Fazer mudanças, algumas vezes, pode ser muito bom em várias áreas e quando se fala do ambiente de trabalho não é diferente. E para renovar esse espaço de uma maneira prática e simples, sem precisar enfrentar o quebra-cabeça, que pode prejudicar o rendimento da empresa e atrasar a equipe, é preciso planejar e ficar atento a alguns detalhes importantes.

Se você desejar mudar o visual e dar um up para a aparência da sua organização, sem precisar passar por enormes e barulhentas reformas que causam muitos transtornos, bagunça, sujeito, além de proporcionar um baixo desempenho dos colaboradores, então, é fundamental encontrar possibilidades práticas.

Leia também: Arquitetura corporativa- Entenda os conceitos e conheça os benefícios

Por isso, selecionamos algumas dicas para você conseguir trazer mais a conforto e flexibilidade ao escritório de um jeito prático. Então, não se preocupe, nós vamos te ajudar, acompanhe abaixo!

1 – Adicione cores de maneira consistente

Alterar as cores e tons das paredes auxilia na renovação do ambiente e, por mais que seja uma atitude simples, faz uma grande diferença. No entanto, é preciso acertar na escolha e para isso, foque nos objetivos e metas do seu tipo de equipe e negócio.

Renovar o escritório- Faça de forma consciente

Renovar o escritório- Faça de forma consciente

Por exemplo, a cor amarela estimula o senso criativo e libera o otimismo, a cor verde, fornece segurança e cooperação, a cor vermelha quando aplicado da maneira certa traz motivação, força de vontade e persistência e o azul gera confiança.

No entanto, é preciso tomar cuidado com algumas cores, como o preto que pode gerar sensações controversas, uma negação a luz e diminuir a motivação no trabalho. Cada cor pode despertar uma sensação diferente, o essencial é uma que beneficie a sua equipe e empresa.

2 – Atualize os revestimentos

Você não precisa investir sempre em uma reforma de toda a estrutura ou em um novo móvel para alterar o visual e decoração do seu escritório. Já ouviu falar sobre os famosos papéis de parede ou até mesmo o papel contact? Além desses materiais serem mais baratos, eles ainda trazem uma grande transformação na percepção e visão do espaço.

Renovar o escritório- Faça de forma consciente

Renovar o escritório- Opte por texturas

Faça investimento em novos revestimentos, o resultado pode ser extraordinário e surpreendente! Existem muitas texturas, cores e acabamentos na indústria desse segmento. Encontre aquele que é ideal a sua ideia, a sua marca e o conceito da sua empresa e combine claro, com o ambiente do seu escritório.

3 – Crie ambientes de trabalho colaborativo e em equipe

O que acha da ideia de reunir a equipe para realizar uma troca de ideias produtiva e voltada para o trabalho? E para isso, não é preciso realizar e ter muitos recursos. A única necessidade é separar uma área um pouco mais ampla, no qual os indivíduos vão poder trabalhar de maneira em equipe.

Dependendo de como funciona a sua empresa, isso já pode ser uma grande novidade e evolução para a mesma. Criar ou separar um cômodo como cozinha social ou de relaxamento e descanso pode trazer grandes benefícios para a empresa, além da satisfação dos funcionários e, por consequência, mais eficiência e rendimento no trabalho.

4 – Invista na iluminação

Da mesma forma que as cores trazem benefícios para o ambiente de trabalho, a iluminação é de extrema importância para o desempenho, rendimento e no alcance de metas. Além do que, escolhendo a luz certa, pode trazer um charme e um detalhe a mais para a renovação do seu espaço de trabalho e trazendo ainda mais identidade a sua empresa.

No entanto, é importante estar atento para não deixar o lugar claro ou escuro demais e atrapalhar a visão.

O uso de luminárias certas podem trazer um charme para a organização, complementando e renovando ainda mais o local. Mas também depende muito do seu tipo de negócio para conseguir identificar qual o melhor tipo de luz artificial para investir.

5 – Cuide e dê bastante atenção para os detalhes

Para conseguir inovar o espaço de maneira prática, é fundamental prestar atenção nos pequenos detalhes que podem fazer uma grande diferença. Existem muitos dos mesmo, assim como:

  • Poltronas: Atualmente, existem vários tipos e estilos de poltronas, mas todas são muitos charmosas, trazem um diferencial e além de tudo, são extremamente confortáveis;
  • Prateleiras: Esse objeto é uma excelente dica para evitar a monotonia. Utilize o espaço das prateleiras para documentos e livros que representem o seu tipo de negócio. Faça o investimento em porta canecas, vasos, canecas, canetas, entre outros utensílios coloridos;
  • Quadros: Eles podem trazer uma nova vida para o espaço, lembrando de não exagerar na dose. Ao avistar um quadro naquela parede antiga e intocada, claramente, os colaboradores irão observar as mudanças, da mesma forma que os clientes.

Os objetivos na parede não precisam fechar somente em quadros, outros utensílios que lembrem o conceito, objetivo e identidade da empresa também são ótimas opções. Além de frases motivacionais que incentivem os seus colabores no momento de uma problema ou desafio de trabalho.

  • Plantas: Existem vários jeitos de incluir as plantas no local de trabalho, dependendo somente de alguns detalhes, como o tipo de planta definido, a sua necessidade de luz e o vaso usado. Além das plantas trazem uma sensação de lar para o espaço, elas deixam o local ainda mais aconchegante e agradável.

Afinal de contas, quem não gosta de trabalhar em um local que se sente bem? Sem falar das versatilidade das plantas, que vão desde os arranjos pendurados na parede, vasos grandes no chão e pequenos vasos que podem enfeitar as mesas de trabalho.

Escritório com plantas é bastante funcional

Escritório com plantas é bastante funcional

De qualquer maneira, investir nessa opção de decoração é uma simples e boa escolha, não tem como errar.

E se você deseja ter mais praticidade no momento de mudar o seu escritório, não se limite em buscar a ajuda de um profissional, as ideias são muitas, vão desde pequenos detalhes até mudanças de cores na paredes e podem te surpreender, além de promover mais satisfação e motivação dentro do espaço de trabalho e uma visão diferente partindo dos clientes, que estão sempre à procura de empresas atualizadas, contemporâneas, exclusivas que buscam proporcionar o melhor para os mesmos.