escritório

Home office, coworking, escritório virtual ou sala comercial? Esta é uma pergunta que muita gente faz na hora de escolher o ambiente para o seu negócio. Para te ajudar, abordamos, neste post, as principais características, vantagens e desvantagens de cada espaço. Confira!

A nova realidade do mercado de trabalho trouxe maior flexibilidade para os trabalhadores. Se antes a única opção era se deslocar diariamente até a empresa, agora é possível trabalhar remotamente e fazer da sua própria casa o seu escritório.

O famoso home office ou simplesmente trabalhar em casa, pode ser uma ótima opção para profissionais liberais como jornalistas, designers, publicitários, editores de vídeo, entre outros.

Independente da sua ocupação, na hora de escolher o seu ambiente de trabalho é imprescindível levar em consideração o seu perfil. Algumas pessoas se tornam mais produtivas quando submetidas a uma rotina bem determinada, com horário para entrar e sair da empresa. Já outras, preferem o conforto e a flexibilidade que o trabalho remoto proporciona.

Além da produtividade, em alguns casos é necessário ficar atento também aos custos que cada escolha envolve. Se você acabou de abrir o seu próprio negócio, alugar um escritório pode não ser financeiramente inteligente em um primeiro momento.

Home office

Em muitas empresas com regime de contratação PJ (Pessoa Jurídica) é oferecido ao colaborador a opção de trabalhar alguns dias em casa, ou até mesmo de realizar o trabalho totalmente remoto.

O home office também é uma opção muita bem-vinda para novos empreendedores que desejam reduzir os custos com a locação de um espaço próprio.

Além de empreendedores, pessoas que possuem um emprego fixo e realizam trabalhos paralelos (freelancer) fora do horário de expediente, costumam escolher a modalidade home office.

Seja qual for a situação, para que o home office se torne uma opção interessante é indispensável ter disciplina. A nossa casa tem diversos atrativos e manter a atenção e a disposição quando o sofá, a cama ou a televisão estão a poucos metros de nós, pode não ser uma tarefa fácil.

home office

Home office é uma das modalidades de trabalho que mais atraem profissionais liberais

Quer fugir da tentação de procrastinar? Uma ótima dica é estabelecer horários fixos de trabalho. Alguns especialistas recomendam também vestir-se  como se estivesse saindo para o trabalho. Ficar o dia inteiro de pijama pode atrapalhar a produtividade.

Mas assim como existem pessoas que ignoram as obrigações quando estão trabalhando em casa, também existem aquelas que esquecem de descansar. Pular as refeições e trabalhar horas a fio sem realizar algumas pausas pode ser muito prejudicial para a saúde. Lembre-se que o equilíbrio é sempre a melhor opção.

Vantagens do home office

Flexibilidade de horário:

Este é sem dúvida o maior atrativo do home office. Estabelecer os próprios horários de trabalho e ser dono da sua própria rotina é algo que realmente chama a atenção de muita gente. Afinal, ter um tempo livre para conseguir participar mais ativamente da vida dos filhos ou para cuidar de si próprio, faz muita diferença na qualidade de vida.

Uma pesquisa realizada por estudantes da Universidade de Princeton e Harvard, identificou que os trabalhadores estão dispostos a receber um salário 8% menor caso seja oferecida a oportunidade de trabalhar em casa.

Diminuição de custos com transporte:

O deslocamento diário acarreta um custo alto para o trabalhador. Utilizar o transporte público pode ser algo financeiramente mais atrativo. Apesar disso, para quem mora em uma metrópole, o trajeto até o trabalho de transporte público pode levar algumas horas e ser estressante.

Já para quem decide ir trabalhar de carro, os custos com combustível e estacionamento são elevados. Além é claro, de correr o risco de ficar preso no trânsito.

Por esses motivos, não é surpresa se alguém preferir trabalhar em casa ao invés de enfrentar diariamente o desafio que é se deslocar em uma cidade grande, como é o caso da cidade de São Paulo.

Economia de aluguel:

Home office é uma opção atrativa para empreendedores que decidiram abrir o seu próprio negócio a pouco tempo. Alugar um escritório em uma região comercial da cidade é muito caro e, muitas vezes, inviável para quem está começando.

Por mais pessimista que possa parecer, alguns especialistas recomendam que os novos empreendedores segurem um pouco a empolgação e não aluguem um espaço próprio nos primeiros meses da empresa. Para não ter surpresas desagradáveis, espere um tempo para o negócio se consolidar. Na hora de escolher o espaço para o seu negócio, pé no chão é essencial.

Desvantagens do home office

Distrações e procrastinação:

Como já falamos aqui, uma das maiores desvantagens do home office é a procrastinação. Afinal, às vezes é quase impossível manter a concentração em ambientes com tantos atrativos, como é o caso da nossa casa.

Para que o trabalho seja produtivo, tente adotar algumas estratégias para melhorar o seu desempenho. Se possível, escolha um lugar tranquilo e livre de distrações.

Falta de socialização com os colegas de trabalho:

Quem não gosta de colocar o papo em dia com os colegas de trabalho no horário de almoço ou durante as pausas.? Por mais que a tecnologia facilite a comunicação, a interação no dia a dia, para algumas pessoas, é importante. No caso do trabalho home office, você estará sozinho voa parte do tempo.

Falta de rotina:

A produtividade é algo muito importante para profissionais freelancers, já que a remuneração, muitas vezes, depende da quantidade de trabalho. Aquela velha expressão “tempo é dinheiro”, neste caso se aplica muito bem. Para evitar que o dia seja pouco produtivo, tente estabelecer uma “rotina” e determine horários fixos de trabalho. Esta pequena atitude pode fazer diferença no final do mês.

Coworking

De acordo com o Censo Coworking 2018, no Brasil existem mais de 1.194 unidades de coworking, que atendem cerca de 214 mil pessoas. Para quem não gosta muito da ideia de trabalhar em casa, o coworking pode ser uma alternativa viável.

Em linhas gerais, coworking é um lugar em que diferentes pessoas dividem o mesmo espaço de trabalho. Em locais como este é disponibilizado ao usuário uma estação de trabalho com uma mesa e acesso a internet. Se você optar por trabalhar em um coworking, não esqueça de levar o seu notebook e carregadores.

Além de mesas de trabalho, as empresas que contam com este tipo de serviço possuem salas de reuniões e espaços de convivência.

Se a ideia é utilizar o espaço diversas vezes na semana, uma boa dica é pesquisar os planos que as empresas oferecem.

Antes de fechar um plano, certifique-se de que o local e o ambiente estão de acordo com as suas preferências. Gosta de interagir com outras pessoas? O coworking é a escolha certa.

Vantagens do coworking

Networking:

Trabalhar em um ambiente com diferentes pessoas é um forte atrativo deste tipo de espaço. As possibilidades de contato profissional (networking) são muito grandes. Especialistas consideram o surgimento do coworking como um movimento cultural de uma geração que possui uma forte visão empreendedora.

Menor custo:

Alugar uma sala comercial em uma região privilegiada de uma grande cidade tem um custo elevado. O coworking se apresenta como uma ótima alternativa para profissionais que não gostam da ideia de fazer da casa o seu próprio escritório.

As empresas oferecem diferentes tipos de plano, e não será muito difícil encontrar algum que se encaixe perfeitamente no seu orçamento.

Desvantagens

Dificuldade de concentração:

Como qualquer outra coisa na vida, existem vantagens e desvantagens em escolher o coworking como seu espaço de trabalho.

Se você tem dificuldade em manter a concentração no trabalho, compartilhar a sala com outras pessoas talvez não seja uma boa ideia.

Como já ressaltamos aqui, antes de escolher a melhor opção para você, leve em consideração o seu perfil.

Restrição de horário:

Os espaços de coworking possuem horários fixos de funcionamento, o que, talvez, possa atrapalhar a sua organização diária. Antes de fechar o pacote, certifique-se de que o horário de funcionamento seja adequado para a sua rotina.

Deslocamento:

Os espaços de coworking estão localizados, em sua maioria, nos centros da cidade. Na hora de escolher o seu espaço de coworking, considere o tempo de deslocamento.

coworking

Coworking é uma ótima opção para quem não gosta da ideia de trabalhar em casa

Escritório virtual

Este tipo de serviço é uma ótima opção para quem deseja trabalhar em casa, mas precisa de um endereço comercial, ou empresas que precisam ter filiais em outras cidades sem arcar com os custos de locação de um espaço, por exemplo.

O nome pode causar uma certa estranheza, mas a ideia é simples: o escritório virtual é um tipo de serviço no qual é oferecido atendimento telefônico personalizado, recebimento de correspondência e locação de salas de reuniões.

O serviço também é muito procurado por pessoas que desejam ter um endereço para ser utilizado em sites, folders e cartões de visita.

escritório virtual

Vantagens

Custo reduzido

O escritório virtual é uma ótima opção para empresas que possuem um modelo de negócio que dispensa a necessidade de um lugar fixo.

Ao optar por este tipo de serviços, você estará livre de custos como a compra de móveis, reforma de um espaço e decoração.

Endereço corporativo

Este é o maior atrativo do serviço de escritório virtual. Com o endereço corporativo, você conseguirá legalizar a sua empresa, além de utilizá-lo para entrega de correspondências.

Geralmente, as empresas que oferecem esse serviço estão localizadas em endereços privilegiados da cidade, fator que pode gerar, segundo alguns especialistas, credibilidade para o seu negócio.

Gerenciamento de correspondências

Se você não quer utilizar o seu endereço residencial ou alugar uma caixa postal para receber as suas correspondências, a melhor alternativa é contratar o serviço de escritório virtual.

A empresa contratada será responsável por enviar uma mensagem imediata assim que receber a correspondência. Caso o cliente prefira, ele pode contratar um serviço de envio digitalizado ou solicitar que a entrega seja realizada no seu endereço residencial. Comodidade é a principal característica desse tipo de serviço.

Desvantagens

Impossibilidade de interação

Em um escritório convencional, os colaboradores têm a oportunidade de interagir uns com os outros, algo que muitas empresas valorizam. É comum, por exemplo, em uma entrevista de emprego, o recrutador perguntar sobre como é a sua relação com os colegas de trabalho.

Atendimento pouco eficaz:

Uma das principais reclamações de quem escolhe o serviço de escritório virtual é em relação ao atendimento. As empresas, geralmente, contam com poucas recepcionistas para atender um número elevado de clientes. Além disso, por não conhecer todos os detalhes de todas as empresas, elas podem ter dificuldade em responder algumas dúvidas mais dúvidas mais específicas dos clientes.

Sala comercial

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Nesse processo de ser o seu próprio chefe, muitas pessoas procuram um imóvel com salas comerciais.

Durante a pesquisa do melhor local, leve em consideração a localização do imóvel e se o espaço atende às suas necessidades, como o número de salas, o tamanho, a quantidade de banheiros, etc.

Vantagens

Credibilidade

Se você está um pouco confuso com este tópico, pense em uma situação: você decidiu fazer uma pesquisa na internet para saber mais informações sobre uma empresa e…..Não conseguiu encontrá-la! Certamente, a situação vai te dar uma sensação de que talvez não se trate de um negócio realmente sério. Não é mesmo?

O mesmo acontece com o espaço físico. Ter um endereço próprio, em algumas situações, pode passar uma imagem positiva sobre a empresa.

Além disso, em situações como reuniões ou negociações ter um endereço próprio será, dependendo do tipo do seu negócio, muito benéfico para você.

Ambiente profissional

Por mais que o home office ofereça comodidade e conforto, ter um ambiente profissional pode ser muito vantajoso para o seu negócio ou para a sua empresa.

Investir na compra ou locação de uma sala comercial, pode te ajudar a ter maior concentração nas suas tarefas diárias, além é claro, de auxiliar na implementação de uma rotina de trabalho.

Desvantagens

Custo alto

Não é surpresa para ninguém que alugar um espaço próprio demanda um investimento maior. Além do aluguel, custos como consumo de energia elétrico, serviço de internet serão despesas fixas. Por isso, na hora de decidir qual é o melhor tipo de escritório para você, considere os gastos envolvidos.

Caso decida alugar uma sala comercial em uma localização mais central da cidade, tenha em mente o alto valor envolvido. Manter uma sala comercial na Avenida Paulista, por exemplo, é algo extremamente caro.

Conclusão

Felizmente, diferente do que ocorria a 20 anos atrás, temos a disposição uma grande quantidade de possibilidades e podemos usar a que melhor se enquadre em nosso perfil.

Profissionais liberais com estrutura em casa podem usar um homeoffice que também pode ser usado para complementar o serviço de funcionários CLT.

Empresas pequenas podem iniciar em um Coworking e se você tem uma organização consolidada ou precisa de respaldo como um escritório de advocacia, pode optar por um escritório corporativo com a sua cara.