segurança no trabalho

Cada vez mais as empresas investem em segurança no trabalho a fim de garantir saúde e qualidade de vida a seus colaboradores. A prática, ainda que não seja nova, atinge hoje níveis bem maiores do que se via em décadas passadas. A explicação para isso passa pela maior preocupação das corporações, além da conscientização por parte da equipe.

No Brasil, há regras que indicam o caminho pelo qual as organizações devem passar para garantir a prevenção de acidentes. Da utilização de equipamentos a treinamentos, da ergonomia ao clima organizacional. Todos esses são pontos vitais para que um projeto como este traga os resultados esperados.

Mas, para entender melhor todo esse conceito, fique atento aos parágrafos a seguir. Neles, você poderá conferir o que é para que serve essa estratégia, bem como os profissionais que fazem parte dela e algumas das leis a serem seguidas.

O que é segurança no trabalho?

De maneira bastante simplificada, pode-se dizer que a segurança no trabalho representa um conjunto de medidas que visa proteger os profissionais. Aqui, alguns tópicos se destacam, como a redução de acidentes de trabalho e uma maior qualidade de vida para seu time. Um ambiente corporativo mais saudável é a grande meta da proposta.

o que é segurança no trabalho
Cuidar da proteção dos colaboradores é um dever de qualquer empresa.

Dessa forma, inúmeras são as ações necessárias para que o objetivo seja alcançado, sendo preciso um bom planejamento. Não à toa, grandes empresas contam com um departamento voltado apenas a este tema. E é por conta deste que elas conseguem proporcionar um espaços seguro e sustentável para que os resultados apareçam.

Qual o objetivo da segurança no trabalho?

Por englobar diversos pontos, é complicado definir um único objetivo para a segurança no trabalho. Inúmeros são os fatores a serem considerados, os quais vão da área de atuação da companhia ao risco gerado em suas instalações. Muito por conta disso, cada empresa deverá implementar um sistema diferente para atingir os resultados previstos. Ainda assim, pode-se resumir seus principais objetivos em duas categorias.

profissional trabalhando protegido
Inúmeros são os objetivos da segurança no trabalho.

Saúde ocupacional

Quando se fala em saúde ocupacional, o grande foco se encontra no bem-estar, físico e emocional, de todos os colaboradores. Com isso em mente, o grande objetivo está em prevenir doenças de trabalho e qualquer outro problema de saúde causado por determinada função. Por consequência, investir em segurança neste espaço representa cuidar daqueles que te auxiliam a conquistar mercado e aumentar o faturamento. Esta é sua mão de obra, a qual deve estar sempre em primeiro plano.

Acidentes de trabalho

Do outro lado da mesma moeda, se encontram os acidentes de trabalho, que enlouquecem qualquer profissional de Recursos Humanos. Neste tópico, são considerados todos os problemas ocorridos ao longo do trabalho ou em decorrência deste. Dessa forma, lesões temporárias e permanentes entram na contagem, tanto no âmbito físico quanto no psicológico. Em especial em momentos de crise, casos de estresse e burnout são tão comuns quanto fraturas e machucados, o que liga um alerta vermelho em qualquer corporação.

Quais as profissões da segurança no trabalho?

Quando mencionado que existem departamentos voltados apenas à segurança no trabalho, entende-se que há profissionais dedicados a isso. E, de fato, não são poucos aqueles que se dedicam exclusivamente ao tema a fim de garantir a proteção de seus colegas e da companhia como um todo. Algumas das principais funções desse setor podem ser vistas a seguir.

Técnico de segurança no trabalho

Bastante requisitados no mercado, os técnicos de segurança no trabalho são vitais para a execução do planejamento. Entre suas atividades, estão realizar inspeções, elaborar e ministrar treinamentos, investigar acidentes, determinar possíveis riscos e executar procedimentos de higiene e segurança.

técnico em segurança no trabalho
Técnicos e engenheiros de segurança no trabalho são bastante disputados no mercado.

Com isso, este é um colaborador de grande importância, o qual pode assegurar a proteção dos demais trabalhadores. Para exercer tal função, é possível encontrar cursos focados no tema com duração de 1 a 3 anos.

Engenheiro de segurança no trabalho

Enquanto o técnico é quem coloca de fato a mão na massa, o engenheiro é aquele que faz a análise do macro ambiente. Aqui, seu grande objetivo é verificar projetos, sugerir e em seguida implementar medidas de segurança para diminuir seus riscos.

Assim, algumas de suas atribuições são criar planos de prevenção, produzir laudos técnicos, assinar documentos e projetos, desenvolver programas de prevenção, realizar inspeções, orientar os demais profissionais e analisar a conformidade da organização.

Médico do trabalho

Por ser um tópico diretamente relacionado à saúde dos funcionários, se faz preciso um médico especialista no assunto. Este é o médico do trabalho, o qual se responsabiliza pela saúde ocupacional na empresa, faz exames de demissão e admissão, além de realizar consultas para acidentes, prestar socorro se necessário, advertir ações e tratar do bem-estar de todos.

saúde e bem estar profissional
Profissionais da saúde também possuem seu espaço nas empresas.

Para exercer tal função, é preciso graduação em medicina e especialização em medicina do trabalho, sendo preciso cursar a residência para ter o título.

Enfermeiro do trabalho

Na mesma equipe do profissional acima se encontra o enfermeiro do trabalho, uma função vital para a rotina da empresa. Este é um colaborador formado em enfermagem e que auxilia muito no caso de algum acidente.

Mais do que apenas tratar lesões e ferimentos, porém, ele é responsável por gerir toda a equipe e a saúde desta, bem como orientar os colaboradores sobre as melhores práticas no que diz respeito ao seu bem-estar.

Quais as leis da segurança no trabalho?

Além de toda a preocupação da própria empresa e de seu time, há toda uma parte legislativa e regulatória que deve ser analisada no que se refere à segurança no trabalho. Na verdade, há inclusive pontos a seu respeito na CLT, que destacam a obrigatoriedade dos EPIs, os exames médicos e a presença de órgãos regulatórios dentro da companhia, a exemplo da CIPA e da SESMT.

leis da segurança no trabalho
A segurança dos colaboradores faz parte da CLT.

CIPA

Popularmente conhecida como CIPA, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é uma exigência em empresas com mais de 20 trabalhadores. Ela é baseada em um comitê formado por representantes, tanto da organização quanto da equipe, e tem como principal foco a prevenção de acidentes de trabalho. Para isso, há todo um processo que deve ser seguido, com eleições formais e resultados homologados. Este grupo se encontra constantemente e discute possíveis ações para reduzir os riscos provenientes das atividades da corporação.

SESMT

Além da CIPA, há outra equipe que deve ser formada, neste caso em empresas com mais de 50 colaboradores. O SESMT — Serviços Especializados em Engenharia e em Medicina do Trabalho —, entretanto, é mais sério, sendo composto pelos profissionais da área mencionados mais acima. Dessa forma, os técnicos, engenheiros, médicos e enfermeiros do trabalho são os responsáveis por tal discussão. Sua função, portanto, é a de proteger a integridade de todos os trabalhadores, física e mental. Este é também um órgão obrigatório de acordo com a legislação brasileira.

Como garantir a segurança no trabalho em sua empresa?

Com tudo o que foi visto acima, chega o momento de descobrir como aplicar a segurança no trabalho em uma empresa. Para isso, será preciso um bom planejamento, muita força de vontade e o entendimento de todos sobre a importância dessa prática. Dito isso, algumas das melhores ferramentas para alcançar seus objetivos e garantir a saúde de sua equipe podem ser vistas abaixo.

EPIs

Conhecidos no ramo industrial como EPIs, os Equipamentos de Proteção Individual são mais do que uma ajuda. Estes são itens obrigatórios em diversos casos, em especial naqueles que representam algum risco ao trabalhador. A definição de quais serão necessários para cada cenário varia, principalmente pela tarefa realizada. Por isso, eles são divididos em categorias:

epi equipamento de proteção individual
Equipamento de Proteção Individual, o famoso EPI.
  • Auditivos: Protetores auriculares e abafadores de ruído;
  • Respiratórios: Filtros e máscaras;
  • Cabeça: Capacetes;
  • Pernas e Pés: Botas, botinas ou sapatos específicos;
  • Braços e Mãos: Luvas e mangotes;
  • Quedas: Cinturões e equipamento de segurança;
  • Visual: Óculos e viseiras.

Treinamentos

Outra boa iniciativa para garantir a segurança no trabalho é oferecer treinamentos e capacitações para os colaboradores. Aqui, diversos podem ser os temas abordados, que vão de higiene pessoal aos riscos de cada maquinário. Independentemente do foco, é preciso assegurar que todos assistam à apresentação e agreguem mais conhecimento para cumprir suas funções e evitar seus riscos.

treinamentos corporativos sobre proteção individual
Treinamentos e capacitações são sempre bem-vindos.

Há, inclusive, empresas especializadas no segmento, com cursos para inúmeros assuntos. Muitas vezes, contratar um desses parceiros para um bom treinamento corporativo é a melhor opção.

Ergonomia

Diversos dos problemas relacionados à execução de uma atividade estão ligados à ergonomia no espaço de trabalho. Pontos como a qualidade e a disposição dos móveis para escritório são importantes, assim como a temperatura ambiente e o barulho.

ergonomia e segurança no trabalho
A ergonomia faz parte da segurança no trabalho.

Todos esses são tópicos que devem ser analisados a fim de garantir um escritório saudável para que sua equipe possa atuar com maior eficiência e sem correr riscos de saúde. É um investimento interessante e que traz resultados expressivos.

Clima organizacional

Por fim, fique sempre atento ao clima organizacional que está instaurado em sua empresa. Em diversos casos, as doenças podem ser causadas pelo relacionamento existente na corporação. Um gestor que não sabe lidar com seus empregados, brigas e discussões no ambiente podem ser grandes causadores.

empresa com bom clima organizacional
Um bom ambiente na empresa é vital para a saúde de todos.

Por isso, investir em um espaço que possibilite a criação de vínculos entre os profissionais é o ideal. Além disso, melhora algumas métricas valiosas, como por exemplo a taxa de absenteísmo.

Segurança no trabalho e sua importância para empresa e profissionais

Ainda que possa parecer um tema relativamente novo, a segurança no trabalho é pesquisada há décadas. Não à toa, todas as medidas tomadas agora são fruto de anos de estudo, o que garante a saúde e o bem-estar de toda a sua equipe. Para conseguir resultados ainda mais interessantes, tenha ao seu lado parceiros que possam te auxiliar na hora de melhorar a estrutura que você oferece aos seus colaboradores.

Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Posts Similares