influência da estética no ambiente de trabalho

Você sabia que a estética no ambiente de trabalho reflete diretamente na produtividade dos seus funcionários? Afinal, é ali que os profissionais passam a maior parte do tempo durante a semana. Isso faz com que a empresa seja praticamente uma segunda casa para eles. E vamos combinar, quem não gosta de ter uma casa arrumada e aconchegante? 

A arquitetura do prédio e a decoração dentro do escritório, tão bem quanto a funcionalidade dos móveis escolhidos, contribuem para que o rendimento da equipe seja positivo, ou então, negativo. E cabe ao líder da empresidentificar quais pontos devem ser melhorados para oferecer um ambiente de trabalho motivador e produtivo. 

A seguir, vamos te mostrar como a estética no ambiente de trabalho pode influenciar o time dos funcionários, e como você pode melhorar cada um desses pontos. Acompanhe! 

Iluminação 

Além de pensar na quantidade de telas dentro do escritório, e em como posicionar corretamente cada mesa para evitar a reflexão excessiva de luz, você também deve ter em mente que seus funcionários precisam de uma boa iluminação para trabalhar. Você tem janelas o suficiente? Trabalha mais com luz artificial do que natural? As lâmpadas são bem distribuídas e em altura ideal? 

a iluminação no ambiente de trabalho deve ser pensada para que não perturbe a visão dos colaboradores

a iluminação no ambiente de trabalho deve ser pensada para que não perturbe a visão dos colaboradores

A iluminação natural, comparada com a artificial, afeta positivamente no humor dos profissionais. Porém, é importante lembrar que a iluminação natural sofre alterações ao longo do dia. O ideal é que exista uma combinação entre ambas para que os profissionais não sofram com um ambiente mal iluminado. 

Caso opte por muitas janelas, já que a luz natural é mais confortável para os olhos, não se esqueça de que em alguns horários o sol pode acabar atrapalhando os profissionais. Escolha persianas ou brises para evitar que os colaboradores ou superfícies que ficam no campo de visão sejam atingidos diretamente pela luz solar. 

A luz artificial, por sua vez, deve ser uniforme e difusa, de forma que assim como a iluminação natural, não cause ofuscamento.

Ou seja, excesso de áreas brilhantes que acabam atrapalhando a visão. Além disso, também devem ser evitados reflexões, sombras e quaisquer outros desconfortos aos olhos. 

Ergonomia 

Embora muitos líderes não saibam, a ergonomia e a estética do escritório andam juntas. Um exemplo disso é a má disposição de itens nas mesas de trabalho, ou uma poluição visual muito grande que cause desconforto aos profissionais. 

Com uma equipe insatisfeita e afetada pela estética no ambiente de trabalho, o rendimento começa a cair. Além disso, a qualidade de vida e também saúde dos colaboradores acabam sendo afetadas. Cadeiras e mesas que não cumpram com as regras de ergonomia da NR17 devem ser restritamente evitadas. 

Preocupe-se sempre com o conforto da equipe investindo em equipamentos que valorizam a ergonomia. Problemas de saúdes causados pela estética mal pensada e falta de ergonomia fazem com que funcionários precisem se ausentar. Em casos mais graves, alguns ainda precisam se afastar com licença médica. Como resultado, você terá uma equipe desfalcada e uma perda de produtividade. 

Interação entre os colaboradores 

A relação entre os colaboradores é de extrema importância na hora de estimular novas ideias, fechamentos importantes, alcançar metas e conquistar resultados melhores. Se a relação do time estiver afetada, é provável que o trabalho em equipe também esteja. Algumas empresas acabam deixando esse ponto de lado e não investem em espaços para pausas onde os seus funcionários possam conversar e interagir. 

Pense em ambientes mais leves e descontraídos. Além de profissionais, o escritório também é frequentado por pessoas que devem interagir entre si.

E a estética no ambiente de trabalho influencia para que isso aconteça de uma forma mais natural. Se você não disponibiliza um espeço pensado para pausas, fica complicado que essa interação seja frequente. 

Além disso, é importante, também, ter um espaço para pausas pensando em cada trabalhador de maneira individual. Arejar a mente contribui para que novas ideias possam surgir. E também evita um cansaço mental, um grande problema entre os profissionais que passam muito tempo dentro do escritório. 

Organização 

Ter um ambiente de trabalho limpo e organizado é algo indispensável para que a equipe se sinta confortável e satisfeita. Trabalhar em um local onde cada um perde quinze minutos por dia tentando encontrar itens básicos é completamente disfuncional. A estética no ambiente de trabalho deve ser pensada para que todas as necessidades do time sejam atendidas. 

armários são opções de organizadores que contribuem para a estética do escritório

armários são opções de organizadores que contribuem para a estética do escritório

Documentos importantes, pastas, objetos de uso diário etc, devem estar sempre organizados. Isso evita um possível mau-humor de ter que ficar procurando por algo durante toda a manhã, sem conseguir encontrar. Armários, prateleiras, mesas com gavetas, nichos e cestos podem ser a saída para que seu escritório fique mais organizado. 

Decoração  

Embora em alguns ambientes os empregados não possam intervir no layout do escritório, é interessante que os líderes deixem os profissionais decorar seu próprio espaço de uma maneira que melhor lhe agradar. Claro que o excesso de cores e objetos pode causar uma poluição visual. Porém, uma decoração discreta na mesa de trabalho dá ao colaborador uma sensação de ambiente mais familiar. 

É possível melhorar a estética no ambiente de trabalho também com plantas e fotos. Esses itens contribuem para que as pessoas olhem além do computador. Mas lembre-se de que é importante que cada item seja aprovado pela empresa antes. 

Espaço aberto ou fechado 

A falta de privacidade dentro do escritório pode interferir na concentração dos profissionais. Lugares discretos, como o canto ou fundo da sala, por exemplo, contribuem para que os funcionários ganhem destaque entre os demais. Isso quer dizer que um espaço muito aberto, apesar de melhorar a cooperação e comunicação, não funciona bem para todos. A estética no ambiente de trabalho deve pensar, também, na privacidade oferecida para cada profissional. 

é importante que em escritórios de espaço aberto exista um cuidado com a privacidade de cada indivíduo

é importante que em escritórios de espaço aberto exista um cuidado com a privacidade de cada indivíduo

Isso não quer dizer fazer uma sala para cada colaborar individualmente. Mas a forma como o escritório é montado, e como os móveis são distribuídos, acaba afetando o rendimento do time. A escolha dos móveis corretos também influencia nesse tópico. 

Outro ponto importante sobre essa configuração de espaço é o barulho excessivo. Os ruídos em excesso presentes em escritórios assim atrapalham a capacidade de concentração, retenção de informações e performance. Além disso, também pode desencadear problemas de saúde. Um estudo feito pela seguradora Canada Life em 2014, mostrou que a necessidade de afastamento por doenças afeta 70% dos trabalhadores que atuam em espaços abertos. 

Posicionamento dos móveis 

O posicionamento dos móveis não é um fator somete de estética no ambiente de trabalho. Quando a mesa dos executivos é colocada em frente às dos funcionários, passa uma imagem de poder por parte do líder. Já aquelas colocadas encostadas em pares, exigem que os empregados se sentem perto do chefe. O que passa uma sensação de inclusão. Escolha a melhor opção que reflita o que você quer transmitir para seus funcionários. Pense como isso pode afetar o time. 

Além disso, dispor móveis de uma maneira que leve em consideração a funcionalidade contribui para uma produtividade maior. Um exemplo disso é a posição de armários de documentos, ou impressoras e scanners que são usados com bastante frequência. Esses itens não devem ser colocados no fundo do escritório, ou locais de difícil acesso.

Sabendo disso tudo, não deixe de levar em consideração como esses tópicos podem estar influenciando no rendimento dos seus funcionários. Melhorar a estética no ambiente de trabalho pode ser simples, fácil e rápido. Além do mais, com um preço bastante acessível para o seu bolso.

Aproveite e conheça a T2 Empresa de Arquitetura em São Paulo!