Arquitetura Corporativa Conceito

O conceito da arquitetura corporativa está, justamente, na procura de uma solução para as organizações, onde o principal desafio é a elaboração de espaços de trabalho funcionais, adequados com as particularidades e necessidades nos processos que precisam de agilidade, grande produtividades e a possibilidade de uma fácil comunicação.

Dentro dos projetos desse segmento da arquitetura podemos incluir algumas adaptações, por exemplo: ergonomia  e equipamentos do mobiliário, elétrica, infraestrutura certa para obter sistemas de cabeamento de última geração, acústica apropriada, iluminação efetiva e climatização de ambientes.

Todos esses quesitos precisam ser adaptados e integrados conforme a identidade, logo ou marca, valores, visão e a missão da empresa, sem falar que devem estar de acordo com a legislações trabalhistas e os padrões de segurança definidos.

Leia também: Como a arquitetura corporativa pode reforçar a identidade da empresa

E o mais interessante de se pensar é que o conceito de arquitetura corporativa não atinge somente os escritórios, ou seja, ele não limita os seu trabalho apenas para esse público, o que significa que os conceitos também podem ser adaptados e aplicados em restaurantes, lanchonetes, aeroportos, lojas de roupa, escolas, condomínios, shoppings, hotéis, hospitais e entre outros lugares. E o objetivo é sempre o mesmo, ampliar a produtividade e funcionalidade dos ambientes, sem deixar de ter o design moderno e a beleza dos projetos.

E você desejar conhecer um pouco mais sobre o mundo da arquitetura corporativa e os benefícios que ela pode trazer para os ambientes de trabalho? Então confira abaixo o conceito que esse nome representa e as vantagens do investimento:

O que é arquitetura corporativa?

Como o próprio nome já diz, a arquitetura corporativa é aquela área voltada para projetar ambientes de trabalho com conforto e eficácia, com design contemporâneos que ajudem na rotina das organizações.

Além de tudo, esse trabalho é elaborado sem deixar de lado a utilização da tecnologia e a atenção com a manutenção de equipamentos e materiais e com os gastos envolvidos antes, durante e depois da obra.

Arquitetura Corporativa- o que é?

Arquitetura Corporativa- o que é?

É através da arquitetura corporativa que surge a possibilidade de mudar qualquer ambiente em um local de trabalho confortável, agradável e que esteja de acordo com a demanda de cada empresário. E o mais bacana desse tipo de projeto é que não importa se organização é de pequeno, médio ou grande porte.

Dessa forma, para uma arquitetura corporativa que seja efetiva é necessário ficar atento a outros aspectos além da estética, como por exemplo a ergonomia e a comunicação dentre os setores e o marketing do espaço, que vai transmitir a missão e os valores da marca para qual se está atuando.

É importante passar um conceito

É importante passar um conceito

Nos dias atuais, a arquitetura corporativa tem atuado muito em ambientes abertos e com a elaboração de projetos flexíveis e versáteis e que tem como objetivo possibilitar a comunicação e aproximação dos colaboradores, incentivando os relacionamentos e estimulando a troca de experiências e ideias, além da procura por recursos inovadores.

Entenda agora, quais os principais benefícios de optar por projetos da arquitetura corporativa! Se você ainda se pergunta se esse tipo de projeto é realmente o melhor caminho para a sua empresa ou se é somente uma tendência passageira, entenda que a arquitetura corporativa pode te beneficiar muito com a decisão, por exemplo:

1- A arquitetura corporativa ajuda a melhorar a ergonomia

Além da arquitetura corporativa ter sua atenção voltada para o desenvolvimento do ambiente, o projeto também pensa nas pequenas minúcias de design de interiores, assim como cadeiras, altura, largura e tipo de mesas e entre outros aspectos que auxiliam no dia a dia dos colaboradores.

Esse é um meio de promover a prevenção de lesões durante o serviço e outras possíveis complicações que possam surgir e influenciar na dinâmica e qualidade de vida de todos da empresa.

É relevante pensar que trabalhar com projeto preventivos é estar sempre com um passo à frente dos obstáculos e desafios que o mercado de trabalho proporciona.

2 – Ajuda a facilitar o dia a dia do trabalho e diminui os gastos

Por meio de um projeto muito bem planejado e diferenciado acaba ficando mais simples melhorar a organização dentro do seu espaço de trabalho, assim como a interação entre os departamentos.

Sem falar que, você conseguirá realizar um planejamento mais eficiente da sua produtividade com setores desenvolvidos especialmente para as suas necessidades, por exemplo, reduzindo os gastos com reformas e obras posteriores para possíveis adaptações.

3 – Auxilia na socialização e comunicação entre os colaboradores

Se um dos valores da sua organização é valorizar as realizações interpessoais, o projeto da arquitetura corporativa elaborado justamente para a sua marca poderá auxiliar e promover a comunicação entre os colaboradores, beneficiando as boas ideias e interação entre eles.

4 – A arquitetura corporativa amplia o sentimento de conforto

Sem falar que, quando o ambiente é projeto com um objetivo definido é muito mais simples e fácil aumentar e melhorar o sentimento de conforto, permitindo que os seus funcionários fiquem mais à vontade para exercer a sua função dentro da empresa, como por exemplo, sem incômodos com a alta temperatura e o excesso de luz. Tudo isso, são aspectos que auxiliam na produtividade.

5 – Adiciona a identidade da empresa no ambiente de trabalho

E o que você acha de transmitir a essência, visão, missão e valores do seu empreendimento por meio do seu projeto arquitetônico? Optando pela arquitetura corporativa existe a possibilidade de desenvolver ambientes modernos, arrojados, funcionais e que ajudem a apresentar qual é a sua marca, identidade e como a sua empresa trabalha e se comporta diante do mercado.

Arquitetura Corporativa: Escritórios que passam a identidade da empresa

Arquitetura Corporativa: Escritórios que passam a identidade da empresa

Com todos esses benefícios e informações sobre a arquitetura corporativa, você já consegue ver a possibilidade de planejar um projeto arquitetônico? Ainda podem restar muitos questionamentos, afinal uma reforma e mudança podem trazer inúmeros imprevistos, mas a arquitetura corporativa surgiu justamente para te ajudar a lidar com esse processo.

Mas é importante lembrar que, antes de tomar qualquer decisão, procure um profissional certificado, qualificado e especializado no assunto para te ajudar a pensar qual o melhor caminho a seguir. Leia, pesquise, investigue e planeje muito bem cada detalhe, para no final do projeto você e seus colaboradores se sentirem satisfeitos e motivados com o resultado.