A Cavaletti S/A Cadeiras Profissionais é uma das marcas mais renomadas quando o assunto é assentos para ambientes colaborativos e profissionais. Com seu alto padrão de qualidade, a empresa desenvolveu produtos que são reconhecidos nacional e internacionalmente entre as cadeiras mais confiáveis para colocar no escritório.

Hoje em dia a marca conta com 28 linhas de produtos para atender todos os tipos de ambientes profissionais, coletivos e corporativos, além de oferecer o Cavaletti Service, um atendimento especializado em projetos especiais de poltronas e cadeiras para grandes instituições e empresas, como por exemplo a PCD Nanismo, uma cadeira desenvolvida para pessoas com deficiências.

Conheça a seguir a história da marca de cadeiras mais usadas em escritórios!

Cavaletti: a história da marca de cadeiras de respeito

Fundada em 1974 no porão da família Albertoni na Avenida Maurício Cardoso, em um espaço de apenas 30m², a Cavaletti se destacou pela sua alta qualidade e eficiência dos produtos. De início a empresa recebeu o nome de Estofaria Erechim e contava com apenas uma máquina de costura simples e sem motor, um martelo, grampeadores e um alicate de estofados. 

Seus fundadores, Gilmar e Mário, ainda com pouca idade, seguiram o conselho da mãe que costumava dizer “Se é para fazer algo que vai estragar logo, melhor não fazer”. Pensando nisso, os jovens levavam horas costurando cada ponto de linha no assento para que ficasse firme e não se soltasse com pouco tempo de uso. Esse cuidado se tornou parte da cultura compartilhada por todos os funcionários da Cavaletti.

Como as cadeiras eram produzidas?

Os processos eram executados de forma artesanal, e a empresa ainda oferecia serviços de reformas de sofás, assentos de carro e poltronas. Como a empresa não contava com meios de transportes capazes de carregar as mercadorias, elas eram carregadas nas costas.

Levando sempre em consideração o antigo ditado da mãe, a empresa continua honrando os valores e princípios herdados da família, o que resultou em uma empresa que atualmente é líder em produção de cadeiras para escritório e referência no mercado moveleiro no Brasil, com mais de 2,5 mil unidades fabricadas diariamente.

Um novo sócio

Em 1979, Jair Cavaletti uniu-se ao negócio com apenas 19 anos. A empresa já contava com sete colaboradores, mas ainda mantinha as atividades manuais desde o corte até a solda, pintura, costura e montagem.

Quando a empresa começou a vender para outros estados os desafios ficaram ainda maiores, tanto na parte logística, como na industrial, o que inspirou um aumento da estrutura. Como resultado, a sede foi redistribuída em três pavilhões, e passou a se chamar Cavaletti Estofado para Escritório Ltda a partir de 1994.

Em 1996, a Cavaletti deu um passo importante contratando o primeiro engenheiro mecânico, Jairo Roque Benincá, que até os dias atuais atua na empresa como diretor de Engenharia e Inovação. Foi a partir daí que a empresa começou a usar ferramentas específicas de engenharia como softwares AutoCAD, além de começar a usar equipamentos e máquias que auxiliaram no aumento da produtividade. 

Como a Cavaletti chegou no topo

Foi nos anos 2000 que a empresa começou a se posicionar entre as maiores fábricas de cadeiras para escritório no Brasil. Contudo, a marca enfrentava um grande problema: ainda era associada a uma empresa de pequeno porte.

A solução para resolver o problema foi reposicionar a marca por meio de um amplo diagnóstico sobre o real status da Cavaletti, identificando valores centrais que deveriam constituir a base de ações da marca dali para frente.

Ao identificar o cenário e objetivos da corporação, a Cavaletti criou um novo posicionamento que resumia o slogan “Valor em fazer mais”. Dessa forma, a nova identidade visual da marca foi desenvolvida, alterando o nome para Cavaletti S/A Cadeiras Profissionais.

A nova marca apresentou-se ao mercado oficialmente em março de 2008, preservando a cor vermelha original em uma forma geométrica pura e precisa, que representa a consolidação da empresa. As etiquetas, catálogos, uniformes e até caminhões também passaram por uma revisão para reforçar a mensagem de qualidade em todos os momentos de contato com parceiros, colaboradores, clientes e mercado.

A Cavaletti e o sistema robotizado

A empresa foi uma das primeiras do país a adotar o sistema robotizado e hoje conta com 7 robôs de soldagem, o mesmo usado para produzir automóveis de última geração. A produção é assistida por um grupo de profissionais que garante a conformidade de cada cadeira seguindo os rigorosos padrões de qualidade exigidos pela ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. A empresa também se encarrega de produzir os componentes metálicos, espumas, plásticos e outros itens, que compõe aproximadamente 95% de cada produto.

Em 2013 a empresa conquistou o certificado Cerflor, reconhecido pela PEFC por identificar critérios e indicadores de sustentabilidade do manejo florestal, de maneira a identificar as práticas ecologicamente adequadas, socialmente justas e economicamente sustentáveis. Isso quer dizer que uma empresa certificada pelo PEFC pode usar seu selo de certificação para promoção e rótulos de produtos.

A Cavaletti atualmente

Hoje a empresa ocupa um parque fabril de 92 m² de área no Distrito Industrial Irany Jayme Farina na BR-153 em Erechim-RS. Com sua produção automatizada em grande parte dos processos, a marca se diferencia pela rapidez e qualidade na produção, além do investimento em qualificação dos colaboradores. 

A Cavaletti demonstra grande preocupação nas pessoas e possui diversos programas e projetos socioambientais e de sustentaridade. Com isso, além de estar no topo de marcas mais renomadas no assunto cadeiras e assentos para escritório, a Cavaletti também marca presença no quesito social e meio ambiente.

Depois de conhecer a Cavaletti, você já pode pensar em adquirir as cadeiras da marca para colocar em seu escritório. Afinal, por ser uma empresa de qualidade elevada, seus produtos tendem a ser de um padrão mais alto e durar muito mais do que as outras marcas do mercado.

Posts Similares