área de convivência em empresas

Empresas de todos os portes e nichos de atuação investem na área de convivência como um diferencial. A ideia é oferecer aos colaboradores um espaço destinado ao seu descanso. Mais do que isso, esse é um ambiente que tem como foco tirar os profissionais de suas rotinas corporativas, nem que por alguns minutos.

A prática não é nova, mas apresenta uma maior importância atualmente, em especial visando a saúde da equipe. Com este cômodo, afinal, os trabalhadores ganham um local para se distraírem e, assim, tendem a ser mais produtivos quanto retornam às suas mesas. Mas, para alcançar esse objetivo, é preciso entender bem como planejar a área.

Se você se interessou pelo assunto, fique atento ao texto a seguir para descobrir mais. Ao longo dos parágrafos abaixo, você poderá entender melhor o que é este espaço, bem como no que prestar atenção para alcançar os resultados esperados!

O que é uma área de convivência?

Como é possível imaginar por conta do nome, a área de convivência é um ambiente separado do escritório corporativo e que tem como função distrair os profissionais. Para isso, é comum que o espaço apresente algumas características exclusivas, dando destaque ao descanso e à comunicação entre os colaboradores.

móveis tons pasteis
Área de convivência é um espaço para se distrair das atividades cotidianas.

Em alguns casos, esta pode se fundir a outros espaços, ou mesmo ser nomeada de forma diferente. Sala de descanso e sala de descompressão são bons exemplos disso, visto que são ambientes cujo objetivo é o mesmo. Em comum, todos eles têm o foco no bem-estar dos colaboradores e sua saúde mental.

Dessa forma, não há regras pré-definidas para um projeto como esse, já que cada companhia é única. Com isso, cabe à organização analisar o gosto de seus funcionários e o seu poder de investimento. De acordo com estes dois pontos, já é possível iniciar um planejamento para oferecer, enfim, um cômodo como esse para seu time.

Qual a importância de ter uma área de convivência na empresa?

Inúmeras são as razões pelas quais uma empresa pode investir em uma área de convivência para seus colaboradores. De fato, não são poucos os benefícios de apostar nessa estratégia, já comprovados na prática por diversas companhias. Sendo assim, ter o correto conhecimento sobre o tema pode te auxiliar a criar um projeto mais interessante para sua situação. Entre as principais vantagens, pode-se citar:

importância área de convivência em empresas
O relaxamento dos colaboradores é o maior dos benefícios.
  • Descanso: Em geral, um espaço como esse é importante para o descanso dos profissionais entre tarefas, dando a eles alguns minutos para se abstrair do cotidiano empresarial;
  • Saúde e bem-estar: Com isso, é possível analisar uma melhoria nos níveis de estresse e ansiedade, representando um grande auxílio à saúde e ao bem-estar da equipe;
  • Turnover: A presença desse espaço é considerada por muitos como um benefício. Assim, contar com tal área na empresa torna mais simples a retenção de talentos;
  • Cultura: De acordo com a cultura da empresa, é possível personalizar o ambiente da maneira desejada. Cores, móveis e tudo mais que existir no espaço deve ser pensado para se conectar aos valores da corporação;
  • Produtividade: Com um tempo para descansarem, os colaboradores voltam mais frescos para o trabalho. Dessa forma, tendem a apresentar resultados melhores e uma maior produtividade em suas atividades.

Como investir em uma área de convivência na empresa?

Ainda que a ideia seja fantástica, grande parte das empresas não sabe nem por onde começar. Há diversas formas de construir esse espaço, mas essa liberdade pode complicar um pouco a execução do projeto. Sabendo disso, abaixo você poderá conferir 10 fatores vitais para o sucesso de sua área de convivência. Leia atentamente cada um dos tópicos, anote o que julgar necessário e parta para a ação!

#10 Localização

Antes de pensar em qualquer outro ponto, é precisa dar o devido destaque à escolha do local. Não adiantará nada, afinal, realizar um grande investimento no relaxamento de sua equipe em um ambiente barulhento. Sendo assim, é interessante optar por áreas mais afastadas do barulho para relaxar seus colaboradores.

sala de descanso
Pense muito bem no local em que ficará sua área de convivência.

Também é indicado buscar por um espaço que mescle um pouco do interior e do exterior do escritório. Essa é uma tática inteligente por permitir uma “fuga” do serviço, seja para respirar um pouco ou acalmar a mente. Independentemente do porquê, é isso que os colaboradores desejam, cabendo a você transformar em realidade tal desejo.

#09 Mobília

No momento de definir os móveis para a área de convivência, há alguns pontos a se atentar. O conforto das peças é o mais óbvio, já que o relaxamento da equipe é um de seus principais objetivos. Mais do que isso, é preciso também compreender a maneira como seus funcionários desejam utilizar do espaço.

Em alguns casos, a melhor possibilidade é investir em uma mobília externa, com grandes sofás e cores pasteis. Em outros, entretanto, é preciso se focar em algo um pouco mais formal, com um tom mais sério. Assim, uma boa pesquisa junto ao time pode ser tudo o que você necessita para acertar nessa escolha.

#08 Decoração

Quando se fala em decoração, o ideal é que ela siga o que foi determinado acima, no tópico dos móveis. Sendo assim, os itens decorativos devem seguir a mesma lógica da mobília, seja para o lado informal ou para o mais sério. De qualquer forma, é possível fazer um grande trabalho neste tema.

decoração de área de convivência em empresas
Inúmeros caminhos podem ser seguidos no quesito decoração.

Quadros, espelhos e outros objetos são extremamente bem-vindos, em especial se auxiliarem no descanso dos colaboradores. Isso significa que todos eles devem ter o mesmo objetivo, tornando mais simples a ambientação do time nesse espaço. Se este ponto for atingido, metade do trabalho está feito.

#07 Descanso

Não se pode esquecer que um dos principais focos dessa técnica está em relaxar os funcionários. Sendo assim, é preciso investir um pouco em modos de transformar essa em uma realidade. Felizmente, há inúmeros artigos que podem ser adaptados para o espaço, acolhendo os profissionais e os relaxando.

Pufes confortáveis, grandes redes e almofadas coloridas são excelentes opções, sendo utilizadas em diversos cenários. Junto a eles, uma área de meditação pode ser um grande atrativo em sua área de convivência. Para ficar melhor, só se você oferecer um bom café ou chá para que o descanso seja completo.

#06 Cores

Algo que nem todos se preocupam no momento de criar um espaço como esse á a paleta de cores. Em geral, as empresas nem se preocupam com isso, ainda que seja um fator de grande destaque nessa discussão. A justificativa para isso é simples, já que as tonalidades interferem diretamente na calma dos funcionários.

poltronas confortáveis e bonitas
Apostar nas cores certas faz toda a diferença nesse projeto.

Sabendo disso, é importante analisar junto a especialistas a melhor coloração para um ambiente realmente relaxante. O mais comum é optar por cores claras, as quais trazem mais paz e tranquilidade ao cômodo. Adicionar alguns toques de natureza, colocando o verde como destaque, também é bastante indicado.

#05 Conforto

Como toda a ideia por trás de uma área de convivência está no relaxamento e no descanso dos colaboradores, o conforto deve estar em destaque. Como mencionado acima, há a opção de investir em redes, pufes e sofás, mas isso não é o suficiente. Para conseguir um resultado melhor, será preciso investir.

Felizmente, há excelentes opções disponíveis atualmente, que vão de itens de mobília até aparelhos de relaxamento. Dessa forma, é possível oferecer à sua equipe uma chance de realmente se desligar do trabalho por alguns minutos. E, com isso, você os terá muito mais inteiros para realizarem suas tarefas.

#04 Natureza

Quando se fala em descanso e relaxamento, é quase impossível não associar os conceitos à natureza. Não adianta, o barulho do vento, as folhas balançando, os pássaros cantando, algo aqui faz com que seus sentimentos mudem em contato com o meio-ambiente. Mas essa não é uma atividade tão simples.

natureza na área de convivência em empresas
Um pouco de natureza é sempre bem-vindo.

Sabendo disso, é interessante criar um projeto que realmente traga essas sensações ao time. Não à toa, espaços abertos são uma solução lógica e extremamente válida. Caso não seja possível, apostar nas plantas como decoração e na entrada de luz natural já auxilia muito esse processo.

#03 Entretenimento

Um dos grandes objetivos de uma área de convivência está em distrair os colaboradores, tirando-os da rotina corporativa. Sendo assim, algumas oportunidades inteligentes estão no setor de entretenimento. Quando estão ocupados se divertindo, afinal, fica mais fácil tirar seus pensamentos do trabalho.

Muito por conta disso, cada vez mais as empresas investem em ferramentas mais tecnológicas. Videogames, simuladores de corrida, televisões e tablets são algumas opções para distrair a equipe. Se preferir por outra estratégia, um salão de jogos, com mesas de sinuca e ping pong, também é uma excelente escolha.

#02 Interação

Obviamente, para ter o resultado esperado, uma área de convivência deve ajudar os colaboradores a, bom, conviver… Pode até parecer simples, mas esse é um conceito comumente esquecido, projetando espaços em que cada um se distrai a sua própria maneira, sozinho e sem interação alguma.

profissionais jogando ping pong área de convivência em empresas
Fazer com que os profissionais interajam entre si é o objetivo.

Tal situação faz com que as organizações tenham que buscar por formas de unir os profissionais também neste momento. Os jogos mencionados acima ajudam muito, bem como grandes espaços compartilhados e atividades em grupo. Com isso, além de relaxados, os funcionários saíram de lá mais aptos a trabalhar em equipe.

#01 Alimentação

Quer descobrir a melhor forma de distrair, unir e tirar o melhor de seu time? Mantenha-o bem alimentado. Pois é, essa pode ser uma estratégia simples e até certo ponto boba, mas que com certeza traz resultados. Comer, no fim das contas, é uma atividade que socializa e te faz interagir com os demais.

Não é coincidência, afinal, que grandes empresas ofereçam para os profissionais tudo e mais um pouco, sempre gratuito. De frutas a barras energéticas, de bebidas a um bolo fresquinho feito na hora, da água ao cafezinho que não pode faltar nunca. Não adianta, uma boa estrutura gastronômica é o grande segredo de toda essa lógica.

Invista em uma área de convivência você também!

Ao ler tudo o que foi escrito acima, fica fácil entender que uma área de convivência somente trará benefícios à corporação. Mais do que isso, auxiliará muito os colaboradores a escaparem um pouco de seu cotidiano, respirar e voltar ao trabalho com mais entusiasmo. E isso, para você, chama-se produtividade. Mas, para obter tais resultados, é preciso contar com parceiros que realmente te ajudem.

Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Posts Similares