Benefícios do paisagismo corporativo

Paisagismo nos projetos arquitetônicos? Todos nós sabemos o quanto o ambiente no qual permanecemos interfere no nosso bem estar e no nosso estado de espírito e pelo fato de dedicarmos grande parte do nosso tempo ao trabalho, os arquitetos que são especializados em projetos de arquitetura empresarial estão cada vez mais preocupados em planejar um espaço agradável.

O uso de decoração viva é uma das maneiras de proporcionar um lugar mais agradável de se ver de se estar. E se você ainda não conhece as vantagens de instalação de arquitetura com paisagismo no ambiente corporativo, continue a sua leitura abaixo e fique por dentro dos 4 benefícios do cultivo de plantas nos projetos de escritórios corporativos.

1 – Promove o relaxamento mental

Uma empresa, escritório ou qualquer que seja o espaço corporativo com um ambiente verde, com plantas ou um jardim estimula ainda mais a sensação de bem estar do que um lugar onde não contém plantas. Na rotina corrida do dia a dia de trabalho e objetivos a cumprir, a mente e o corpo ficam muito sobrecarregados e exaustos.

Paisagismo promove o relaxamento

Paisagismo promove o relaxamento

Existem duas maneiras de diminuir e aliviar essa sensação de cansaço: trocar o foco do trabalho por alguns minutos ou dormir. O déficit de natureza é problema que tem atingido grande parte da população brasileira, por isso,  se o lugar permitir a instalação de um pequeno jardim, é fundamental para proporcionar um ambiente agradável aos colaboradores. Mas se o local não permite, há alternativas como o moderno jardim vertical, que é uma opção sofisticada e que promove os mesmos benefícios.

Leia também: 12 dicas de Feng Shui para escritórios

Oportunizar a sua equipe de trabalho alguns minutos de descanso em um aconchegante jardim ou simplesmente um ambiente com plantas irá auxiliar no desempenho e produtividades dos seus funcionários e os mesmos ficarão mais descansados na rotina corrida de trabalho e, por consequência, vão produzir muito mais e com mais qualidade o serviço.

2 – Ambiente purificado com paisagismo

A plantas ajudam na circulação do ar do ambiente, filtrando-o e aumentando a umidade, além disso, plantas como filodendro roxo e a palmeira ráfia, tem como uma das suas funções a absorção de gases tóxicos que circulam no ambiente.

Paisagismo deixa o ambiente corporativo mais limpo

Paisagismo deixa o ambiente corporativo mais limpo

Ainda não existe uma pesquisa que comprove a quantidade ideal de plantas para conquistar um ar 100% purificado, no entanto, só o fato de obter algumas dessas decorações verdes e vivas no local de trabalho, com certeza, o ar irá ficar mais leve para receber as pessoas que frequentam esse ambiente diariamente.

Ao fazer um projeto de arquitetura empresarial, o profissional responsável da área precisa pensar na saúde física e psicológica dos indivíduos que irão trabalhar ali todos os dias. Nos dias atuais, vivemos em cidades com muitos prédios e mínimos espaços verdes e por isso, ter um espaço agradável e aconchegante para exercer a sua função no trabalho é sem dúvida um estímulo importante para qualquer colaborador.

3 – Conexão com a natureza

Pessoas que possuem uma conexão com à natureza tendem a ser mais calmas e felizes. Por essa razão que, os profissionais que dão a oportunidade de apresentar projetos aos seus clientes que incluam plantas é investir também na qualidade de vida dos colaboradores da organização.

De acordo com alguns estudos em relação a esse assunto, estar em ambientes com aspectos naturais pode diminuir os níveis de estresse e auxilia na redução de pensamentos negativos.

As Plantas nos conectam com a natureza

As Plantas nos conectam com a natureza

Mesmo que o transtorno “déficit de natureza” não seja um conceito médico estabelecido, pode afetar adultos que ficam muito tempo em locais fechados, prejudicando o seu rendimento, ocasionando doenças como o estresse, enxaquecas, entre outras.

Por isso, optando por um ambiente com paisagismo os funcionários vão ter mais contato e conexão com a natureza, seja no momento de cuidar/regar as plantas ou somente quando pararem para um momento.

Este é um fator que o profissional da área precisa levar em consideração no momento de realizar um projeto de arquitetura empresarial com ambientes verdes e plantas. Quem será a pessoa responsável por cuidar todos os dias das plantas? Vão contratar um jardineiro para esse cargo os próprios colaboradores que trabalham no escritório irão ficar responsável por esse trabalho?

Esses questionamentos devem ser respondidos antes da realização do projeto, uma vez que alguns tipos de plantas necessitam de maiores cuidados e atenção.

4 – o Paisagismo deixa o ambiente com uma boa aparência e alegre

As decorações verdes e vivas proporcionam um lugar mais alegre e bonito de se ver e de se estar. Mesmo em ambientes onde não existe a possibilidade de criar um jardim, a presença de um vaso de qualquer tipo de planta pode melhorar o aspecto visual e sensorial do local de trabalho.

Inúmeros são os benefícios do paisagismo corporativo

Inúmeros são os benefícios do paisagismo corporativo

No caso de não ter um lugar para planejar um ambiente mais elaborado e com várias plantas, vale a pena procurar e investir em espécies que consigam se adequar a ambientes sem muita iluminação natural. Cantos e corredores de empresas são locais que podem ganhar graça e mais vida com a presença de um vaso de planta.

A presença de flores e plantas no local de trabalho proporcionam humanização e mais acolhimento, por isso que as pessoas tendem a se sentirem melhores nesses lugares, além de estarem mais receptivas com os clientes e colegas da equipe e mais tranquilas diante dos desafios e problemas encontrados na rotina corrida do dia a dia.

Ao optar por projetos corporativos com a presença de paisagismo, é necessário voltar a sua atenção para alguns pontos importantes, confira abaixo:

  • Qual o melhor tipo de planta escolher para o ambiente corporativo?
  • Como será o lugar em que a planta irá ficar, ensolarado, arejado, coberto?
  • Como será realizada a manutenção e cuidados com as plantas?
  • A área é interna ou externa?
  • Essa espécie precisa de que tipos de cuidados?
  • Qual a durabilidade de vida da planta?
  • Quantas vezes por semana ela precisa ser molhada?

Através das respostas desses questionamentos e outros que poderão surgir, você conseguirá ter mais facilidade para planejar o seu projeto e realizar a seleção das espécies que mais se adaptarão ao seu espaço corporativo.