coworking

Sala de coworking é uma ótima alternativa para quem não quer investir em um escritório privativo. Neste artigo, explicamos como funciona a dinâmica de uma sala de coworking, além de abordar as vantagens e desvantagens desse espaço.

O que é uma sala de coworking

Primeiramente é importante ressalta que o termo coworking é uma criação do designer de games, Bernie de Koven.

Em 2005, surgiu nos Estados Unidos o primeiro coworking. Brad Neuberg e dois empreendedores fundaram uma empresa baseada no conceito.

O coworking é um espaço onde diferentes profissionais compartilham o mesmo ambiente de trabalho. Basicamente, é como se diferentes empresas compartilhassem o mesmo escritório.

Além de dividir a mesma sala, os profissionais também dividem espaços como salas de reuniões e infraestrutura, como a sala do café, scanners e impressoras.

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2018 pelo Coworking Brasil, o serviço de coworking existe em 26 estados brasileiros e atende mais de 214 mil pessoas.

Um dos maiores benefícios deste serviço, é, sem dúvida, o custo-benefício. Ao trabalhar em uma sala de coworking, o profissional não precisará arcar com custos como a compra dos móveis, serviço de internet, entre outros.

O funcionamento deste tipo de serviço é simples: o profissional aluga uma estação de trabalho em uma sala compartilhada.

Além de utilizar a estação de trabalho, o profissional desfruta também da estrutura física oferecida pela empresa de coworking, como serviço de internet e recepção.

Coworking no Brasil

O primeiro coworking no Brasil foi criado na cidade de São Paulo, em 2007.

De acordo com dados da comunidade Coworking Brasil, a modalidade se popularizou no país em 2017. Na época existiam, existiam 810 coworkings.

Atualmente, existem 1.194 espaços de coworking, segundo revelou Censo Coworking divulgado em 2018,

Sala de coworking: para quem o espaço é indicado?

Inquestionavelmente, este serviço é aconselhado para profissionais liberais como profissionais de comunicação e designers, além de freelancers.

É comum o profissional procurar o serviço de coworking após ter tido a experiência ruim trabalhando em casa (home office).

À primeira vista, trabalhar em casa parece ser o cenário dos sonhos. Não podemos negar que o home office tem muitos atrativos, como a redução de custos e o fato de não ter que se deslocar diariamente para o trabalho.

Porém, uma sala de coworking é um ambiente muito mais profissional em comparação a nossa casa, por exemplo.

Vantagens da sala de coworking

A sala de coworking é realmente para você? Selecionamos algumas vantagens e desvantagens para te ajudar na sua decisão.

Redução de custos

Como já falamos aqui, a maior vantagem da sala de coworking é a redução de custos.

Alugar uma sala comerical, dependendo da localização e do tamanho, tem um custo alto. Além do aluguel da sala, existem outros custos envolvidos como, em alguns casos, a reforma do espaço, compra de móveis, custos fixos, condomínio, entre outros.

Networking

O contato com outros profissionais é outra grande vantagem do coworking.

Nesses espaços é possível conhecer profissionais de diferentes áreas e trocar experiências, que podem ser muito importantes para o nosso trabalho. Sendo assim, se a ideia é conhecer outras pessoas que possam te ajudar na sua carreia profissional, o coworking é uma ótima opção.

Flexibilidade

As empresas de coworking oferecem diferentes tipos de pacotes. Sendo assim, se você não quiser desfrutar do espaço cinco vezes por semana, é possível, desfrutar do espaço apenas algumas vezes durante a semana. Os valores dos pacotes são variáveis, e dependem de fatores como a quantidade de dias e dos espaços utilizados (sala de reuniões, estação de trabalho, entre outros).

Para quem precisa trabalhar aos finais de semana, vai gostar de saber que alguns coworkings funcionam nesses dias. Mas, vale ressaltar que o horário de funcionamento pode sofrer algumas alterações em comparação aos dias úteis.

Além da flexibilidade em relação aos dias, outra vantagem do coworking é a possibilidade de você fazer os seus próprios horários, uma ótima alternativa para quem não tem horários fixos de trabalho.

Alternativa ao home office

Se você já trabalhou em casa sabe que por mais atrativa que a ideia possa fazer, existem algumas desvantagens. Por exemplo, a falta de infraestrutura (móveis adequados), o perigo da procrastinação e a falta de contato.

Comodidade

Alugar uma sala comercial própria pode ser uma boa ideia para alguns profissionais. Mas, se você quer fugir da burocracia do processo de alugar um imóvel, uma boa alternativa é a sala de coworking.

A contratação de um pacote é algo muito simples. Você terá apenas que pesquisar a empresa que melhor se encaixa nas suas necessidades e fechar um pacote.

Sala de coworking: desvantagens

Para que você consiga fazer uma análise mais criteriosa do melhor espaço de trabalho para você, é importante saber que uma sala de coworking também apresenta desvantagens, sendo elas:

Falta de privacidade:

Para pessoas que gostam de trabalhar em lugares silenciosos, a sala de coworking pode não ser uma boa ideia. De acordo com alguns especialistas,  profissionais que trabalham, por exemplo, com a análise de dados devem optar por outro tipo de espaço para trabalhar.

Além do barulho, outro ponto a ser considerado é a possibilidade de ter dificuldade de se concentrar em um espaço como esse. Se você se distrai com a movimentação de pessoas, talvez seja melhor escolher outro espaço ao invés da sala de coworking.

Por ser um ambiente mais descontraído em comparação ao espaço corporativo, as pessoas tendem a conversar mais durante o trabalho.

Dificuldade de concentração:

Caso você realize atividades analíticas, tenha em mente que, talvez, seja um pouco mais difícil se adaptar a um espaço como a sala de coworking. Diferentemente da sua casa, você não vai conseguir ter controle do ambiente.

Mas, se você quer apostar no coworking, uma ótima dica é reservar a sala de reuniões para trabalhar. Não esqueça de verificar a disponibilidade do ambiente. Como você deve imaginar, as salas de reuniões costumam ser muito procuradas.

Dicas

Onde encontrar?

Para você que está convencido de que a sala de coworking é a melhor opção para o seu perfil, uma boa dica é pesquisar no site do Coworking Brasil. O site catalogou mais de 600 espaços de coworking no Brasil.

O coworking é para você?

Se você ainda não tem certeza se a sala de coworking é a melhor opção para você, uma ótima dica é frequentar o espaço esporadicamente, você não precisa fechar um pacote logo de cara.

Por fim, antes de fechar o pacote leve em consideração o seu perfil e as atividades que você exerce. Pessoas mais extrovertidas e que buscam parcerias ou contatos de trabalho costumam gostar da ideia de trabalhar em uma sala de coworking.