A união entre um escritório a um galpão industrial está cada vez mais em alta entre as empresas, especialmente pelo alto valor dos imóveis. Não faz sentido, afinal, contar com dois espaços separados, pagando dois aluguéis, para a mesma companhia. Por isso, cada vez mais organizações optam por unificar toda sua equipe em um ambiente só.

Na mesma linha de pensamento, há companhias que estão se utilizando de galpões antigos para construir seus escritórios corporativos. Com espaços amplos, o projeto de reforma acaba sendo muito mais livre e sem limitações do que em um prédio, por exemplo. Assim, acabam com toda sua equipe comercial, de marketing e administrativa juntas em uma grande sala.

Para realizar qualquer uma dessas opções, se faz necessário antes conferir a planta do local e realizar o planejamento. Em ambos os casos há pontos de atenção que são importantes para o sucesso da empreitada. Assim, da fachada ao interior, uma boa ideia é buscar por referências e fotos para alcançar o objetivo imposto.

Quer saber mais sobre a união de um escritório e um galpão industrial? Confira no texto abaixo como fazer e com o que se preocupar nessa jornada!

Possibilidades na utilização de escritório e galpão industrial

Como citado logo acima, não existe apenas uma possibilidade para a união de um escritório e um galpão industrial. Empresas que contam com produção, estoque e expedição normalmente optam pela primeira. Há, por outro lado, uma vertente interessante de organizações que saem de ambientes corporativos tradicionais para algo mais diferenciado.

escritório e galpão industrial
Foto por Unsplash

Com essa ideia, acabam trocando seus pequenos espaços em altos prédios nas capitais por galpões mais afastados. Assim, vão em busca de mais espaço para seus colaboradores e chance de crescimento. Independentemente de sua escolha, porém, é possível realizar os dois projetos de maneira bastante interessante. E é isso que será mostrado mais abaixo.

Por que montar um escritório dentro de um galpão industrial

Montar um escritório dentro de um galpão industrial pode oferecer vantagens significativas para negócios que buscam integração entre as áreas administrativas e operacionais.

Primeiramente, essa configuração facilita a comunicação e a supervisão direta das atividades de produção, permitindo respostas rápidas e eficientes a questões operacionais.

Além disso, consolidar o espaço de escritório e produção num único local pode resultar em economia significativa com infraestrutura e logística, reduzindo custos com transporte e tempo de deslocamento entre diferentes unidades. Por fim, essa integração pode fortalecer a cultura organizacional, alinhando mais estreitamente os objetivos e as atividades de todos os setores da empresa.

Transformação de um galpão industrial em um escritório corporativo

Pode até parecer estranho para quem não está acostumado com a ideia, mas essa é uma escolha recorrente atualmente. Como dito, inúmeras são as companhias que saem de seus pequenos espaços para grandes e amplos galpões industriais mais afastados. Para isso, porém, se faz necessário focar em alguns tópicos.

Adaptação da estrutura

O primeiro ponto a se analisar nesse projeto é a adaptação de um espaço em outro totalmente diferente. Os objetivos destes, afinal, são quase que opostos, requerendo diversos ajustes para se chegar a um resultado interessante. Se ainda está com dificuldade de entender o conceito, é bom ver um exemplo. Repare, no vídeo abaixo, no que foi feito com uma antiga indústria para o filme “Um Senhor Estagiário”, de 2015.

Aqui, a transformação ocorreu de forma bastante interessante, utilizando da estrutura existente para a reforma do espaço. Para isso, se seguiu o estilo industrial, que permite aproveitar ao máximo a antiga fábrica. Assim, com alguns ajustes, foi possível transformá-la em um incrível e moderno escritório de uma startup de moda.

Utilização do espaço

Em geral, galpões industriais contam com muito mais espaço que os ambientes corporativos habituais. Sendo assim, se faz necessário analisar bem a maneira como este será utilizado. O objetivo, mais do que a redução de custos, está em aproveitar o ambiente disponível para trazer conforto à sua equipe.

area aberta
Foto por Unsplash

Para isso, o mais indicado é apostar nos escritórios abertos, que caem cada vez mais no gosto das empresas. Com eles, há muito mais visibilidade e iluminação, além de promover maior integração entre os diferentes times. Tudo isso impacta diretamente na produtividade da companhia e em seus resultados financeiros.

Iluminação natural

Transformar um galpão industrial em um escritório traz também seus desafios, não se esqueça. Um deles é a iluminação, que costuma ser menor dentro desse tipo de ambiente, até por conta de seu objetivo. Assim, talvez seja preciso realizar reformas para mudar essa situação.

escritório e galpão industrial
Foto por Unsplash

Felizmente, há maneira interessante de contornar o problema e tornar o ambiente mais agradável aos funcionários. A iluminação natural se mostra, aqui, como uma grande aliada, por interferir na claridade, temperatura e no clima do espaço como um todo. Por isso, não pense duas vezes em apostar na luz do sol!

Clima interno

Um ponto citado no último parágrafo é tão importante que merece um tópico só seu, o clima. Aqui, fala-se da temperatura dentro de seu novo escritório, já que, novamente, é comum que esta seja mais baixa em indústrias. Para quem trabalha manualmente, sem problemas. Para os que passam o dia inteiro sentados olhando para o computador, nem tanto.

temperatura corporativa
Foto por Unsplash

Assim, verificar a temperatura interna do galpão é uma ótima ideia, especialmente no começo do projeto. Nesse ponto, afinal, ainda é possível fazer alterações, como a adição da luz natural como mencionada acima. Se não for possível, talvez seja bom investir em climatizadores. Pode aumentar o custo da reforma, mas interferirá diretamente na atuação de sua equipe.

Sustentabilidade e segurança

Voltando aos desafios de utilizar um antigo galpão industrial como escritório, precisa-se falar sobre segurança. Aqui, alguns são os pontos para se atentar. Ainda assim, não se assuste, são apenas possibilidades que podem ou não ocorrer, mas ainda assim que vale confirmar.

segurança empresa
Foto por Unsplash

O primeiro tópico se destina à utilização do espaço, principalmente em casos de fábricas e indústrias. Recomenda-se um teste avançado para verificar se não há resíduos tóxicos ou radioativos no ambiente. Outro ponto está na estrutura que este apresenta, na idade do imóvel e como está sua conservação. Lembre-se que todo cuidado é pouco quando se fala da segurança e saúde de seus colaboradores.

Adição de um escritório ao galpão industrial

Outra possibilidade, porém, é que você já tenha um galpão industrial e queira adicionar um escritório a ele. Ou ainda, deseje alugar um espaço que comporte os dois ambientes. Em ambas as situações, entretanto, você terá que se atentar a alguns fatores para tornar esse um ambiente saudável e produtivo para todos que ali estiverem.

Separação dos espaços

O primeiro ponto a se analisar quando se decidir por essa alternativa é a correta separação dos ambientes. Ainda que a ideia seja unificar toda a equipe, é notório que cada departamento possui suas características. Dessa forma, não é possível deixar o administrativo e a produção totalmente unidos.

escritório e galpão industrial
Foto por Unsplash

Mais do que isso, se faz preciso entender também que, muitas vezes, um pode atrapalhar o outro. Nesse caso, o objetivo de melhorar o relacionamento entre eles e a produtividade da empresa não será alcançado. Assim, compreender as reais necessidades de cada um é uma etapa de extrema importância nesse processo.

Barulho excessivo

Um dos principais fatores que causam o desentendimento entre os departamentos é o barulho. Quando se fala somente na área administrativa, já é possível encontrar diversas divergências. Ao se adicionar produção e expedição nessa fórmula, os resultados podem piorar ainda mais, chegando a se tornar inviável a união.

barulho excessivo
Foto por Unsplash

Pensando nisso, uma boa dica é ter esse como ponto primordial na separação citada acima. Para isso, um distanciamento físico é extremamente indicado, e ainda assim acompanhado de isolamento acústico. Com esses dois aspectos controlados, é possível que cada um faça sua parte sem incomodar ou ser incomodado. E isso, em uma empresa, representa paz, tranquilidade e melhores resultados.

Espaços privados

Ainda que a ideia inicial seja unir ainda mais os colaboradores, é sempre preciso investir em espaços privados. Estes podem ser uma sala de reunião ou ainda uma cabine para chamadas de vídeo. De qualquer forma, se faz preciso um ambiente em que o colaborador não se encontre no meio de todo o movimento da rotina corporativa.

escritório e galpão industrial
Foto por Unsplash

Para resolver essa situação, o mais indicado é contar com um especialista no assunto, que analisará as opções e sugerirá a ideal para você. Em geral, empresas de arquitetura empresarial são as melhores opções, mas arquitetos e designers de interiores podem te auxiliar também.  

Áreas comuns

Ao mesmo tempo em que é preciso ter espaços privados, também se faz necessário oferecer áreas comuns à equipe. São nestes espaços, afinal, que todos os colaboradores poderão se unir e criar o tão sonhado relacionamento entre os departamentos. Por isso, investir em um ambiente assim é essencial para o clima corporativo.

sala de descanso
Foto por Unsplash

Uma boa ideia é criar uma sala de descanso, ou ainda uma sala de descompressão. Em ambos os casos, os profissionais terão uma área para poderem interagir entre si e desfocar do trabalho. Seguindo o que se vê no Google, por exemplo, apoiar esse tipo de atitude traz benefícios também aos resultados da empresa.

Segurança e bem-estar

Por fim, se faz necessário prestar muita atenção nos riscos de misturar em um mesmo espaço diversos departamentos. Em especial, quando se une a produção ao administrativo, é preciso ensinar a todos as normas de cada setor. Além de garantir a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, essa é uma forma de evitar acidentes e processos judiciais.

segurança trabalho
Foto por Unsplash

Assim, o mais indicado é realizar um treinamento com toda a equipe informando as regras de cada espaço. A utilização de EPIs — Equipamentos de Proteção Individual — é obrigatória em vários desses ambientes, e isso deve estar claro para todos. Mais uma vez, qualquer cuidado é pouco quando o assunto é segurança.

Conciliando escritório e galpão industrial com eficiência

Sem dúvida alguma, qualquer uma das possibilidades citadas acima é totalmente viável. Mais do que isso, são ótimas alternativas para reduzir custos e oferecer um novo espaço para seus colaboradores. Ainda assim, para atingir todos seus objetivos, o ideal é contar com parceiros que te auxiliem durante esse processo.

Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.

Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Fale conosco

15 Anos de experiência em projetos, construção e reformas em escritórios, indústria, comércio e instituições educacionais.

CUBOS-t2-3D

Tel.: +55 (11) 3832-6934

WhatsApp: +55 (11) 3832-6934

e-mail: t2@t2arquitetura.com.br

Atendimento

Segunda – Sexta das 9hs às 19hs

Escritório Comercial

Av. Brig. Faria Lima, 3729 – 5º andares – Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04538-905

Escritório Operacional

R. Diogo Ortiz, 602 – Lapa, São Paulo – SP, 05077-100

Posts Similares