dicas de gestão

Empreendimentos de sucesso fundamentam-se em dicas de gestão, planejamentos e processos assertivos, instrumentos personalizados e específicos (tecnologia, políticas aplicadas, estratégias e marketing efetivos e inteligentes). Toda essa base, costuma ter a atenção total das empresas, que procuram e se preocupam em fazer mais e melhor com menos.

Porém, é necessário entender que, para todos esses processos funcionarem é preciso contar com uma equipe ágil e eficiente. E nesse caso, estamos falamos do fato humano, que é a peça chave de qualquer organização!

Leia também: 10 benefícios da arquitetura corporativa

Por trás de todo planejamento e operação, mesmo que seja lá no começo, existem pessoas. E assim como qualquer outro ser humano, elas têm família, têm potencialidades, emoções, dores, ambições, sonhos e uma história.

 

Dessa forma, é fundamental pensar em criar um ambiente flexível e acessível, sem deixar de se basear nos resultados. Por isso, entender como funciona e trabalhar com a cultura da corporativa faz uma grande diferença, tanto para os colaboradores, líderes e claro, para a empresa.

Não é uma tarefa fácil ter que liderar talentos e buscar sempre o melhor deles. É um processo de construção a longo prazo que necessita, não só de treinamento e acompanhamento diante das obrigações, além de ser e ter bons exemplos. E você sabe se está preparado para essas funções?

Dicas de gestão: A base de uma equipe profissional e eficiente

Não há nenhuma dúvida que, para uma equipe funcionar e trabalhar com eficiência e qualidade, ela precisa estar equipada com as ferramentas corretas, além de toda uma estrutura física apropriada para a realização de suas atividades. No entanto, ela exige mais. Os colaboradores necessitam ser tratados de forma humana, o que requer um conhecimento aprofundado diante de suas necessidades e particularidades.

Assim como foi mencionado acima, a gestão de pessoas é a peça chave dentro de qualquer organização, acima de tudo nos dias atuais, no qual um grande quantidade de demandas pode ocasionar em alto fluxo de rotatividade, falta de foco, estresse, ansiedade, não alcançar metas e objetivos, entre outras implicações.

E trabalhar com projetos preventivos pode ajudar a evitar complicações como essas. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de extrema importância para se aplicar dentro desse contexto. Confira-as abaixo:

1 – Reserve e priorize um tempo para treinamentos

Não exite em parar por algumas horas do dia ou selecionar certas datas para capacitar o seus colaboradores. Como peça fundamental do funcionamento e sucesso da sua empresa, eles precisam se sentir motivados, valorizados e atualizados para que se vejam capazes de enfrentar novos desafios do trabalho.

dicas de gestão
Treine sua equipe

O treinamento também pode acontecer dentro de casa. As conferências, cursos e especializações online estão aí justamente com esse foco. No entanto, não deixe de realizar as experiências e vivências presenciais. Elas são excelentes para o networking.

2 – Realize pesquisas de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é uma forma de coletar vários tipos de informações, trazendo sempre muitos dados importantes, como qual é a percepção de colaboradores no que diz respeito a fatores que podem até mesmo interferir na motivação e desenvolvimento dentro da organização.

Entre os objetivos da pesquisa, está o de analisar qual o nível de satisfação dos colaboradores em relação a empresa. Dessa forma, é possível identificar onde estão as falhas e planejar uma solução para o problema. Além de que, a pesquisa gera uma comunicação direta com os colaboradores, uma vez que muitas instituições acabam falindo e não alcançando seus objetivos por falta de diálogo entre seus líderes e funcionários.

 

Esse tipo de pesquisa é essencial para ter uma compreensão melhor do que está ou não acontecendo dentro do contexto empresarial e fora dele, uma vez que momentos e eventos externos também podem influenciar nos comportamentos internos. Então, a partir das informações coletadas pode-se agir de maneira rápida e eficiente sobre as melhorias e mudanças, que possibilitará maior efetividade a equipe.

Lembrando que, em muitos casos como esse, boas dicas de gestão incluem a presença de um profissional especializado em realizar esse tipo de pesquisa (como o psicólogo), pode trazer resultados ainda mais satisfatórios e a longo prazo, uma vez que através de técnicas conseguirá absorver ainda mais informações.

3 – Avalie o desempenho

Não serve de nada se preocupar com o funcionamento se você, como líder, não está pronto e nem disposto para avaliá-lo. Ter um olhar superficial diante do assunto pode ser muito arriscado, pois a percepção gerada pela observação pode criar vários vieses.

Avalie o desempenho!
Avalie o desempenho!

A avaliação precisa acontecer com instrumentos apropriados, por isso a importância da presença e auxílio de um psicólogo organizacional dentro do ambiente.

4 – Saiba identificar o seu objetivo e alinhe isso

Os objetivos, metas, missão, visão e valores da empresa são claros para todos de maneira geral? Sem um traço contínuo pode-se correr o risco de cada um seguir pelo seu próprio caminho e ideal. Existem fatores que não estão abertos para interpretação e por causa disso, precisam de mais conhecimento, investimento e desdobramento. Realizar reunião uma vez por semana ou a cada quinze dias são ações orientadas e ótimas dicas de gestão.

dicas de gestão
Alinhe as expectativas

É importante lembrar de determinar de maneira simples o que é eficiência para a sua marca. É isso que irá dar o direcionamento para avaliar o desempenho de serviço dos seus colaboradores, fornecedores e o seu, como líder da organização.

5 – Elabore e desenvolva recompensas  

Muitos treinamentos, objetivos mais altos do que se pode alcançar, horas e horas de trabalho, diversas avaliações e exigências. Como a sua equipe de trabalho pode se sentir motivadas para ir trabalhar todos os dias dessa forma?

Bom, boas dicas de gestão são que se faz fundamental desenvolver com cautela e atenção a dica anterior. Lembrando que, é necessário que o alinhamento seja realizado no momento da contratação.

Não existem razões para uma empresa contratar alguém que não tem o perfil esperado e que não condiga com a cultura da organização.

Para aqueles que já fazem parte do time da marca é essencial criar e desenvolver outras formas de incentivo. As recompensas e premiações são grandes e excelentes ideias a desenvolver. Sem mencionar que, podem ser usadas como retenção de talentos, que são tão esperados e buscados nos dias atuais.

Posts Similares