engajamento no ambiente de trabalho

Grandes empresas sempre buscam um bom engajamento no trabalho para conquistar uma posição de destaque no mercado. Não que a motivação seja puramente econômica, mas este é um grande diferencial em qualquer situação. Mais do que isso, porém, essa é uma maneira de incentivar sua equipe e ter certeza que ela está feliz. Não à toa, essa sinergia profissional tem se tornado um dos principais focos das organizações, além de aparecer em inúmeras pesquisas e artigos.

Para entender melhor o que é o engajamento no trabalho, confira o texto abaixo. Nos parágrafos a seguir, você poderá compreender também a importância do conceito e algumas dicas para aplicá-lo na prática!

O que é engajamento no trabalho?

Basicamente, quando se fala em engajamento no trabalho o foco está em motivar a sua equipe a trazer os melhores resultados. No dicionário, o significado do termo é descrito como “empenho em uma causa” e, no ambiente corporativo, essa causa é justamente a dedicação à empresa.

o que é engajamento no ambiente de trabalho
Engajamento é um termo cada vez mais em alta no mercado.

Se faz preciso explicar, porém, que esse empenho não é algo comprado ou imposto, pelo contrário. Atitudes como essa, na verdade, te afastam de seu objetivo. Assim, para conseguir o tão sonhado engajamento, é necessário criar um bom ambiente, o qual faça com que os colaboradores tenham orgulho de pertencer a essa organização. E, com isso, eles a defenderão e se dedicarão a ela.

Qual a importância do engajamento no trabalho?

Diversos são os pontos positivos de investir em engajamento no trabalho, e a parte boa é que eles servem a todos. Do time como um todo à própria corporação, todos se beneficiarão de tal estratégia. Por conta disso, pode-se citar como vantagens de criar um planejamento nesse sentido as que seguem.

benefícios de ter uma equipe unida
Diversos são os benefícios de trabalhar o engajamento.
  • Diminuição da taxa de absenteísmo;
  • Retenção e atração de talentos;
  • Melhoria nos resultados;
  • Produtividade crescente;
  • Funcionários como embaixadores da marca;
  • Clima organizacional mais leve e saudável.

Com isso, é simples entender que motivar uma equipe traz resultados concretos à companhia, palpáveis ou não. De forma geral, então, o que se vê em empresas mais engajadas é uma visão diferente de trabalho, mais alegria, menos problemas de saúde e um aumento significativo nos lucros.

Como aumentar o engajamento no trabalho?

Sabendo o que é e qual a importância do engajamento no ambiente de trabalho, chega o momento de aplicá-lo em sua empresa. Para isso, o mais indicado é seguir algumas etapas, as quais visam aumentar a motivação de seu time. Com isso, siga as dicas a seguir e una toda sua equipe rumo a um mesmo objetivo!

Liderança é primordial

Obviamente, o primeiro passo para levantar o moral de seus colaboradores é compreender como ocorre a liderança na organização. Infelizmente, o grande causador de problemas nesse sentido são os próprios chefes, com cobranças incomuns e tratamento não profissional. Logo, checar esse tópico será sua tarefa número 1.

liderança e engajamento no ambiente de trabalho
Verifique como seus líderes atuam.

Uma boa ideia, então, é analisar as habilidades socioemocionais que seus gestores apresentam, em especial junto à equipe. Pressão e responsabilidade no trabalho são comuns, mas não ao ponto de interferir na saúde mental de alguém. Dessa forma, muitas vezes é bom verificar não somente as solicitações e os feedbacks, mas principalmente a forma como esses são feitos. Pequenas mudanças, portanto, podem fazer grande diferença, tanto para seu time quanto para seus resultados.

Seja sincero

Outro fator que tende a criar problemas dentro de qualquer empresa é a falta de sinceridade desta com seus colaboradores. É natural que algumas informações precisem ficar restritas à cúpula de liderança. Isso não significa, entretanto, que os profissionais devem ser enganados ou ficar às cegas em situações delicadas. Como é de se imaginar, eles também conseguem analisar o que está ocorrendo e tirar conclusões bastante assertivas.

fale a verdade em ingles
falar a verdade é a melhor opção.

Por conta disso, ser sincero é uma forma de, em primeiro lugar, mostrar que você confia neles. Mais do que isso, dessa forma eles se sentem parte da companhia, compreendendo as adversidades e, quem sabe, tentando auxiliar no processo. O que esses profissionais querem, afinal, é fazer parte da discussão, nem que seja como ouvintes. Oferecer um lugar à mesa, então, é uma ótima forma de motivá-los.

Exerça a comunicação

Seguindo o mesmo raciocínio do último tópico, é preciso trabalhar sempre a comunicação interna de sua empresa. Esta também pode ser definida como endomarketing, ou ainda marketing interno, ou seja, aquele feito para dentro, voltado aos colaboradores. Na prática, então, são ações que visam informar a estes o que está ocorrendo na organização e no mercado em que ela atua.

comunicação e engajamento no ambiente de trabalho
Evitar os ruídos na comunicação é peça-chave.

Dois departamentos possuem funções vitais nesse contexto, sendo o primeiro deles o de Recursos Humanos. Não há ninguém em toda a corporação que entende mais da equipe do que ele, não fazendo sentido tirá-lo dessa discussão. O Departamento de Marketing, por sua vez, é especialista em passar mensagens e trabalhar o engajamento no espaço de trabalho. Assim, representa o time ideal para comunicar tudo o que for preciso aos seus funcionários.

Incentive o relacionamento

Um fator que interfere diretamente no clima da organização é o relacionamento entre os colegas de trabalho. Evidentemente, não é possível fazer com que os profissionais gostem um dos outros, ou ainda que tenham uma relação fora dos escritórios. Ainda assim, é possível contribuir para a criação de vínculos no ambiente de trabalho que tornarão a rotina de todos muito mais saudável.

profissionais unidos se relacionando
Um bom relacionamento evita muitos problemas.

Para isso, se faz necessário possibilitar que os colaboradores interajam entre si, e não somente conversando sobre tarefas e metas. Uma boa estratégia para aumentar o engajamento no trabalho, portanto, é investir em espaços de convivência, os quais facilitarão muito esse processo. Um simples, porém muito importante, cômodo que pode receber sua atenção nesse momento é o espaço do café.

Invista em treinamentos e capacitações

Uma excelente maneira de melhorar a motivação de sua equipe é incentivar o crescimento dos profissionais que trabalham com você. Essa, aliás, é uma ótima prática, visto que beneficia tanto a eles quanto a você. Enquanto a empresa terá colaboradores mais capacitados, estes receberão um conhecimento que lhes será válido por toda sua carreira.

treinamento de engajamento no ambiente de trabalho
Capacitar sua equipe é sempre recomendável.

Felizmente, há inúmeras formas de realizar tal tarefa, sendo necessário verificar qual se encaixa melhor em sua situação. É possível investir em treinamentos corporativos, focando aqui em habilidades que sejam úteis na rotina da empresa. Outra opção, porém, é auxiliar financeiramente os funcionários a estudar em instituições de graduação ou pós-graduação.

Valorize sua equipe

De nada adiantará seguir todos os passos acima se você não valorizar sua equipe da maneira correta. Não há engajamento no trabalho, afinal, se todo o seu esforço não é apreciado pelos superiores. Sabendo disso, se faz preciso compreender que, de alguma forma, você precisa demonstrar seu respeito e sua admiração por esses trabalhadores. E isso, não necessariamente, envolve dinheiro.

como valorizar bons funcionários
A valorização pode ocorrer de diversas formas.

O bom e velho feedback é uma excelente maneira de passar a eles sua felicidade com o trabalho que estão realizando. Premiações por metas atingidas e atividades bem executadas também são possibilidades interessantes. Obviamente, entretanto, oferecer um salário compatível com sua carga de trabalho e responsabilidade é sempre bem-vindo. Da mesma forma, benefícios que realmente o auxiliem também é indicado nessa situação.  

Trabalhe com metas

Com o objetivo de incentivar os profissionais a buscarem por melhores resultados, trabalhar com metas é uma ótima prática. Aqui, o foco está em determinar um escopo a ser seguido, assim como propósitos claros em termos do que deve ser atingido. É importante, porém, que essas metas sigam um padrão básico: elas devem ser quantificáveis, alcançáveis e mensuráveis.

metas para melhor engajamento no ambiente de trabalho
Trabalhar com metas é uma prática comum nas empresas.

Além desse tripé lógico, é preciso também adicionar um outro ponto de grande destaque nessa discussão, o prêmio. Quando se determina um objetivo, afinal, entende-se que haverá uma bonificação a quem atingi-lo. Voltando ao tópico de valorização, porém, se faz necessário destacar, novamente, que esta não precisa ser financeira. Condecorações, brindes, viagens, festas ou mesmo dias de folga são sempre bem aceitos.

Ofereça um bom ambiente de trabalho

Por fim, mas definitivamente não menos importante, é necessário oferecer à sua equipe um bom espaço de trabalho. Aqui, é preciso dedicar algum tempo para buscar por melhorias na forma como a área como um todo é disponibilizada. Para começar, uma boa iniciativa é incentivar a organização no ambiente de trabalho, bem como investir um pouco na decoração do escritório, tornando-o mais alegre e confortável.

escritório de empresa irreverente e informal
Espaços menos formais são a nova tendência.

Com o intuito de unir alguns dos tópicos citados mais acima, também é bastante indicado ofertar um local exclusivo para o relaxamento e a interação dos profissionais. Essa pode ser uma sala de descanso, com itens que possam os tirar da rotina corrida de suas tarefas e os permitir descansar a mente. Esse é também o espaço perfeito para que eles conversem entre si e criem um vínculo fora do escritório.

Como melhorar o engajamento no trabalho

Sem dúvida alguma, o engajamento no trabalho é um dos principais objetivos da grande maioria das corporações. Como pôde ser visto acima, a prática traz benefícios a todos os interessados, além de melhorar os resultados da companhia. Para isso, porém, se faz necessário contar com o parceiro ideal. O mais indicado, então, é buscar por especialistas no assunto, que apresentem conhecimento e experiência nesse setor.  

Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.

Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

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