sala comercial

Aluguel de sala comercial é algo que varia muito. Se você é proprietário de uma sala comercial, certamente já ficou em dúvida na hora de definir o aluguel do seu imóvel. Para que o valor seja justo para ambas as partes (proprietário e locatário), selecionamos algumas dicas para te ajudar a estabelecer o melhor valor possível. Confira!

Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de estabelecer o valor do aluguel da sala comercial. Afinal, caso o aluguel seja calculado de maneira incorreta, o proprietário pode ser prejudicado.

Se o valor cobrado for muito acima do esperado, provavelmente, o imóvel ficará desocupado por muito tempo. Assim como também, se o valor for muito baixo, o proprietário sairá no prejuízo.

Valor locativo

Antes de mais nada, é importante saber que o valor locativo de um imóvel é definido pelo valor real e atual, levando em consideração:

  • a natureza da locação (residencial, comercial)
  • a localização do imóvel: regiões centrais costumam ser mais caras. Outro fator que encarece o aluguel do imóvel é a facilidade de acesso ao transporte público, imóveis próximos ao metrô são mais caros.
  • o ponto comercial
  • se o imóvel está mobiliado ou não: como você deve imaginar, o aluguel de imóveis mobiliados são mais caros.

Agora que você já sabe alguns fatores importantes que influenciam diretamente no valor do aluguel, aprenda como calculá-lo.

Na hora de calcular o aluguel da sua sala comercial, siga o passo passo proposto neste artigo:

1. faça o cálculo do aluguel, levando em consideração o valor do imóvel

Por mais óbvio que possa parecer, o primeiro passo para calcular corretamente o valor do aluguel da sua sala comercial, é considerar o valor do imóvel.

Há alguns anos atrás, era comum o proprietário cobrar 1% do valor do imóvel. Por exemplo, se o imóvel era avaliado em R$ 200.000, o valor do aluguel era de R$ 2.000.

Hoje em dia, o meu praticável é cobrar uma porcentagem igual ou inferior a 0,75% do valor do imóvel, por exemplo.

2. Pesquise Sala Comercial

Se você pretende colocar a sua sala comercial para alugar, uma boa dica é pesquisar bastante. Faça uma pesquisa em sites de imobiliárias com o objetivo de fazer uma análise comparativa.

O valor que você pretende cobrar está de acordo com a região? Existem salas comerciais na região com mesmo tamanho da sua e com valor abaixo do que você pretende praticar?

Ou seja, verifique os valores do mercado imobiliário praticados na sua região.

A avaliação criteriosa do mercado é algo essencial para quem deseja alugar salas comerciais.

pesquisar

3. Sala comercial: avalie a localização do imóvel

Como já ressaltamos, a localização do imóvel é um fator que incide diretamente no valor do aluguel. Alugueis de salas comerciais localizadas em regiões que possuem estruturas comercial e de transportes mais desenvolvidas, são mais caros.

No caso de um espaço comercial, algumas características são importantes para encarecer o valor do aluguel. Por exemplo, a presença de estacionamento no local costuma ser um critério muito importante.

Por isso, na hora de calcular o valor do aluguel do seu espaço, preste atenção seu entorno.

4. Leve em consideração se a sala comercial está mobiliada

Outro fator que incide diretamente no valor do aluguel é o fato de ele estar mobiliado.

De acordo com alguns especialistas, é possível cobrar de 20 a 30% a mais do valor do aluguel caso a sala comercial esteja mobiliada.

Se a sua sala comercial estiver mobiliada e principalmente com um projeto de arquitetura comercial sofisticado, provavelmente você coneguirá obter um valor maior ainda.

5. Considere o estado do imóvel

Além dos fatores já citados, muitos proprietários esquecem de considerar o estado do imóvel. Se o locatário precisar fazer muitas melhorias na sala comercial, obviamente o valor do aluguel deve ser reduzido.

Salas que precisam de reforma costumar ser mais difíceis de alugar. O tamanho e o padrão de acabamento do imóvel são dois pontos importantes a serem levados em consideração. O Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) calcula periodicamente o Custo Unitário Básico (CUB). Uma boa dica é ficar atento a essa referência para fazer um cálculo justo.

6. Tempo de uso

Na hora de fazer o cálculo do aluguel da sua sala comercial, considere dois pontos importantes: a localização (já mencionada aqui) e o tempo de uso.

Quanto maior o tempo de uso do imóvel, maior será também a sua taxa de depreciação. Da mesma forma, imóveis mais bem conservados costumam ser mais caros. Fique atento a este fator quando for definir o valor do aluguel

7. Não esqueça de colocar na conta os valores do IPTU e condomínio

Outros pontos importantes a serem considerados para definir o valor do aluguel são os valores do condomínio e do IPTU.

Caso o IPTU já tenha sido quitado, o proprietário pode acrescentá-lo no valor do aluguel, repassando assim, a despesa para o locatário. Lembrando sempre da regra básica de que o valor do aluguel deve ser justo para ambas as partes.