Nos dias atuais, o conceito de Retrofit tem se tornado cada vez mais presente no momento em que o tema é a revitalização de imóveis. Completamente introduzido no vocabulário de profissionais como engenheiros e arquitetos, mas ainda é um assunto desconhecido para as pessoas que não são deste ramo profissional, mesmo sendo uma das grandes tendências contemporâneas dessa área. 

Essa técnica, que possibilita uma reinterpretação de imóveis antigos, se iniciou na Europa, e atualmente, cerca de 50% das obras usam essa técnica. Este alto índice acontece porque nesses países existe uma legislação bastante inflexível para reformas de prédios antigos e históricos, e o procedimento de Retrofit possibilita algumas alterações sem desrespeitar essas regras.

Exemplo de Retrofit feito em prédio

Há uma hipótese de que esse ramo do mercado cresça a cada dia mais, uma vez que nas grandes capitais, existe uma carência de terrenos disponíveis para propostas completamente novas. De acordo com esse movimento, descrevemos neste artigo o que a técnica do Retrofit, e quais são as vantagens e principais características do método para que você que não é arquiteto, engenheiro ou um profissional da área também entender, de uma maneira simples e resumida o que é esse famoso e moderno método. 

O que é a técnica de Retrofit?

Esse método surgiu por parte de algumas empresas de arquitetura como uma forma de solucionar e melhorar os edifícios antigos e abandonados ou em situações ruins de conservação. É uma alternativa que procura revitalizar prédios antigos, proporcionando para elas novas funcionalidades e tecnologias sem mudar as propriedades principais e originais, dessa forma, concedida em estabelecimentos que são considerados como patrimônios históricos.

Retrofit é a preservação da identidade cultural
Retrofit é a preservação da identidade cultural

Além da técnica retrofit possibilitar novos resultados para diferentes alternativas de funcionalidade, ele proporciona a melhoria na prevenção contra incêndio,  traz uma maior segurança e novas soluções para fachadas. E reforma as instalações, atualizando os sistemas hidráulicos, elétricos de elevadores e telefonia. 

Leia mais: Iluminação para Escritório- qual escolher?

O método não se limita apenas a repaginação do prédio, ela também pode ser utilizada no mobiliário urbano, assim como em parques e outros lugares públicos.

As diferenças em relação a outros métodos

Em contrapartida da reforma e da restauração, a técnica de retrofit junta as duas características. Na restauração, o lugar tem suas conjunções originais restituídas, procurando manter o máximo que der do edifício como realmente é. E quando se trata da reforma, as mudanças e melhorias que são realizadas no local são feitas com o objetivo de transformar o ambiente, diversas vezes alterando até mesmo a sua utilização. 

 

Essa nova e moderna técnica une dois importantes conceitos, o de preservação de memória, que mantém todas as particularidades históricas e originais do espaço ou da edificação e o de inteligência predial, que traz para a obra novas tecnologias e modernidade ao ambiente, possibilitando também novas experiências. 

De que maneira é realizada essa revitalização

Uma construção de retrofit se inicia por uma pequena demolição, ou seja, a estruturação original da obra é ainda mais reforçada e as redes hidráulicas, elétricas e outras redes que necessitam ser reformadas são trocadas.

Novas e modernas tecnologias também são adicionadas a obra, e tudo isso é introduzido em um sistema de última geração e muito inteligente, que poderá ser monitorados por computadores à distância. 

É uma tendência que, principalmente a Europa, está adotando
É uma tendência que, principalmente a Europa, está adotando

E toda essa modernização vai se juntar com ótimo e bem executado trabalho de arquitetura. No momento em que for preciso a fachada é alterada por uma nova, o piso é elevado, são colocados acabamentos mais funcionais e entre outras modificações.

Há também outra espécie do método de retrofit mais básico que está crescendo muito na indústria desse ramo. Ela se restringe a mudar as instalações, sem alterar ou mexer na arquitetura do prédio. 

Em outros cenários o projeto pré-existente pode não possibilitar a introdução de muitas mudanças e tecnologias modernas. Por essa razão é extremamente relevante a presença e acompanhamento de profissionais qualificados que tenham conhecimento para orientar e conduzir todo o procedimento. 

Prós e contras da técnica Retrofit 

Se o projeto for planejado com qualidade e complexidade, um procedimento de Retrofit pode acabar saindo ainda mais caro de que uma obra feita do zero. É preciso procurar e contratar mão de obra certificada e especializada para fazer a concepção e executar o trabalho, sem mencionar que vai ser preciso gastar também com produtos e materiais.

No entanto, quando o projeto for finalizado, o lugar vai ter uma nova estrutura, mais funcional, mais inteligente e também mais sustentável, proporcionando uma maior acessibilidade e completamente apropriado para as necessidades do dono.

Os imóveis ficaram com outros olhares, uma releitura mais moderna e jovial
Os imóveis ficaram com outros olhares, uma releitura mais moderna e jovial

Como por exemplo, a opção de controle por meio de sensores e câmeras possibilitam muito mais segurança ao local, além de que as novas redes de iluminação que estão disponíveis no mercado, chegam a gastar aproximadamente 40% a menos de energia.

Um dos grandes benefícios que mais atrai a atenção dos proprietários para optar por esse modelo de serviço, ou seja, por essa técnica, é que ela possibilita uma alta valorização da propriedade na indústria imobiliária. Existem alguns prédios como exemplo em São Paulo e no Rio de Janeiro que passam por esse método de Retrofit e puderam ver o preço do seu metro quadrado não só aumentar, mas triplicar. Em alguns contextos podem aumentar ainda mais do que isso. 

O Retrofit tem tudo para avançar como uma das principais ou até mesmo a principal no momento de revitalizar edificações. A partir de tantos benefícios desencadeados e resultados que satisfazem os clientes, vale muito a pena conhecer mais de perto sobre o método do momento. 

Contudo, é muito importante lembrar que essa é uma técnica nova e moderna, o que quer dizer que exige conhecimento especializado no assunto e de profissionais que sejam qualificados e certificados para planejar, trabalhar, executar e tirar todas as dúvidas de quem o contrata. 

Por essa razão que procurar por indicações de profissionais de confiança faz toda a diferença no procedimento, desde os primeiros questionamentos que surgem, o planejamento do projeto, a vontade do proprietário em manter a originalidade do edifício e de acrescentar algo novo, as novidades funcionais, assim com as tecnologias inteligentes que precisam de especialização e a finalização do projeto. 

Posts Similares