estilo moderno

O estilo moderno é um dos mais conhecidos da arquitetura atualmente, mas nem sempre utilizado corretamente. Muito confundido com o contemporâneo, apresenta traços diferentes, especialmente por seguir o movimento modernista. Independentemente disso, é uma forma de aplicar traços interessantes do design de interiores às roupas, com looks masculinos e femininos.

Focando no ambiente de trabalho, é uma maneira de conciliar uma mobília bonita e confortável a traços simples e minimalistas. Por conta disso e da utilização de diversos materiais, acaba se apresentando como uma magnífica união entre os mais diferentes estilos de decoração. Sendo assim, compreender plenamente sua aplicação é um meio bastante indicado para criar lindos ambientes para sua equipe.

Para entender melhor o estilo moderno e suas características, confira as informações abaixo. Dessa forma, descobrirá como tornar seu espaço mais produtivo, eficaz e com possibilidade de trazer melhores resultados.

Estilo Moderno x Estilo Contemporâneo

Como explicado nas primeiras linhas deste texto, é preciso tomar muito cuidado para não confundir o estilo moderno com o estilo contemporâneo. De fato, eles apresentam aspectos parecidos, mas se referem a períodos bem distintos. Compreender essas pequenas diferenças, então, te permitirá criar espaços de trabalho muito mais coesos e lógicos.

contemporaneo x moderno
Foto por Unsplash

Basicamente, o que precisa estar claro em sua mente é que o primeiro é baseado no movimento modernista. Este é conhecido por ter ocorrido na primeira metade do século XX, representado por nomes como Tarsila do Amaral e Van Gogh. O contemporâneo, por sua vez, traz um retrato do momento atual. Ou seja, é uma aplicação mutável, que se adapta às necessidades e aos pensamentos da sociedade contemporânea.

Principais características do estilo moderno

Com essa distinção mais clara em sua mente, chega o momento de compreender as principais características do estilo moderno. De fato, esta é uma técnica que deu origem a diversas outras, o que explica suas semelhanças com alguns deles, as quais você verá mais abaixo. De qualquer forma, esse é um bom caminho para uma reforma de escritório e, por isso, merece sua total atenção. Logo, analise bem as informações a seguir e compreenda como aplicá-las em sua situação.

Linhas limpas e retas

Para quem acompanha essa série de artigos sobre os estilos de arquitetura, é simples perceber que diversos deles destacam suas linhas. No caso do estilo moderno, elas são limpas e retas, o que reflete em um ambiente mais clean. Para trazer um certo aspecto decorativo, porém, elas podem ser utilizadas tanto no modo paralelo quanto no perpendicular.

estilo moderno
Foto por Unsplash

Mais do que isso, elas servem para guiar a organização de um ambiente, sendo então uma linha de posicionamento para mobília e itens de decoração. Em geral, são utilizadas para criar um caminho imaginário a ser seguido pelos móveis. Com isso, criam uma ordem geométrica e harmônica para a estética do escritório.

Cores e tonalidades

Para quem é fã de cores chamativas e alegres, o estilo moderno pode não ser o ideal para seu ambiente de trabalho. Isso se dá porque, normalmente, a paleta escolhida aqui apresenta tons básicos, como o preto e o branco. Junto a eles, é possível se utilizar de tons terrosos e/ou pasteis, como cinzas, marrons e alguns beges. Essa união traz os contrastes necessários.

cores neutras
Foto por Unsplash

Um ponto de atenção nesse tópico, entretanto, é que as cores são importantes para a construção da decoração do escritório. Assim, se torna necessário alinhar o uso destas à estética do ambiente, principalmente para dar destaque a determinadas áreas. Para isso, podem ser utilizadas nas paredes, mobília ou demais itens de enfeite.

Decoração minimalista

Um dos pontos que mais se funde a outros movimentos é justamente o da decoração. Essa, afinal, tende a ter traços do estilo minimalista com o objetivo de valorizar o espaço como um todo. Assim, o foco fica no aproveitamento da área livre, bem como na clareza das informações dispostas no ambiente.

estilo moderno
Foto por Unsplash

Por conta desse aspecto, essa não é uma técnica indicada para aqueles que buscam encher seus escritórios de itens decorativos. Em geral, indica-se a utilização de poucos quadros e ornamentos para enfeitar o espaço. Hoje em dia, inclusive, boas alternativa para isso são os aparatos tecnológicos, os quais trazem beleza, contraste e modernidade ao cômodo.

Espaço livre e áreas conjuntas

Novamente e faz preciso destacar aqui a necessidade de focar nos espaços livres a fim seguir o estilo moderno. Essa preocupação, porém, não deve estar apenas na decoração, mas sim no projeto de reforma corporativa como um todo. Assim, desde o começo, a tática precisa ser aplicada em seu todo para trazer os resultados esperados em sua versão final.

espaço aberto
Foto por Unsplash

Outro fator bastante valorizado e que precisa aparecer no projeto diz respeito às áreas conjuntas. Para facilitar, esse é um conceito semelhante aos espaços abertos, os quais apresentam, em uma grande área, diversos cômodos sem divisão entre eles. Basicamente, é como a aplicação das cozinhas americanas em ambientes residenciais, tão em alta atualmente.

Luz natural e grandes janelas

Um tópico que já apareceu em outros estilos, mas está sempre na moda, é a valorização da luz natural. No estilo moderno não poderia ser diferente, com uma preferência a esta perante grandes luminárias ou pequenas luzes de LED. Para trazer essa luminosidade, então, algumas técnicas são utilizadas, mas focando sempre na simplicidade do ambiente.

estilo moderno
Foto por Unsplash

Dessa forma, o mais comum é apostar em grandes áreas envidraçadas, que podem ocupar o cômodo inteiro, por meio de portas ou janelas. Outra forma de incluir esse aspecto no projeto é investindo numa quantidade maior de janelas. Essas, por sua vez, devem conter características mais clean, sem a adição de adornos ou cores chamativas.

Materiais crus e naturais

Tanto na decoração quanto na finalização do espaço, o foco dentro do estilo moderno está em materiais com aspecto mais cru e natural. Sendo assim, é normal visualizar nesses ambientes muita madeira — de preferência não pintada —, assim como couro, cimento, metais e fibras naturais. Essa é, portanto, uma excelente oportunidade de trazer elementos de sustentabilidade para sua companhia.

materiais crus
Foto por Unsplash

Repare, também, que esses elementos oferecem uma característica natural ao escritório. Com isso, aumenta-se a produtividade da equipe por meio da inserção de mais verde no espaço. Esta, aliás é uma técnica bastante utilizada no estilo industrial, que mistura madeira com metais para trazer o mesmo efeito.  

Superfícies reflexivas

Como resultado de todos os itens citados acima, é possível imaginar que o estilo moderno não apresente grande requinte. A realidade, entretanto, é outra, visto que há um investimento em outros elementos para trazer esse toque de elegância. Em geral, estes são materiais reflexivos, os quais refinam o ambiente sem adicionar tanto ao custo da obra.

estilo moderno
Foto por Unsplash

Para isso, é comum a utilização de vidro, como citado mais acima no tópico de iluminação. Ao mesmo tempo, porém, pode-se investir em outros materiais que tragam a mesma sensação aos visitantes. O aço inoxidável e os itens cromados são os favoritos para cumprir esse função.

Mobiliário baixo e clean

Quando se chega ao tema da mobília, há alguns aspectos aos quais você deve ficar atento para seguir o estilo moderno. O primeiro e principal ponto para isso é simplificar ao máximo seu projeto, com a menor quantidade de itens possível. Além disso, estes devem apresentar uma aparência mais clean, simples e minimalista, seguindo a paleta mencionada acima.

estilo moderno
Foto por Unsplash

Mais do que isso, na hora de definir por móveis de escritório, opte por elementos mais baixos. Sua grande função aqui é liberar o espaço visual do ambiente, tornando limpa a visão dos que ali trabalham. Esta é também uma tática para tornar o cômodo mais vazio por meio de uma ilusão.

Funcionalidade e praticidade

Ao compreender bem os tópicos citados acima, é natural chegar à conclusão que tudo fica mais funcional. Isso é possível graças, justamente, ao tal espaço livre mencionado tantas vezes ao longo deste texto. Ele, sozinho, permite uma melhor organização do ambiente, juntamente à funcionalidade buscada em grande parte das empresas.

funcionalidade e praticidade
Foto por Unsplash

Seu grande objetivo com tudo isso é tornar o estilo moderno em uma estratégia que traga praticidade ao ambiente corporativo. Não é do interesse de ninguém, afinal, que a equipe se perca com tanta informação visual, bem como com a adição de elementos e mobiliários sem uma necessidade específica.

Personalização e informalidade

Visualizando ambientes que sigam o estilo moderno, é possível pensar que esses são espaços mais formais e sérios. Na realidade, porém, é simples tornar estas áreas mais pessoais e menos corporativas. Em especial, essa é uma técnica empregada para não cansar os colaboradores e manter um ambiente acolhedor e produtivo.

estilo moderno
Foto por Unsplash

Uma boa maneira de resolver essa situação é adicionando pequenos elementos que tragam um toque de alegria a tudo isso. Bons exemplos são os quadros para escritórios, que podem ser pinturas ou fotos familiares. Também se faz possível adicionar tapetes, almofadas e poltronas que visem trazer mais conforto — físico e visual — aos cômodos que seguem a estratégia.

Como aplicar o estilo moderno em sua empresa

Sem dúvida alguma, o estilo moderno está presente em seu dia a dia nos mais diversos espaços, sejam eles residenciais ou corporativos. Isso ocorre por sua grande influência na sociedade, bem como em outros estilos de arquitetura. Para aplicá-lo com eficiência, entretanto, o ideal é não fazer isso sozinho. O mais indicado aqui é contar com parceiros que tragam conhecimento e experiência ao projeto.

Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.

Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Posts Similares