trabalho híbrido

A procura por curso de arquitetura corporativa tem crescido bastante, especialmente no Brasil. Ainda que haja uma tendência do trabalho remoto, os estudos dessa área ainda geram interesse e prometem impulsionar a carreira de muitos profissionais.

Mesmo com essa forte demanda, há uma dúvida que paira na cabeça de quem busca por alternativas. De fato, são inúmeras as alternativas para crescer nesse mercado, e escolher por uma torna-se complicado. Afinal, investir em uma especialização, uma pós-graduação, cursos livres ou até no EaD?

Na verdade, hoje é possível inclusive juntar algumas dessas opções, visto que muitos dos cursos se tornaram à distância. Mas o grande segredo para essa seleção é definir suas necessidades e, somente então, buscar pelo estudo. Você atua num escritório de arquitetura, em uma multinacional, pretende dar aulas para graduação?

Para te ajudar nessa procura, abaixo você encontrará mais informações sobre o curso de arquitetura corporativa. Além disso, entenderá melhor como ele funciona e quais seus diferenciais frente outras áreas.

Importância do curso de arquitetura corporativa

Há uma demanda muito forte por arquitetos no Brasil atualmente, e ela é bem suprida pelos profissionais do mercado. Ainda assim, quando se fala de ambientes comerciais, são poucos os trabalhadores capacitados para atender os clientes. E isso se dá, principalmente, pela falta de especialização na área.

Em geral, as universidades que oferecem a graduação em arquitetura focam mais na parte urbanística e de residências. Com isso, os estudos para projetos empresariais acabam sendo muito mais demorados e custosos. E isso, é claro, não agrade aos clientes que buscam esses parceiros.

curso de arquitetura corporativa
Foto por Nastuh Abootalebi em Unsplash

Sendo assim, investir em um curso de arquitetura corporativa pode ser um grande diferencial em seu currículo. Com poucos profissionais disponíveis para este tema, a concorrência acaba sendo menor e o mercado bem mais amplo. É uma excelente oportunidade de se destacar frente os demais.

Para isso, porém, existem inúmeras opções, que vão de cursos online a presenciais, curtos a longos. A escolha, portanto, deve ser feita de acordo com suas necessidades e possibilidades, principalmente quanto ao investimento e à disponibilidade de tempo.

Grade do curso de arquitetura corporativa

Como já explicado, há diversas alternativas para quem deseja incrementar seus conhecimentos sobre a arquitetura comercial. Por conta disso, a grade deste curso pode variar bastante, especialmente de acordo com o tempo de estudos e a instituição que o oferece.

Mesmo assim é possível analisar um padrão nas matérias disponíveis para os alunos que optarem pelo curso de arquitetura corporativa. Elas buscam atender aos mais diversos projetos e clientes, tornando o aluno apto a trabalhar em qualquer mercado.

woman in blue long sleeve shirt and blue denim jeans sitting on bed using macbook
Foto por Windows em Unsplash

Em geral, as que mais se apresentam são:

  • Branding e Design Thinking
  • Gerenciamento de projeto
  • Gestão financeira e orçamentária
  • Iluminação e acústica
  • Paisagismo
  • Projetos Sustentáveis
  • Tipologias comerciais
  • Técnicas de Layout
  • Trade marketing e Visual Merchandising
  • Arquitetura comercial voltada a
    • Comércio de alimentos
    • Espaços gastronômicos
    • Hotelaria
    • Espaços corporativos
    • Centros de distribuição e logística

Principais opções de curso de arquitetura corporativa

Fazendo algumas buscas na internet, é possível encontrar inúmeros tipos de curso de arquitetura corporativa. Ainda assim, é comum se confundir com tamanha oferta de opções de estudo. Isso, porém, é sinal de aquecimento do mercado e aumento na busca pelos estudos relacionados à área.

Com isso, pode-se dizer que há alternativas para todos os gostos e bolsos no momento de realizar a escolha. Programas de pós-graduação são os mais comuns, assim como as especializações ou MBAs. Correndo por fora, entretanto, se encontram os cursos livres e as possibilidades de ensino à distância, o famoso EaD.

Para entender melhor cada uma dessas oportunidades e definir a melhor para você, confira um resumo abaixo.

Especialização (Pós-graduação e MBA)

De acordo com a classificação de Lato Sensu e Stricto Sensu, a especialização faz parte do primeiro. Assim, é um programa de pós-graduação que não tem como foco o ambiente acadêmico, e sim o profissional. Dessa forma, se define como um curso de arquitetura corporativa de 360 horas.

curso de arquitetura corporativa
Foto por bantersnaps em Unsplash

Aqui, as matérias e as pesquisas te auxiliam a entender o mercado de trabalho do cargo e suas funções. Com um programa muito mais prático, ele te apresenta situações comuns no dia a dia de quem opta por exercer essa profissão. Em geral, os professores também são profissionais do setor, trazendo à aula casos e exemplos atualizados.

Essa é uma opção bastante procurada, e tem como foco estudantes que já estejam inseridos no mercado de trabalho. Apresenta-se como uma ótima maneira de ganhar conhecimento, assim como turbinar o currículo. Ainda assim, requerem um investimento alto e bastante tempo de dedicação.

Mestrado e Doutorado

Se seu objetivo não é atuar na área, mas sim adquirir conhecimento para dar aulas, então seu curso é outro. A indicação, nesse caso, é buscar por programas de mestrado e doutorado, que apresentam um viés mais acadêmico. Nesse caso, o destaque sai do lado profissional, enfatizando os estudos para projetos científicos.

curso de arquitetura corporativa
Foto por NeONBRAND em Unsplash

Também é possível encontrá-los em universidades, porém com uma oferta menor do que a da especialização. Por conta disso, se faz necessário mais horas de busca para definir a melhor opção. O ponto positivo, entretanto, é que há muitas oportunidades também fora do Brasil. Assim, é possível aliar o curso a um intercâmbio.

Além disso, o crescimento da demanda por estudos nessa área faz com que a busca por professores também aumente. E, nesse momento, os profissionais mais qualificados saem na frente na disputa por uma das vagas. Sendo assim, investir em um curso deste pode sim ser uma ótima sacada para sua vida profissional.

Cursos Livres

Ambas as alternativas sugeridas acima são excelentes para a construção de um currículo de impacto. Além disso, porém, têm em comum também a necessidade de horas de dedicação, tanto às aulas quanto aos trabalhos e às pesquisas. Por conta disso, podem não se apresentar como a melhor solução para os mais ocupados.

three people sitting in front of table laughing together
Foto por Brooke Cagle em Unsplash

Adiciona-se a isso que o investimento para os dois não é baixo, sendo necessário também um alto poder aquisitivo para os bancar. Como resultado desses pontos, tem-se muitos profissionais que acabam desistindo dessas modalidades de curso de arquitetura corporativa.

A solução, porém, pode vir das mesmas instituições que os oferecem. Geralmente, essas universidades apresentam como alternativa os cursos livres, com menos horas de estudo, mas foco total em um tema em específico. Normalmente, são feitos durante o período de férias, entre junho e agosto e dezembro e fevereiro, além de serem mais baratos.

Cursos Online

Por fim, uma possibilidade bastante interessante é trazer os estudos para a sua casa e encaixá-los em sua rotina. Essa é uma alternativa relativamente nova, mas que tem agradado a uma grande quantidade de estudantes. Em especial, aproveitam deste meio os que possuem uma vida profissional agitada e sem tanto tempo para estudos.

curso de arquitetura corporativa
Foto por JESHOOTS.COM em Unsplash

Este, aliás, é apenas um dos pontos positivos dessa modalidade, visto que ela costuma apresentar valores mais baixos também. Assim, acaba sendo mais acessível àqueles que não podem arcar com os altos preços de algumas universidades. De qualquer maneira acabam resolvendo diversas situações deste meio.

Existem opções com as mais variadas durações, aprofundamentos e níveis de conhecimento. Por isso, vale a pena gastar um pouco mais de tempo definindo a mais interessante. Para encontrá-las, é possível pesquisar nos sites das próprias faculdades, de escolas de ensino superior e até em plataformas de cursos, como a Udemy.

O curso de arquitetura corporativa e o mercado

Como explicado ao longo do texto, o curso de arquitetura corporativa é um dos que mais tem crescido atualmente. Sendo assim, fica clara a necessidade que o mercado tem de encontrar profissionais especializados no tema. Sabendo disso, essa é uma ótima maneira de melhorar seu currículo, ganhar conhecimento e investir em seu futuro.

Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas em no planejamento de obras. Temos como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.

Com escritório em São Paulo, atendemos todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Posts Similares