradores de uma determinada companhia.

Quais os tipos de absenteísmo no ambiente de trabalho?

A fim de tornar mais assertiva sua análise e definir corretamente o que é o absenteísmo dentro de uma empresa, se faz preciso entender seus tipos. Ainda que muitos coloquem todos em um mesmo espaço, já diferentes modalidades, as quais farão diferença em sua conclusão. Estas são classificadas em três principais, ainda que possa haver mais de acordo com a organização, seu setor de atuação e seu porte.

médico do trabalho segurando estetoscópio
Consultas médicas são um exemplo de absenteísmo justificado.
  • Justificado: Aquele em que há um motivo plausível e informado previamente para a ausência do colaborador na empresa. Bons exemplos são consultas médicas, odontológicas e licenças;
  • Injustificado: Aqui encontram-se os casos em que não uma causa coerente ou ao menos informada para sua ausência. Em geral, podem estar ligadas à desmotivação do profissional, alguma insatisfação pessoal ou mesmo um imprevisto;
  • Presenteísmo: Há, porém, casos específicos em que o funcionário se encontra no espaço de trabalho. Ainda assim, apresenta um desempenho muito abaixo do esperado, seja por razões justificáveis ou não.

Se faz importante destacar, entretanto, que períodos de folga garantidos por lei não entram nesse índice. Dessa forma, férias, feriados e outras situações semelhantes não fazem parte da conta.

Como calcular os índices de absenteísmo no trabalho?

Ter um controle sobre a ausência dos colaboradores de uma empresa é importante para entender seu funcionamento. Sabendo disso, é interessante compreender o que é o índice de absenteísmo e como ele é calculado. Para isso, basta fazer uma relação entre o total de faltas ou atrasos averiguados e a quantia de horas ou dias a serem trabalhados pelo funcionário. O valor é apresentado em forma de porcentagem, e sua fórmula é demonstrada abaixo. Um número considerado aceitável é de até 4% ou 5%.

calculadora e papel em branco para calcular o que é absenteísmo
Para calcular o índice de absenteísmo, é preciso utilizar uma fórmula.
  • Número de colaboradores (C): 60
  • Jornada mensal (J): 20 dias
  • Faltas totais no mês (F): 1 por profissional

(C x F) / (C x J) = 60 x 1 / 60 x 20 = 60 / 1.200 = 0,5 ou 5% de absenteísmo

Como o espaço de trabalho influencia no absenteísmo?

Como pôde ser visto acima, há diversos motivos para que a ausência dos colaboradores ocorra em uma empresa. Estes podem ser tanto pessoais quanto profissionais, sendo que no primeiro não há muito o que se possa fazer como organização. No segundo, entretanto, se faz necessário analisar o que são os fatores que causam esse absenteísmo. Muitas vezes, alguns ajustes em seu escritório podem te auxiliar a diminuir esse índice. Por isso, é bom prestar atenção a inúmeros aspectos, como os que poderá conferir abaixo.

Cultura organizacional

Um dos maiores causadores de absenteísmo por parte de uma empresa é sua cultura organizacional. Em geral, aqui estão aspectos da rotina do colaborador, seus vínculos no escritório e o relacionamento com a liderança. Ainda que estas situações não estejam diretamente ligadas ao espaço em si, há formas deste te auxiliar a solucionar esse problema.

mulher rindo com homem no ambiente de trabalho
Um clima de trabalho leve e feliz auxilia a diminuir o índice.

Para isso, boas sugestões são tornar o escritório como um todo mais vivo e alegre, tirando um pouco de sua formalidade. Além disso, se faz necessário investir em cursos e treinamentos corporativos, em especial para os gestores. De uma forma ou de outra, é preciso incentivar um ambiente mais saudável para todos, possibilitando que possam conviver pacificamente.

Espaço de trabalho

Aproveitando um pouco do que foi explicado nos parágrafos acima, se faz preciso focar também no espaço físico. Este deve ser acolhedor e incentivar a equipe a produzir o seu melhor, trazendo produtividade e resultados para a empresa. Novamente, então, cita-se o ambiente monótono como um grande difusor da desmotivação de um colaborador ou de um time inteiro.

espao de trabalho moderno que evita o absenteísmo
Escritórios modernos e com mais liberdade são outra alternativa para solucionar o absenteísmo.

Logo, para sair dessa situação, indica-se apresentar uma nova decoração de escritório aos cômodos de sua companhia. Esqueça as cores pasteis, os móveis velhos e sem apelo visual nenhum. No lugar destes, busque por tons convidativos e uma mobília acolhedora e confortável. Também é possível investir em um ambiente próprio para que seu time descanse e se divirta, como uma sala de descompressão, por exemplo.

Ergonomia do trabalho

Além desses temas, outro a ser analisado com bastante cuidado é a ergonomia no ambiente de trabalho. Esta se define pela relação dos profissionais com o trabalho em si, podendo ser dividida entre as áreas física, organizacional e cognitiva. Comumente, porém, o foco se encontra na primeira, a qual interfere diretamente na saúde de uma equipe e suas condições.

cadeira ergonômica com mesa e apoio de notebook
Focar na ergonomia é um fator primordial para evitar o absenteísmo justificado.

Para entender melhor o conceito e fazer aquisições corretas de acordo com sua lógica, aconselha-se a contratação de um especialista. Este pode ser um médico do trabalho, bem como uma empresa de arquitetura corporativa ou um arquiteto. Todos esses profissionais estarão habilitados a te auxiliar e prover os melhores recursos aos funcionários.

Saúde física e mental

Investir na saúde dos profissionais que trabalham com você e te ajudam diariamente é sempre uma boa ideia. Com isso em mente, se faz importante considerar novas formas de incentivar com que estes tenham uma vida saudável. Essa pode ser uma campanha do departamento de RH, com parcerias com academias de musculação, dança ou natação, por exemplo.

pessoa subindo escadas com tênis de corrida
Incentivar a saúde dos colaboradores traz ótimos resultados para eles e para a companhia.

Além disso, é preciso também manter o foco na saúde emocional de sua equipe, o que se liga ao trabalho em si. Logo, analisar o nível de exigência, o palavreado e a cobrança sobre seus funcionários será uma tarefa árdua, porém vital. Por vezes, perceberá que, ainda que sem a intenção, o grande causador do absenteísmo em sua empresa e você mesmo.

O que é e como diminuir o absenteísmo em uma empresa

Não há dúvidas de que o absenteísmo é um dos grandes problemas que uma empresa pode se deparar. A situação interfere na motivação do time como um todo, assim como na produtividade da companhia e seu resultado ao fim do ano. Por isso, investir em formas de diminuir o índice é mais do que necessário. Ainda assim, o mais indicado é fazer isso junto a parceiros que te auxiliem durante todo esse processo.

Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.

Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Posts Similares