Nas últimas duas décadas, os escritórios têm se tornado ambientes coloridos e acolhedores, pensados especialmente para instigar a produtividade e a motivação dos seus funcionários e impressionar os clientes. O design de interiores, o mobiliário e as cores são aspectos que podem ajudar de maneira poderosa a construir uma imagem positiva no ambiente de trabalho, proporcionando um espaço agradável e que favoreça a convivência.

Isso acontece porque esses fatores influenciam diretamente no cotidiano. Os funcionários tendem a trabalhar melhor quando se sentem bem nos ambientes corporativos. Da mesma forma, há maiores chances de um cliente fechar um negócio se ele sentir-se bem ao chegar em um ambiente corporativo.

Leia também: 05 arquiteturas corporativas para se inspirar!

Essas são apenas algumas das vantagens que investir em um bom projeto de design de interiores pode trazer para a sua empresa. Confira a seguir 10 ambientes corporativos com design marcante para você se inspirar e renovar seu escritório.

1 – Coloridos

As cores têm uma influência poderosa em nosso cotidiano. Depois que isso foi descoberto, as empresas passaram a investir fortemente em ambientes mais ousados e estrategicamente coloridos.

A ideia de escritórios como ambientes neutros e extremamente formais ficou para trás. Hoje em dia, locais corporativos possuem identidades visuais fortes, que ajudam a reforçar ainda mais os objetivos da empresa. Para quem quer apostar em um espaço mais contemporâneo e moderno, o uso das cores é uma boa pedida.

As cores chegaram com tudo!

As cores chegaram com tudo!

A cor laranja é reconhecida por ajudar a estimular a criatividade. Se o seu escritório é um ambiente de trabalho dinâmico (como agências de publicidade ou escritórios de arquitetura, por exemplo), essa cor pode ter um impacto muito positivo em seus funcionários.

Já se a sua intenção é passar serenidade e tranquilidade no ambiente de trabalho, você pode investir em tonalidades de azul ou verde. O roxo, por sua vez, é ótimo para locais onde as atividades requerem bastante concentração.

A cor vermelha é estimulante, e pode influenciar no que diz respeito à motivação e o bom humor dos ocupantes do local. A amarela tem o poder de despertar a intelectualidade e o poder decisório. Se a rotina de trabalho da sua empresa é composta por tarefas desafiadoras, essas podem ser excelentes opções.

Se você gostou da ideia e de fato gostaria de investir em um ambiente de trabalho colorido, o mais indicado é pensar em pontos estratégicos onde essas cores serão destacadas. Dessa forma é possível oferecer personalidade à empresa sem interferir na produtividade de seus funcionários.

Uma solução muito utilizada é a exploração das cores do logotipo da empresa, o que também ajuda a reforçar a sua marca no imaginário dos trabalhadores e clientes que frequentam o local. Nesse caso, você pode variar para os tons mais claros da paleta de cores, contribuindo com um ambiente elegante e focado.

2 – Com iluminação natural

Por se tratar de um país tropical, o Brasil recebe boa incidência solar durante todos os meses do ano. Essa é uma grande vantagem, uma vez que torna possível usar a iluminação natural ao nosso favor na hora de decorar ambientes, sejam residenciais ou corporativos.

Quando combinada com cores claras, a luz natural ajuda a conferir leveza e serenidade ao ambiente. Isso pode ser determinante para garantir um local de trabalho agradável e acolhedor.

A luz natural é muito importante para a saúde, pois os raios solares ajudam na produção de vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio, que fortalece os ossos. Pessoas que passam a maior parte do dia em ambientes fechados e com iluminação artificial podem apresentar problemas de saúde ligados à falta dessa vitamina.  

Utilizar a iluminação natural também é importante

Além disso, um estudo realizado por três pesquisadoras brasileiras comprovou que a falta de exposição à luz natural no local de trabalho pode levar a sintomas depressivos e problemas com o sono.

Fica ainda mais fácil investir na iluminação natural se o lugar tiver janelas grandes, assim você pode posicionar os móveis do escritório de forma a aproveitá-la ao máximo. Isso também vai ajudar a diminuir o uso de iluminação artificial, contribuindo com a economia de energia, algo que é muito valorizado principalmente em empresas com preocupações ecológicas.

3 – Ambientes mais abertos

O investimento em locais de trabalho mais amplos, abertos e espaçosos está entre as maiores tendências de design de interiores. Essa ideia tem sido adotada principalmente em empresas mais modernas, que querem desconstruir as hierarquias no ambiente corporativo.

Se antes era comum que esse tipo de espaço contasse com divisórias e paredes, hoje em dia a principal configuração é realmente favorecer a criação de espaços mais amplos, reunindo todos os colaboradores em um mesmo ambiente.

Escritórios com ambientes abertos

Escritórios com ambientes abertos

Invista em mesas grandes que possam ser compartilhadas para acomodar toda a equipe de trabalho. Isso contribui com uma rotina mais dinâmica, facilitando a interação entre os funcionários.

É inclusive por causa disso que já está em desuso a figura do chefe que possui uma sala separada dos outros funcionários, o que antes era usado para reforçar a sua autoridade. Esse cômodo pode ser substituído por um ambiente adaptado especialmente para realizar reuniões e receber clientes.

4 – Com muitas plantas

Investir em plantas é uma tendência que está tomando conta de cada vez mais espaços corporativos. Isso se deve principalmente às descobertas feitas sobre a influência das plantas em nosso humor. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Queensland, um escritório decorado com plantas pode aumentar em até 15% a produtividade dos funcionários.

Escritório com muitas plantas

Escritório com muitas plantas

Além de ajudar a diminuir o estresse e conferir conforto ao espaço, elas melhoram a qualidade de vida dos funcionários e fazem com que eles se envolvam mais com suas atividades no trabalho. A melhora da qualidade do ar também foi notada, uma vez que elas são capazes de absorver os poluentes, filtrando o ar e aumentando a umidade.

Entre as preferidas para manter no ambiente de trabalho estão as suculentas, que são fáceis de cultivar e não precisam ser regadas com frequência, e os clorofitos, que não exigem muita manutenção e se adaptam facilmente a qualquer ambiente.

5 – Decoração industrial

O estilo industrial se tornou um dos preferidos dos ambientes corporativos, justamente pela praticidade que conferem ao espaço. Essa é uma das maiores apostas para design de interiores empresariais em 2019.

Esse tipo de decoração explora principalmente a configuração de espaços abertos (que já foram mostrados anteriormente) e cores sóbrias, se apropriando da informalidade e da versatilidade a seu favor.

Caracterizados pelo seu layout aberto, os escritórios que adotam a decoração industrial ficam muito parecidos com grandes galpões. Em função disso, talvez seja necessário investir em móveis planejados para compor o ambiente e formar um local de trabalho mais cooperativo e integrado.

Escritório com decoração industrial

Escritório com decoração industrial

A combinação de tons neutros gera uma atmosfera rústica e colabora com uma aparência limpa e serena, que transmite maior confiabilidade a seus clientes.

Os principais materiais usados são metal, aço, cimento queimado, madeira de demolição e tijolos expostos, entre outros tipos de materiais crus. A tubulação elétrica a mostra ajuda a complementar o cenário com muita ousadia e personalidade.  

6 – Espaços de convivência

Empresas modernas estão investido cada vez mais na criação de espaços de convivência e áreas de recreação, com o intuito de oferecer um local de trabalho mais acolhedor e confortável.

Alguns lugares oferecem ambientes de lazer, refeição e descanso, como salas de jogos, lanchonete, cafeteria e cômodos para leitura. Há inclusive algumas opções mais descoladas, como quadras de esportes, salas de cinema e até mesmo quartos para quem quiser tirar um cochilo no meio do expediente. Quem não iria gostar de trabalhar em um lugar assim?

Escritório com espaço de conveniência

Escritório com espaço de conveniência

A ideia é oferecer um ambiente de descanso para que os colaboradores da empresa possam recarregar a energia por alguns minutos em meio a rotina de trabalho, de maneira que eles de fato se sintam em casa.

Em troca, é possível notar vantagens como maiores índices de produtividade das equipes e maior satisfação por parte dos funcionários.

7 – Atenção especial aos móveis

Investir em móveis confortáveis e de boa qualidade é uma das questões de maior importância dentro de uma empresa. Aspectos como resistência e durabilidade também precisam ser levados em consideração e estar alinhados com o fluxo de pessoas que ocupam o local.

Em uma pesquisa realizada pela HR Magazine com alguns escritórios americanos, 25% dos trabalhadores citaram o desconforto como um dos maiores empecilhos para obter maior eficiência no trabalho.

É por conta disso que os móveis ergonômicos são uma das opções mais indicadas para garantir a boa produtividade dos funcionários, já que esse tipo de móvel contribui com o bem-estar e a saúde dos funcionários.

É necessário prestar a atenção aos móveis

É necessário prestar a atenção aos móveis

Dessa forma, as mesas podem ser ajustadas na altura ideal para cada indivíduo, e as cadeiras possuem design diferenciado, respeitando a anatomia do corpo. Aspectos como esse fazem com que as queixas referentes a dores lombares, de coluna e referentes à postura diminuam consideravelmente.

Dispor os móveis de maneira adequada e manter espaços para a livre circulação de pessoas também são questões de grande importância. Atitudes como essas facilitam a movimentação no escritório, contribuindo com a concentração, eficiência e produtividade de toda a equipe.  

Os móveis planejados são uma excelente solução nesse quesito. Além de serem desenhados respeitando as necessidades e especificidades do ambiente em questão, eles otimizam espaço e podem ser feitos seguindo o estilo de decoração escolhido, entre uma infinidade de opções de acabamentos, cores e materiais.

Manter espaços livres em cima das mesas e embaixo delas também contribui com a concentração e o foco dos funcionários. Na dúvida, mantenha à mão apenas o que for necessário, e delimite lugares específicos para guardar arquivos, livros, pastas e demais itens de trabalho, como armários e prateleiras, por exemplo.

Esses móveis, por sua vez, devem preferencialmente ter portas de correr, que ocupam pouco espaço e contribuem com um ambiente de trabalho mais prático, eficiente e moderno.

8 – Estilo minimalista

Seja por gosto pessoal ou por recursos limitados, optar por uma decoração mais minimalista no escritório pode garantir um ambiente charmoso e muito acolhedor. Afinal, menos é mais, não é mesmo?! E ao apostar em uma decoração minimalista fica difícil errar, já que esse estilo é caracterizado pela sua elegância e bom gosto.

Decoração minimalista também cai super bem

Decoração minimalista também cai super bem

Esse tipo de decoração geralmente é carregado por uma atmosfera mais tranquila, algo muito bem-vindo em um ambiente corporativo. Outra grande vantagem é que o minimalismo também é bastante versátil, sendo possível explorar estilos dos mais rústicos até os mais modernos, segundo o seu gosto pessoal ou harmonizando com a própria personalidade da empresa.

9 – Refletindo o caráter da empresa

Quando decoramos nossa casa, geralmente apostamos em elementos que consigam refletir com fidelidade a nossa personalidade e nossos gostos pessoais. O mesmo vale ao pensar no design de interiores de um ambiente corporativo, só que nesse caso procurando evidenciar o caráter da empresa.

Antigamente, pensava-se que o ideal é que os lugares de trabalho fossem impessoais e sérios. Hoje, no entanto, a história já é outra. Muitas empresas estão escolhendo apostar em uma maior proximidade, tanto na relação com seus funcionários quanto com os clientes. E uma excelente maneira de alcançar esse objetivo é investir em uma decoração que reforce os valores da sua marca.

Decoração minimalista também cai super bem

Decoração minimalista também cai super bem

Quadros decorativos, por exemplo, são muito bem-vindos, e podem ajudar a transmitir a mensagem da sua empresa de forma visual e instintiva. Você pode optar por artes mais abstratas e conceituais, ou que transmitam uma ideia de maneira mais objetiva, como mensagens motivacionais, por exemplo.  

Outra alternativa bacana e acessível são os papéis de parede. Enjoou da decoração do escritório e quer renovar o espaço? Escolha um papel de parede que siga a identidade visual da sua empresa ou encomende um de acordo com a sua preferência. Isso vai garantir um ambiente único e cheio de atitude.

10 – Sensação de acolhimento

Por fim, é interessante buscar alternativas que façam com que os colaboradores da empresa e os clientes se sintam à vontade. Basta pensar: quais mudanças podem ser feitas no seu ambiente de trabalho para torná-lo um espaço mais acolhedor e afável?

Cômodos pequenos geralmente contribuem bastante com esse aspecto mais intimista, mas algumas pequenas inovações podem ser implementadas também em espaços maiores.  

Piso amadeirado pode ser usado a seu favor

Piso amadeirado pode ser usado a seu favor

Apostar em uma atmosfera familiar quase nunca tem erro. A madeira é um dos principais materiais utilizados para alcançar esse objetivo por meio da decoração. Pisos amadeirados favorecem a sensação de aconchego e conforto.

Uma boa sacada é investir em elementos que contribuam com essa atmosfera logo no hall de entrada ou na recepção do escritório. Vasos com flores naturais e livros espalhados pela mesa de centro funcionam como itens decorativos e formam um ambiente mais intimista. Oferecer um café logo na chegada dos clientes ou manter as xícaras à disposição para que possam se servir também é uma ótima ideia. Afinal de contas, quem é que não gosta de ser recebido dessa forma?!

Gostou das nossas dicas e modelos de inspiração? Qual dos escritórios mostrados aqui é o seu preferido? Compartilhe a sua opinião conosco nos comentários abaixo.