Viver no mundo corporativo é constantemente estar atento às métricas de negócio, indicadores que guiam essa experiência. Elas existem em praticamente todos os departamentos de grandes empresas, podendo se apresentar de diversas formas. O financeiro tem as suas, o marketing tem outras, enquanto a diretoria tem mais algumas para analisar. No fim das contas, porém, o que importa é o desempenho quando o ano acaba e o sucesso, ou não, que elas trazem.
Com isso em mente, é bastante interessante compreender o que são essas métricas e porque tanto se fala nelas. Para isso, confira nos parágrafos a seguir sua importância, alguns exemplos dessas medidas e como aplicá-las nos mais diversos setores de uma organização.
Bastante comuns no ambiente corporativo, as métricas de negócio representam uma forma de avaliar o desempenho de um ponto em específico. Assim, esses são indicadores que tem como objetivo comparar o resultado atual ao de períodos anteriores, bem como ao planejado. Dessa forma, conseguem mensurar a maneira como o trabalho está sendo realizado.
Basicamente, tudo pode ser transformado em métrica, bastando determinar uma forma mensurável de avaliar os números. Com isso feito, se faz preciso verificar constantemente esses valores e tentar, ao longo dos meses, melhorá-los. Esse, afinal, é o propósito de trabalhar com tais indicadores: compreender a evolução de um tópico e guiá-lo ao sucesso.
Uma informação relevante nessa discussão é que em diversos locais você pode encontrar o termo KPIs. Este se refere a Key Performance Indicators, ou Indicadores Chave de Performance, no português. De forma simples, eles dizem respeito ao mesmo que as métricas, e podem ser utilizados com a mesma finalidade.
Ao compreender o funcionamento e o objetivo das métricas de negócio, fica simples entender sua importância. São elas, então, que garantem a evolução de determinada atividade e, consequentemente, do departamento e da empresa como um todo. O que poucos sabem, porém, é que com esses indicadores também é possível qualificar outros pontos além das tarefas somente.
O desempenho de todos os colaboradores é avaliado constantemente por meio dessa estratégia, eles tendo consciência ou não. O mesmo pode ser dito a respeito dos resultados da organização. Assim, todos os aspectos do funcionamento e da atuação de uma corporação estão suscetíveis à técnica, o que na realidade acaba sendo uma notícia bastante positiva.
Como explicado mais acima, todos os departamentos de uma empresa se utilizam de métricas de negócio para avaliar seu desempenho. Na prática, porém, o que se vê são indicadores diferentes para cada setor, já que diversos são os pontos analisados. Não seria certo, afinal, o departamento financeiro utilizar os mesmos parâmetros que o de marketing.
Por meio desses critérios, os gestores possuem uma ideia melhor do que está ocorrendo nesse momento, bem como o que esperar do futuro. Dessa forma, é natural que a análise das métricas seja tarefa dos líderes. Um ponto importante é que a diretoria possui os seus indicadores também, os quais ela utiliza para compreender a produtividade da equipe e os resultados da companhia.
Quem já trabalhou em mais de uma empresa sabe que cada organização se utiliza das métricas que mais se encaixam em suas necessidades. Não à toa, é comum ser preciso um período de adaptação para compreender ao certo cada uma delas. Ainda assim, há determinados padrões, os quais podem ser vistos na grande maioria das corporações, independentemente de seu porte ou setor de atuação. Para entendê-las, então, o ideal é visualizá-las de acordo com seu departamento e / ou objetivo.
Como você já pôde entender, diferentes setores contam com métricas de negócio distintas, adaptando-as à sua situação. Logo, o departamento de Recursos Humanos tem como foco a análise de índices referentes aos profissionais que trabalham para a organização. Dessa forma, alguns de seus mais utilizados KPIs são:
Sem dúvida alguma, não é possível citar métricas do negócio e deixar de lado o departamento financeiro. O trabalho com números, afinal, é sua especialidade, o que por si só já justifica tal utilização. Mais do que isso, porém, os indicadores se fazem, importantes aqui para determinar a saúde financeira da empresa. Assim, alguns dos KPIs mais utilizados por esse setor são:
Outro setor que acompanha com regularidade seus indicadores é o departamento de Marketing. Aqui, o foco está em determinar a viabilidade e compreender os resultados de inúmeras ações estratégicas e de comunicação. Como um time que faz diversos investimentos, é preciso prestar contas à diretoria, e são esses KPIs que justificam os valores aplicados. Alguns dos principais são:
Nada mais lógico do que o setor que mais trabalha com metas ter um grande volume de métricas de negócio também. Esse é o departamento comercial, o qual se utiliza de tais KPIs para compreender as vendas de determinado período e compará-las ao valor projetado, bem como a períodos passados. Assim, os profissionais de vendas se baseiam em índices como:
Outro setor que conta com inúmeros KPIs é o de logística, que trabalha constantemente com metas e objetivos. Nesse caso, a grande maioria deles está relacionada à entrega dos produtos, o que pode ser verificado nos principais índices averiguados aqui:
Como explicado no início do texto, não somente tarefas ou aspectos comerciais podem se utilizar das métricas de negócio. O desempenho dos próprios colaboradores é sempre avaliado com o auxílio dos indicadores. Em geral, eles são retiradas dos resultados de cada profissional, bem como de testes e análise feitos ao longo do ano. Assim, alguns exemplos são:
Por fim, nada mais natural do que a diretoria de uma empresa ter suas próprias métricas de negócio. Na verdade, seu foco está no resumo de tudo o que foi visto acima, possibilitando assim que os gestores tomem decisões a respeito da atuação da organização. Assim, pode-se verificar como principais KPIs para tais profissionais:
Não é novidade alguma que avaliar o desempenho de uma empresa é vital para seu funcionamento no mercado atual. Ainda assim, há algumas métricas de negócio que se destacam nesse momento, sendo preciso ter foco nelas. No que diz respeito aos índices que se relacionam à estrutura da empresa, é interessante analisá-los junto a parceiros que tragam conhecimento e experiência à discussão.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!
Milhões De estudantes buscam todos os anos pelas melhores faculdades de arquitetura do país para…
Não é segredo nenhum que inúmeras são as empresas que investem pesado em brindes para…
A união entre um escritório a um galpão industrial está cada vez mais em alta…
A quantidade ideal de banheiros por pessoa em seu escritório é um dos fatores mais…
Você já ouviu falar em neuroarquitetura? Ela é uma área da ciência responsável por entender…
Uma pesquisa de 2017 encomendada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) revelou…