móveis usados para escritório

Diversas são as empresas que investem em móveis usados para escritórios a fim de economizar um pouco. Em especial quando estão iniciando suas atividades, essa é uma boa oportunidade de equipar seu ambiente de trabalho sem gastar tanto. As possibilidades para isso são inúmeras, sendo possível conseguir ótimas transações, principalmente se você for bom para negociar.

Com o avanço da internet, os sites de itens seminovos aumentaram sua popularidade, atingindo os mais diversos públicos. Ainda assim, é preciso bastante conhecimento, calma e poder de argumentação para fazer bons negócios. Ao mesmo tempo em que se encontra boas opções, há diversos golpes, o que também torna necessário muita atenção antes de concluir qualquer compra.

Interessado em comprar móveis usados para escritórios? Confira no texto abaixo tudo o que precisa saber para não sair perdendo quando for fazê-lo. Descubra onde encontrar os itens, como avaliá-los e analisar se esta é, realmente, uma boa ideia para sua empresa.

Diferença entre móveis seminovos e móveis usados para escritórios

Antes de mais nada, você precisa entender uma questão que faz total diferença nessa discussão sobre sua mobília. Na hora de iniciar a construção de seu espaço corporativo, fique atento a duas pequenas — mas de grande importância — palavras quando sair às compras: usados x seminovos. Somente neste item você já pode analisar a confiabilidade ou não dos produtos.

mobilia seminova
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A distinção entre os dois termos pode variar de acordo com o mercado, mas, em geral, tende a seguir a mesma lógica. Seminovo é utilizado para produtos com menos tempo de uso e pouca ou nenhuma avaria, sendo basicamente uma peça que, ainda que já utilizada, apresenta estado de nova. Quando se fala de móveis usados para escritórios, entretanto, a ideia é de um período de utilização maior, o que pode representar alguns danos à estrutura. De qualquer forma, há boas oportunidades em ambas as situações, sendo necessário avaliar caso a caso para ter uma melhor noção.

Vantagens dos móveis usados para escritórios

Fica até complicado listar as vantagens dos móveis usados para escritórios sem citar e economia. De fato, esse é seu grande diferencial, visto que pode se encontrar preços bem abaixo dos praticados para produtos novos. Dependendo do caso, é possível achar etiquetas com valores até 70% mais baixos que em lojas tradicionais, o que atrai muitos clientes que estão reformando seus ambientes corporativos.

móveis usados para escritório
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Outro ponto positivo é a possibilidade de encontrar peças únicas e com design diferente do que se vê atualmente. Se você quer que sua empresa apresente um estilo vintage ou retrô, essa é uma grande oportunidade. É relativamente fácil encontrar por itens com muito charme, história e que levarão sua decoração a outro nível. E, o melhor de tudo, com preços bem mais em conta.

Desvantagens dos móveis usados para escritórios

Quando se foca nos contras, porém, essa lista tende a aumentar, visto que há várias preocupações com esse tipo de aquisição. A primeira e mais importante diz respeito ao estado de cada uma das peças. Para evitar qualquer problema, o ideal é inspecionar minunciosamente os produtos, verificando se as cadeiras giram, as gavetas abrem e as estantes não estão comprometidas.

desvantagens mobilia utilizada
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Também é preciso questionar a questão da garantia, que é quase inexistente nesse mercado. E, quando presente, é bem menor do que a ofertada em itens novos. Com isso, ao investir em móveis usados para escritórios, você acaba arcando com o risco de, alguns meses depois da compra, eles já não mais funcionarem. E esse prejuízo pode ser bastante impactante em suas finanças, em especial se esse desgaste ocorrer rapidamente.  

Onde encontrar móveis usados para escritórios

Uma dúvida bastante comum a respeito da compra de móveis usados para escritórios é onde encontrá-los. A verdade é que há uma gama bastante extensa de opções, em especial com a evolução da internet. Hoje em dia, são inúmeras as alternativas para buscar por essas peças de segunda mão, principalmente no meio online. Mesmo assim, também é simples fazer essa pesquisa em lojas físicas.

Internet

móveis usados para escritório
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A forma mais comum de encontrar essa mobília já utilizada é por meio da internet, principalmente em sites especializados no tema. Em geral, são portais com foco na venda de itens usados, que vão de aparelhos eletrônicos a automóveis. Assim, se faz preciso gastar um tempo procurando. Além disso, há vários grupos nas redes sociais que dão destaque à venda de todos os artigos. Aqui, o contato com o vendedor é mais simplificado e não se faz necessário pagar nada à plataforma.

Lojas Físicas

Como mencionado, há diversas lojas especializadas na venda de móveis usados para escritórios. Em alguns casos, inclusive, elas vendem tanto novos quanto seminovos, cabendo a você fazer a decisão mais coerente com o seu orçamento. Cadeiras de escritório, arquivos deslizantes, estações de trabalho. De tudo um pouco você encontrará nesse tipo de comércio, sendo mais fácil de avaliar o estado do produto antes da compra. Outros pontos positivos são o pagamento, que pode ser feito em cartões, e o fato de poder já levar os itens com você.

Leilões

Uma maneira ainda pouco difundida de comprar móveis para seu escritório é por meio de leilões. Nessa caso, em geral são peças de empresas que fecharam ou faliram, tendo todo seu mobiliário apreendido. É comum encontrar produtos em perfeito em estado, mas nem sempre essa é a realidade. Por conta disso, é importante entender as regras, visto que muitas dessas negociações não permitem a visualização dos itens ao vivo. Seus prós, porém, são os custos bem mais baixos — o que implica em quanto custará sua reforma — e a possibilidade de realizá-los tanto no ambiente físico quanto no virtual.

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Isso é o que garante Jacqueline Luz, da empresa MaisAtivo, em reportagem do portal Terra sobre o efeito da pandemia no mercado de leilões virtuais.

“Criamos lotes pequenos com valores menores para atrair os clientes. Os descontos podem chegar a 90%. Uma cadeira que custa R$ 5 mil, por exemplo, colocamos o lance inicial de R$ 350 e foi vendida por R$ 1 mil.”

Como avaliar móveis usados de escritório antes da compra

Já com esse conhecimento a respeito dos móveis usados para escritórios e onde encontrá-los, chega o momento de entender como avaliá-los. Essa é uma boa maneira de garantir que o investimento seja benéfico, sem que haja problemas em um futuro próximo.  Ainda que algumas das dicas abaixo somente se encaixem no ambiente físico, é interessante tentar adaptá-las ao virtual, se utilizando de fotos, vídeos e perguntas, por exemplo.

Foque na necessidade

móveis usados para escritório
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A primeira dica para buscar por móveis usados é bastante simples, mas acaba sendo o ponto fraco da maioria dos compradores. Aqui, a sugestão é entender bem sua necessidade e focar-se nela ao longo de todo o processo. Na prática, isso significa que, se você precisa de uma mesa de escritório, não faz sentido voltar para a empresa com cinco cadeiras porque estavam com o preço bom. Pode parecer básico, mas ao perceber os valores, é comum que pessoas acabem comprando o que não precisam. Dessa forma, gastam mais em itens totalmente dispensáveis.

Confira o estado de conservação

Enquanto a primeira dica é simples, a segunda é óbvia, mas novamente esquecida por muita gente. O foco aqui está em analisar a qualidade dos móveis usados para escritórios que pretende comprar, em especial seu estado de conservação. Muitas vezes, pela pressa ou ansiedade, acaba-se pulando esta etapa, se encontrando com um grande problema meses depois. Assim, se não tiver conhecimento sobre o assunto, chame alguém que o tenha. Para isso, uma boa sugestão são empresas de arquitetura corporativa ou arquitetos, que estão mais inteirados sobre o tema.

Pergunte sobre o antigo dono

Quando se vai comprar um carro usado, é comum perguntar ao vendedor sobre o antigo dono do veículo. Era um jovem ou um senhor? Andava mais na estrada ou na cidade? Fazia a manutenção corretamente? Essas são perguntas extremamente válidas e, ainda que não se possa contar com a total sinceridade do vendedor, podem te ajudar bastante. Por isso, é bom entender se essa mobília pertencia a uma empresa privada ou pública, se era muito utilizada e se foi comprado na loja própria ou de fornecedores, por exemplo.

Descubra a quanto tempo estão sendo vendidas

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Ainda nessa ideia do questionamento, é possível que você faça as mais diversas perguntas que julgar necessárias. Tire todas as suas dúvidas e tente, por meio das respostas, criar uma imagem de como estes itens eram utilizados. Em meio a essas questões, vale a pena entender também o período em que estes móveis usados para escritórios estão disponíveis no mercado. Com isso, entenderá por quanto tempo estão tomando pó, sem nenhuma utilização, e até quantas pessoas já o visualizaram e preferiram não comprar.

Procure por bons lotes

No primeiro tópico dessas dicas, foi mencionada a necessidade da sua empresa com essa negociação. Se for o início de seu negócio, é bem provável que você necessite de mais de um item, sendo interessante procurar por lotes prontos. Estes são pacotes que já incluem vários produtos, perfeitos para alguns projetos corporativos. Na maioria das vezes, o preço compensa justamente por ser um kit completo, além de serem todas peças de uma mesma coleção e/ou temática. A solução perfeita para quem quer seguir um estilo de arquitetura específico.

Analise muito bem os valores ofertados

Por fim, é preciso garantir que esses tais valores extraordinários sejam, de fato, bons negócios para sua empresa. Para compreender melhor essa questão, o indicado é colocar na ponta do lápis todos os custos. Assim, inclua nessa análise o preço dos móveis usados, o frete até o escritório, a manutenção — se for necessário —, adaptação — de cores, estampas — e a instalação. Em alguns casos, ao se analisar tudo isso, o custo fica parelho ao de móveis para escritório novos, o que inviabiliza toda essa transação.

Vale a pena investir em móveis usados para escritórios?

Com o avanço da tecnologia e o fim do preconceito contra itens já utilizados, investir em móveis usados para escritórios pode ser sim uma boa alternativa. Ainda assim, é bom seguir à risca as dicas passadas acima para não acabar com um problema em suas mãos. Além disso, recomenda-se o auxílio de um parceiro nesse processo, que te ajude a escolher as peças com conhecimento e experiência de mercado.

Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.

Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

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