seguro de obras

A contratação de um seguro de obras faz parte de qualquer reforma, seja ela grande ou pequena. Todos estão sujeitos a imprevistos e, em um espaço com tantos trabalhadores e maquinários pesados, os riscos são ainda maiores.  Não à toa, essa é uma prática comum entre arquitetos, engenheiros e demais profissionais do setor. É uma maneira, afinal, de resguardar a segurança e os gastos desse processo.

Para contratar um serviço como esse, porém, se faz preciso entender bem o seu funcionamento. Do preço aos tipos de reforma que estão inclusas, todos os dados são vitais para não cair numa armadilha. Sendo assim, nada melhor para quem irá iniciar uma reforma do que se informar o máximo possível sobre o tema.

Para te auxiliar nessa tarefa, nos parágrafos abaixo você poderá compreender melhor o que é um seguro de obras. Mais do que isso, conseguirá entender seu funcionamento, custos e tipos disponíveis.

O que é o seguro de obras?

Tecnicamente conhecido como seguro de riscos de engenharia, o seguro de obras é um serviço bastante útil. Ele pode ser solicitado para diferentes situações, como construção, reforma ou ampliação de um espaço. Seu principal objetivo, então, é garantir proteção contra riscos que afetam todo tipo de projeto na construção civil. Com ele, a empresa ou o construtor autônomo estarão assegurados em relação a gastos imprevistos que podem surgir durante a obra.

o que é um seguro de obras
Mesmo desconhecido, esse é um serviço muito importante.

Além disso, o seguro também cobre danos que possam ser causados a terceiros no decorrer da execução da reforma. Geralmente, o seguro de obras cobre riscos envolvendo três modalidades, sendo elas: obras em construção civil, instalação e montagem e quebra de máquinas, desde o início do projeto até a sua conclusão.

De acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho (OSST), a construção civil registrou 97 mil acidentes no Brasil, entre 2012 e 2018. Sendo assim, contar com este serviço é muito importante para quem deseja garantir a segurança do espaço. É importante ressaltar, porém, que o seguro de instalação e montagem se destina a situações específicas, como, por exemplo, a montagem de stands em shopping centers.

Quando usar o seguro de obras?

Além de ficar atento ao tipo de cobertura, uma dica importante é contratar uma corretora de seguros. Uma vez que, apenas um profissional será capaz de realizar uma análise de risco com o objetivo de entender as necessidades do projeto e oferecer o tipo de cobertura mais indicada para a situação. Assim, é bom saber que o seguro de obras pode ser solicitado para diferentes tipos de construções, como:

reforma edificio corporativo
Há diversas situações em que se pode utilizar o seguro.
  • Edifícios comerciais e industriais;
  • Edifícios de apartamentos ou escritórios;
  • Galpões;
  • Colégios;
  • Teatros;
  • Igrejas;
  • Hospitais;
  • Hotéis;
  • Casas residenciais;
  • Usinas hidroelétricas;
  • Pontes, viadutos e tuneis.

Tanto engenheiros quanto construtoras ou pessoas físicas podem contratar o serviço de seguro de obras. No caso de pessoas físicas, o seguro pode ser contratado para a reforma de apartamentos, por exemplo.

Quanto custa contratar um seguro de obras?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o valor de seguro de obras é variável. Mais do que isso, ele está relacionado às características da reforma e dos tipos de coberturas contratadas. Assim, é possível dizer que, de maneira geral, o seguro custa em média 0,3 % do valor da obra. Entretanto, em casos específicos, o valor do seguro pode chegar a 2,5% do custo do projeto.

quanto custa um seguro de obras
Os valores podem variar de acordo com inúmeros fatores.

Na prática, isso significa que uma obra para um ambiente comercial orçada em 100 mil reais terá um seguro com valor entre 300 e 2.500 reais. Isso, é claro, de maneira bruta e sem considerar os aspectos próprios do processo em questão. Com estes, é capaz de o montante final ser bem maior do que isso, em especial no caso de existirem mais riscos no projeto. Dessa forma, de qualquer maneira o mais indicado é realizar um orçamento formal junto a uma corretora.

Tipos de coberturas para seguro de obras

Atualmente, é possível encontrar diferentes tipos de modalidades de seguro de obras no mercado. A princípio, eles se distinguem de acordo com as necessidades do contratante. Apesar disso, as seguradoras oferecem três tipos de coberturas padronizadas, sendo elas básica, adicionais e especiais.

Cobertura básica

Embora a cobertura possa sofrer uma variação em decorrência da empresa contratada, um seguro com cobertura básica, em linhas gerais, contempla os seguintes itens:

cobertura básica em reforma
A cobertura básica é a mais comum.
  • Riscos relacionados à construção, inclusive incêndio, erro de execução e sabotagens: Esta modalidade cobre riscos físicos acarretados por acidentes que causaram danos materiais às máquinas, à obra, aos equipamentos, aos bens instalados e montados na obra e as estruturas metálicas;
  • Roubo e furto qualificado: Cobre os danos causados por roubo ou furto de bens materiais inerentes à construção da obra e que estejam dentro do local segurado;
  • Riscos da natureza: Danos causados por queda de granizo, vendaval, raio, alagamento e outros fenômenos naturais não previsíveis;
  • Impacto de veículos e queda de aeronaves: Cobertura de danos materiais devido ao impacto de veículos terrestres ou à queda de aeronaves no local segurado.

Coberturas adicionais

A segunda modalidade de seguro de obra, por sua vez, oferece outros itens como parte da proteção. Entre eles, os mais comuns são:

seguro de obras adicionais
As coberturas adicionais incluem outras situações.
  • Erro de projeto / risco de fabricante: Cobertura de danos causados à obra decorrente de erro de projeto. Considera custos de transportes, tributos, retificação, custos de reposição e reparo;
  • Responsabilidade civil geral com ou sem fundação cruzada: Cobre danos materiais e/ou corporais causados a terceiros envolvendo trabalhos relacionados à obra. Esta modalidade garante a cobertura de danos causados entre empreiteiros e subempreiteiros;
  • Responsabilidade civil empregador: Garante a cobertura de danos por acidentes inesperados e súbitos que acarretem morte ou invalidez permanente sofridos por empregados durante a prestação do serviço dentro do local de risco;
  • Despesas com salvamento e contenção de sinistros: O segurado terá o reembolso de despesas que envolvem a ocorrência de sinistros;
  • Equipamentos móveis e estacionários: Garante a cobertura de danos físicos envolvendo equipamentos como marretas, furadeiras, serrotes, entre outros, utilizados no canteiro da obra.
  • Despesas extraordinárias: Cobre despesas relacionadas à mão de obra contratada para a realização de serviços que envolvam a substituição ou conserto de bem sinistrado.

Coberturas especiais

Por fim, as coberturas ditas especiais incluem situações nem tão comuns dentro do mercado de construção civil. Dessa forma, é um seguro de obras que se apresenta como um a mais em comparação aos outros.

cobertura de reforma especiais
As coberturas especiais se referem a situações específicas.
  • Despesas extraordinárias: Cobre despesas relacionadas à mão de obra para serviços realizados durante feriados, finais de semana ou no período noturno;
  • Tumultos: Garante a cobertura de despesas relacionadas a danos causados por tumulto, greve patronal ou greve;
  • Desentulho do local: Cobre despesas relacionadas a retirada de entulho;
  • Incêndio após entrega da obra: Garante a cobertura de danos causados aos apartamentos, escritórios comerciais, entre outros;
  • Obras concluídas: Após a conclusão da obra, caso ocorram danos materiais em algumas partes, o seguro garante a cobertura;
  • Obras temporárias: Em caso de danos causados a andaimes, barracões ou outros materiais utilizados na construção, o segurado terá as despesas ressarcidas;
  • Danos morais de responsabilidade civil: Cobertura de danos morais causados a terceiros involuntariamente durante a realização da obra;
  • Despesas de salvamento e contenção de sinistros: Cobertura de despesas relacionadas aos prejuízos causados em decorrência de acidentes.

Independentemente do tipo de cobertura, uma dica importante é ler o contrato com atenção e dedicar uma atenção especial aos itens “riscos cobertos” e “riscos excluídos”. Aqui podem estar algumas surpresas dessa negociação e, dessa forma, você evitará esses sustos indesejados. Por mais que uma leitura atenta seja necessária, contar com o auxílio de um advogado ou corretor de seguros é imprescindível.

Documentação exigida para a contratação do seguro de obras

A princípio, a burocracia no processo de contratação de um seguro de obras depende da natureza do projeto. Apesar disso, algumas informações e documentos são exigidos para todos com casos, como as informações relacionadas ao projeto de construção e de execução. Em casos mais complexos, as corretoras de seguro exigem a realização de inspeções antes do início da obra corporativa.

documentos para seguro de obras
Diversos documentos podem ser requisitados na hora de fechar o contrato.

Assim, é preciso compreender que, a partir do momento que você se dispõem a contratar um serviço como esse, eles podem pedir por diversos documentos. Com isso, é altamente indicado que, antes de se submeter a isso, você tenha a certeza de que possui todos os arquivos. Em geral, os próprios engenheiros sabem quais são os documentos e como apresentá-los.

Contrate um seguro de obras e fique tranquilo

Ainda que você tenha o melhor engenheiro ou a equipe mais bem capacitada, é sempre bom se proteger. Por conta disso, a contratação de um seguro de obras é altamente recomendada, tal qual o de um carro ou de uma casa. Independentemente disso, porém, o mais indicado é contar com os parceiros certos para ter menos dor de cabeça. Para isso, busque por quem traga experiência e conhecimento ao seu projeto.

Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.

Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Posts Similares