habilidades socioemocionais no ambiente de trabalho

Muito tem se falado nos últimos anos a respeito das habilidades socioemocionais e como elas podem auxiliar na carreira de diversos profissionais. Essas são, então, nada mais do que competências que uma pessoa deve apresentar para demonstrar sua inteligência emocional. No espaço de trabalho, são grandes diferenciais que podem garantir aquela tão sonhada vaga.

Em geral, colaboradores que contam com tais características tendem a crescer mais rápido em suas carreiras. A explicação para isso está nas próprias aptidões, que englobam criatividade, liderança e responsabilidade. Muitos dos grandes nomes do mercado que se conhece, inclusive, apresentam a maioria delas, como Mark Zuckerberg, Bill Gates e Steve Jobs.

Quer entender mais sobre as habilidades socioemocionais? Confira abaixo 10 das principais competências requeridas pelo mercado, qual é sua importância e como elas podem influenciar em uma empresa.

O que são habilidades socioemocionais?

Pode-se descrever as habilidades socioemocionais como um conjunto de características que um indivíduo oferece a partir de sua inteligência emocional. Assim, são qualidades que o auxiliam a conviver com outros colaboradores e melhorar o relacionamento no ambiente corporativo. E, ainda que possam ser subjetivas, são bastante valorizadas, em especial em grandes corporações.

o que são habilidades socioemocionais
As habilidades socioemocionais são competências que profissionais devem apresentar.

Há também muita discussão no que diz respeito a quais são essas competências tão faladas atualmente. De fato, não há uma definição correta de cada uma, mas é certo que elas são importantes. Por conta disso, cada empresa pode definir aquelas que mais se encaixam com suas necessidades, seu perfil e sua identidade como marca. A partir delas, deve-se então buscar por profissionais que as apresentem ou capacitar a equipe para desenvolvê-las.

Qual a importância das habilidades socioemocionais nas empresas?

Todas as habilidades socioemocionais são importantes para qualquer pessoa, tanto na vida profissional quanto na pessoal. Dessa forma, essas são competências que devem sim ser adquiridas ao longo do tempo. Com elas, além de galgar lugares mais altos na pirâmide corporativa, também é possível se encontrar como pessoa e desenvolver melhor seus relacionamentos.

importância das emoções no escritório
No ambiente empresarial, essas qualidades são muito valorizadas.

Com foco nos escritórios de trabalho, é possível citar diversos benefícios em contar com colaboradores que apresentem tais requisitos. A comunicação interna e a criação de vínculos se tornam muito mais fáceis. Da mesma forma, a companhia contará com uma equipe preparada para qualquer tipo de solução, inclusive as que fogem do âmbito profissional.

Quais são as habilidades socioemocionais mais importantes?

Como explicado acima, cada organização pode definir as habilidades socioemocionais que mais se conectam com sua cultura. Ainda assim, há certo consenso a respeito das principais características que bons profissionais devem apresentar. Uma lista completa com todos os aspectos relevantes pode contar com mais de 30 itens, mas abaixo você encontrará 10 dos mais valorizados pelas corporações.

Adaptação

Não há dúvida alguma que o mundo está mudando muito mais rápido do que se pode prever. Por conta disso, contar com trabalhadores que se adaptam facilmente a novas realidades é ideal. São eles, afinal, que poderão te auxiliar nesse ajuste, fazendo com que sua empresa esteja sempre atenta ao que acontece ao redor do globo. Acima de tudo, esse é um grande diferencial competitivo.

adaptação é uma das habilidades socioemocionais
Se adaptar a diferente situações é uma boa qualidade.

Além do mercado em si, as próprias companhias apresentam oportunidades que somente poderão ser aceitas por quem se adapta. Uma mudança de cargo, de nível gerencial ou para outros departamentos são bons exemplos. Se tiver qualquer questionamento quanto a isso, lembre do que o próprio Darwin definiu sobre a evolução.

“Não são as espécies mais fortes que sobrevivem nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças.”

Autonomia

Com a vida movimentada e os inúmeros compromissos, pouca gente tem tempo para guiar os outros. Não à toa, uma das habilidades socioemocionais mais valorizadas do momento é a autonomia. Aqui, ela se apresenta como uma forma de independência, a qual um funcionário demonstra ao resolver problemas sozinho, buscando por soluções sem preocupar todo o setor.

homem falando ao telefone com autonomia no trabalho
Ter autonomia é uma das habilidades socioemocionais mais buscadas.

O mesmo conceito pode ser utilizado, também, para a maneira como este realiza suas tarefas. É possível substituir o termo, nesse caso, por iniciativa, ou seja, quando o profissional não precisa que o digam sempre o que fazer. Ele vê uma situação, busca pelas possíveis saídas e resolve a adversidade. Tudo isso sem precisar que seu chefe o peça para fazer isso.

Colaboração

Um dos maiores problema em qualquer empresa é o relacionamento entre seus colaboradores ou diferentes departamentos. Mesmo que tudo ocorra conforme o planejado, essa falta de contato pode representar grandes problemas. É a partir disso, afinal, que começam as discussões e os obstáculos, que podem acabar afetando seu faturamento.

pessoas colaborando no ambiente de trabalho
O espírito colaborativo é muito importante atualmente.

Com isso em mente, é simples constatar que profissionais que conseguem colaborar com outros são mais valorizados no mercado. Em geral, são pessoas que não possuem o ego inflado e não se importam em dividir os créditos. Eles acreditam na cooperação como maneira de crescimento em conjunto, auxiliando a eles e a todos na corporação.

Comunicação

Seguindo a mesma lógica do tópico acima, surge outra das habilidades socioemocionais bastante valorizadas. Aqui, o foco está na comunicação que, ainda que pareça simples, pode ser um pouco mais difícil de compreender. Isso se dá porque o destaque neste tópico não está em apenas conversar com os colegas na sala de descanso ou fazer amizade facilmente.

reunião entre funcionarios discutindo habilidades socioemocionais
Em uma reunião, é interessante saber se comunicar.

Muito mais do que isso, é preciso que o profissional saiba como se comunicar com cada indivíduo de maneira a passar a mensagem. De nada adianta, afinal, ter alguém sem medo e que fale muito, mas que não consegue se fazer entendido. Na verdade, um colaborador como esse mais atrapalha do que ajuda, visto que causa confusões e insere ruídos em meio à transmissão de informações.

Criatividade

A crescente concorrência faz com que, cada vez mais, seja preciso sair da caixa para ter boas ideias. Grande diferencial competitivo, contar com pessoas criativas na equipe se apresenta como um bônus que todos os gestores gostariam de ter. Sabendo disso, é bom focar sua busca em indivíduos que, ainda que sigam as regras, saibam também se virar em situações inusitadas.

criatividade no papel e tintas coloridas
A criatividade pode ser expressada nas mais diversas formas.

Esses trabalhadores, que fogem do senso comum, são extremamente reconhecidos, justamente por trazerem soluções que os demais não conseguem. Para isso, porém, é indicado investir em um ambiente corporativo que auxilie sua equipe a apresentar tal habilidade socioemocional. Muitas vezes, um simples trabalho de decoração de escritório pode auxiliar na conclusão de tal objetivo.

Ética

Infelizmente, há pontos que deve se buscar que, na realidade, deveriam ser obrigações de qualquer pessoa. Ainda assim, algumas habilidades socioemocionais devem se focar na capacidade dos profissionais de apenas fazer o certo. É aqui que entra a ética, não somente como trabalhador, mas como ser humano e participante de uma comunidade civilizada. 

mãos dadas representando a ética, uma das habilidades socioemocionais
Ética é uma habilidade básica da existência humana.

Pode até parecer óbvio, mas se faz preciso sim valorizar características como essa, em especial em mercados mais competitivos. Dentro da própria organização, inclusive, é necessário incentivar a conduta ética e moral, principalmente para com os colegas. Se um funcionário não consegue respeitar quem trabalha ao seu lado, imagine o que ele faz com os clientes e fornecedores.

Liderança

Quando se vê o título desse tópico, é natural logo pensar nas pessoas sentadas na sala da diretoria. A imaginação logo te leva a homens e mulheres bem-vestidos, totalmente formais e que ficam o tempo todo ao celular. A realidade, porém, é que a liderança não é uma qualidade que apenas os líderes devem ter. Pode parecer confuso, mas há uma lógica por trás desse pensamento.

esportistas em canoa disputando prova com liderança
Não são apenas líderes que devem apresentar liderança.

O sentimento de liderança é maior do que apenas saber comandar uma equipe de funcionários. Aqui, o foco está em conseguir expressar suas ideias, ter um bom poder de persuasão e negociação. Mais do que isso, é conseguir ser respeitado por seus parceiros, tendo então a confiança destes em suas ideias e, principalmente, em seu trabalho.

Pensamento crítico

Chega-se então a uma daquelas habilidades socioemocionais tidas como subjetivas no início deste texto. O pensamento crítico pode ser definido como o ato de pensar racionalmente e com clareza, sem se deixar levar por opiniões alheias. Não que isso signifique que não se pode concordar com os demais, mas sim que não se deve apenas acreditar em tudo que te dizem.

estatua o pensador, representando o pensamento critico no trabalho
Pensar de forma crítica é muito valorizado.

Assim, essa é uma qualidade interessante por trazer profissionais que, ao se depararem com uma situação, não agem por instinto ou seguem o que qualquer um falar. Eles, pensam, analisam a lógica do ocorrido e, criticamente, formam um pensamento. Esses são trabalhadores que tendem a apresentar maior consciência sobre suas funções, o mercado e sua maneira de agir.

Resiliência

De acordo com a psicologia, resiliência pode ser descrita como a capacidade de enfrentar e superar choques ou adversidades. Ou seja, o comportamento resiliente nada mais é do que ter calma e persistência para buscar seus objetivos. E isso independe das situações pelas quais se enfrenta ao longo desse caminho. Sejam elas positivas ou negativas.

caneca preta escrito hustle, uma das habilidades socioemocionais
A resiliência é uma competência que poucos apresentam.

Também é possível descrever tal aspecto como uma união de outras habilidades socioemocionais. Em especial, cita-se aqui a adaptação, a criatividade e o pensamento crítico. Assim, basicamente, um colaborador com tal qualidade consegue esbarrar em problemas, se adaptar à nova realidade, pensar em possíveis soluções e aplicá-las. Tudo isso sem se desmotivar à toa.

Responsabilidade

Para finalizar, não há como citar as principais habilidades socioemocionais sem falar de responsabilidade. Essa é uma das competências mais buscadas entre gestores e recrutadores, e motivos para isso não faltam. Principalmente em grandes corporações, é preciso contar com esse traço para ser bem-sucedido e, mais do que isso, respeitado e valorizado por uma empresa.

mulher trabalhando com responsabilidade, demonstrando habilidades socioemocionais
Responsabilidade é muito mais do que apenas realizar suas tarefas.

Pode-se adicionar aqui diversos aspectos inerentes à responsabilidade, mas que comumente são esquecidos. Pontualidade, educação, cumprimento de prazos e cuidado são apenas alguns deles. Todos eles, em conjunto, formam um profissional responsável, o que gera confiança por parte dos líderes e destaque na carreira como um todo.

Como melhorar as habilidades socioemocionais de uma equipe?

Ainda que muitas das habilidades socioemocionais sejam características próprias de cada indivíduo, é possível sim melhorá-las ou desenvolvê-las. Para isso, uma empresa deve capacitar sua equipe, primeiramente descrevendo quais são as competências esperadas de seus colaboradores. A partir disso, se faz preciso oferecer um ambiente propício para a evolução dessas. E, com este fim, o mais indicado é contar com bons parceiros.

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