Características de ambientes comerciais e corporativos

Edifício comercial e edifício corporativo. Assim como no mercado imobiliário, no ramo de arquitetura também podem ocorrer algumas dúvidas entre os conceitos de edifícios corporativos e comerciais. Você muito provavelmente ter ouvido falar sobre eles, mas sabe a diferença entre os dois?

Para evitar confusões na hora de contratar um serviço especializado em arquitetura, vale a pena dar uma olhada nesse artigo! Vamos responder aqui, as principais perguntas que cercam esse setor. Embora existam muitas semelhanças, há muitas diferenças entre prédios voltados aos serviços comerciais e prédios de cunho corporativo. Veja só!

No que esses conceitos se diferem e se assemelham?

Ambos os formatos têm um objetivo em comum: aproximar e facilitar as relações entre colaboradores, clientes e fornecedores. Mas o edifício corporativo é focado em companhias que precisam expor sua marca.

Além disso, é mais comum que sejam projetadas salas específicas para cada setor nesse tipo de negócio. Por exemplo, o RH, a gerência e a supervisão, geralmente não ficam na mesma sala que o auxiliar administrativo. Isso significa que o edifício corporativo é normalmente ocupado por um único empreendimento, entendeu?

Quais são os aspectos do edifício corporativo?

Na maioria das vezes, os prédios corporativos são utilizados por empresas de médio a grande porte, isso porque a estrutura é maior e demanda mais investimento com instalações, projetos e adequação do espaço de trabalho. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba são ótimos exemplos para quem deseja ver uma empresa dessas de perto.

Modelo de edifício corporativo
Modelo de edifício corporativo

Neste sentido, o empresário pode optar por adquirir um edifício já pronto, ou investir em obras que ainda não terminaram.

Quais são os aspectos do edifício comercial?

Ao contrário do espaço corporativo, um edifício comercial é usado por várias empresas, mesmo que não haja uma relação entre as atividades exercidas ali. Normalmente, um edifício comercial é ocupado por empreendimentos de pequeno e médio porte. São exemplos: pequenos comércios, escritórios de advocacia, consultórios de odontologia, agências de publicidade, entre outros.

Os profissionais que utilizam um ambiente comercial, não precisam de um grande espaço como os empresários vinculados aos edifícios corporativos. Isso porque geralmente, esses pequenos empreendimentos não são ramificados em uma grande quantidade de setores, o que acaba facilitando na hora de investir no local escolhido para sediar o empreendimento.

Por isso é fundamental analisar o seu tipo de negócio e qual é o projeto que mais vai se encaixar de acordo com as suas necessidades do dia a dia.

Como faço para investir em um edifício comercial ou corporativo?

Para começo de conversa, observar o seu plano de negócio é primordial. Em qual categoria a sua empresa se encaixa? Depois de pensar e traçar todos os seus objetivos é hora de buscar um arquiteto especializado em trabalhos corporativos ou comerciais.

No caso do espaço corporativo, os investimentos serão maiores, principalmente àqueles que se referem à tecnologia e inovação. No entanto é preciso pensar no resultado que essa transformação vai de proporcionar lá na frente. Analise as vantagens e desvantagens de injetar capital num prédio que já está pronto, ou que ainda não foi concluído, assim fica mais fácil de tomar uma decisão.

Agora, se você deseja investir em um espaço comercial, vale a pena observar as opções existentes no mercado. Os profissionais autônomos geralmente compram ou alugam salas para atender os clientes da sua empresa.

Qual a diferença entre a arquitetura corporativa e a arquitetura comercial?

Grosso modo, as duas especialidades vão te ajudar a otimizar o seu negócio e garantir resultados mais efetivos. Ambas vão trabalhar na funcionalidade do espaço físico pensando no propósito da sua empresa como prioridade.

Diferença entre espaço corporativo e comercial
Diferença entre espaço corporativo e comercial

Pensar em um ambiente de qualidade, conforme explicamos em outras ocasiões pode e deve estar no seu plano de investimento, já que clientes e colaboradores vão se sentir muito mais confortáveis em um espaço planejado de acordo com as necessidades da empresa, não é mesmo?

Sonho de todo empreendedor, um espaço físico esteticamente bonito e funcional pode se tornar realidade. Além disso, estudos na área de marketing e administração apontam que o visual da loja, escritório ou corporação podem impactar diretamente na produtividade e na lucratividade do negócio!

Atualmente o mercado da arquitetura oferece uma variedade de profissionais especializados nesse tipo de projeto. Lembrando que um arquiteto corporativo ou comercial vai muito além da análise do ambiente. Quando decidir fazer esse investimento, é importante expor ao especialista quais são as principais metas da sua empresa e qual o modelo de negócio a ser trabalhado ao longo do planejamento. É ele quem vai pensar na beleza, conforto e funcionalidade do ambiente.

E aí? Que tal começar a caminhar rumo à consolidação da sua marca no mundo empreendedor? Não perca essa oportunidade…. Sabendo a diferença entre edifícios corporativos e comerciais, você poderá ter maior clareza na hora de fazer sua pesquisa de escritórios de arquitetura especializados nesse tipo de serviço! Boa sorte!

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