Coworking: Pós e contras!

Os espaços de coworking tem sido uma forma inovadora de se pensar ambientes de trabalho. Isso porque, os espaços compartilhados de trabalho seguem a tendência de startups e profissionais freelancers.

Buscando suprir as necessidades de espaço e equipamento de quem está iniciando um negócio, os coworking juntam, todos os dias milhares de pessoas em prol de um único objetivo: o trabalho.

No Brasil, há mais de 100 espaços compartilhados de trabalho. Em todo o mundo, acredita-se que há mais de 4.000. O sucesso é tanto que até mesmo as empresas com sedes fixas buscam implantar, a partir da arquitetura corporativa, a estrutura chamada de open space, em que os colaboradores passam a dividir estações de trabalho, o que faz cair por terra a hierarquia em ambientes corporativos, pois todos trabalham lado a lado.

O sucesso desse formato que reúne profissionais das mais diversas áreas é que os profissionais que trabalham de forma independente buscam um espaço profissional e democrático, seja para o desenvolvimento de projetos ou para receber clientes.

Esses ambientes também acabam com o isolamento do home office e permitem criar uma rede de contatos (networking) para futuras parcerias e projetos.

Além disso, o custo é muito menor do que alugar uma sala comercial, que além do aluguel precisa de equipamentos.

Vale mesmo a pena trabalhar em espaços de coworking? Algumas vantagens de espaços compartilhados

Trabalhar em um espaço compartilhado possui muitos benefícios, principalmente para quem está dando os primeiros passos em um novo negócio.
Trabalhar em um espaço compartilhado possui muitos benefícios, principalmente para quem está dando os primeiros passos em um novo negócio.

Já falamos um pouco dos benefícios de adotar um coworking como ambiente de trabalho. Mas, se você realmente deseja adotar escritórios compartilhados.

Confira as principais vantagens de trabalhar em espaços de coworking:

1. Muito mais barato

Como falamos anteriormente, os custos são fatores predominantes para que trabalhadores independentes escolham realizar suas atividades em um coworking.

Nesses espaços, todos vão dividir despesas com água, energia, internet, telefone, pagamento dos funcionários, impostos e etc.

Isso faz com que você tenha à sua disposição diversos recursos, como endereço para receber correspondência, serviço de uma secretária/ atendente, motoboy, internet de alta velocidade, estrutura para o trabalho e entre outros artifícios pagando muito menos por isso.

Essa é uma boa maneira de iniciar um negócio, começar a lucrar e, quando se ponderar ser a hora certa, investir na sede de sua empresa.

2. Facilidade para contatos

Ter uma rede de contatos é fundamental para qualquer profissional. Atualmente, com as redes sociais, essa importância se amplifica.

Conhecer profissionais de diversas áreas é muito mais fácil em um ambiente de coworking em que as pessoas estão dispostas a trabalhar e compartilhar não somente o espaço, mas também ideias.

3. Ter um endereço comercial/ fiscal

As empresas geralmente possuem maior credibilidade quando os profissionais possuem um endereço fixo, que não seja da sua casa, por exemplo.

Além disso, o coworkign é uma maneira de fazer a separação da sua vida pessoal da profissional, já que trabalhando em casa fica mais difícil esse distanciamento.

Ter um endereço comercial deixa seu negócio mais profissional. Logo, há uma possibilidade maior para a captação e fidelização de clientes.

4. Localização

A localização é um fator de extrema importância para que um negócio dê certo. Pensando nisso, é comum que os coworkings estejam em pontos estratégicos, como nos centros da cidade, onde há grande fluxo de pessoas.

Dessa forma, seus clientes vão poder ir até você com facilidade, já que em locais de grande movimentação e escritórios comerciais costumam ter uma boa estrutura de acesso e transporte.

Por que os espaços de coworking pode dificultar a análise de dados?

As vantagens do coworking são muitas, mas também há algo que pode incomodar: o coworking dificulta a análise de dados.

Por ser um ambiente compartilhado e com grade fluxo de pessoas, talvez não seja indicado para atividades que precisam que alto grau de concentração.

Isso porque, no coworking pode haver muitas formas de distração. Assim, uma sala mais silenciosa ou até mesmo o home office pode ser preferível ao ambiente compartilhado de trabalho.

Justamente por agregar vários profissionais em um mesmo local, o coworking pode não ser uma boa opção para atividades em que é preciso fazer análise de dados.
Justamente por agregar vários profissionais em um mesmo local, o coworking pode não ser uma boa opção para atividades em que é preciso fazer análise de dados.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a privacidade, que pode ser dificultada em um local em que diversas pessoas estão trabalhando.

Logo, antes de optar por um coworking é essencial ponderar os prós e contras. Isso deve ser feito levando em conta o segmento de seu negócio e também o seu perfil como profissional.

Você se sente bem em um meio com muitas pessoas? É expansivo e gosta de se comunicar e debater ideias? Seu trabalho mexe bastante com contas e análises detalhadas?

Respondendo essas perguntas você terá uma percepção maior se adotar um coworking é ou não uma boa opção!

Posts Similares