A madeira é um dos materiais mais explorados pela arquitetura e em projetos de design de interiores, não só por seu alto potencial utilitário e pela questão da resistência, mas também devido a sua ampla versatilidade. Quem aprecia materiais de qualidade sabe reconhecer na madeira um grande aliado, principalmente quando um dos seus principais objetivos é causar uma boa impressão.

Esse é o principal caso entre empreendedores que querem renovar seu ambiente de trabalho. A madeira pode ser trabalhada de diversas formas, em suas infinitas qualidades e origens.

Leia também: 10 benefícios da arquitetura corporativa

Quer saber como adotá-la na decoração da sua empresa? Então continue a leitura e confira a seguir 10 maneiras para utilizar madeira em seu escritório.

1 – Para conferir um toque elegante

A madeira surpreende por se tratar de uma matéria-prima que reúne em sua essência infinitas possibilidades de trabalho e estilo, sem deixar de lado a harmonia e a elegância. Não é à toa que ela é há séculos um dos materiais mais valorizados do mercado.

A madeira dá um acabamento refinado

A madeira dá um acabamento refinado

A sua riqueza se encontra principalmente na variedade de texturas, tonalidades, nós e manchas que podem ser encontradas em uma mesma peça. Essas variações e particularidades fazem com que cada mobiliário ou peça seja única e exclusiva.

Outro ponto positivo da madeira é que ela pode ser empregada em qualquer tipo de ambiente, desde os mais minimalistas até os mais sofisticados, garantindo elegância e requinte como nenhum outro elemento é capaz de fazê-lo.

Se a sua pretensão é investir em móveis de madeira para criar um ambiente elegante, é indicado procurar um bom profissional no assunto, que possa compreender as suas necessidades e objetivos e aplicá-los em um projeto que se encaixe perfeitamente em seu escritório.

2 – Quer um ar mais descolado?!

As multifacetas deste elemento são capazes de agradar qualquer estilo e se encaixar adequadamente a qualquer ambiente ou decoração. Se a sua ideia é proporcionar um espaço mais descontraído aos seus funcionários, a madeira também pode fazer parte do seu projeto de uma maneira exclusiva e surpreendente, conferindo ares de renovação ao local de trabalho.

Cavalete de madeira traz inspiração a quem usa

Cavalete de madeira traz inspiração a quem usa

Uma boa opção é investir em cavaletes de madeira, que podem ser usados como aparador ou até mesmo como mesa de escritório. Eles podem ser estilizados e coloridos, dessa forma deixando o ambiente com uma pegada bem contemporânea e atual. Tá aí uma excelente forma de expressar a personalidade da sua empresa de maneira criativa e inovadora!

Outra vantagem desses itens é que são facilmente encontrados em lojas de decoração, e seu preço costuma ser bastante acessível, ainda mais se comparados com os móveis convencionais de escritório. Invista em uma decoração simples e criativa para favorecer um ambiente de trabalho despojado e harmonioso.

3 – Acabamento e detalhes estruturais

A grande sacada de escolher investir em madeira é que esse material pode ser explorado de diversas formas, não apenas em mobiliário. Se você está disposto a dedicar-se a um projeto de reforma do seu escritório, talvez seja interessante cogitar fazer uso da madeira em detalhes estruturais e acabamentos do espaço.

Mas por onde começar? O ponto de partida deve ser conceber o projeto arquitetônico focado principalmente no uso que se pretende fazer desse material, definindo o conceito que se pretende aplicar ao projeto.

Em geral, esse tipo de projeto deve procurar definir questões específicas como, por exemplo, acabamentos que preservem a madeira, peças que facilitem a manutenção, detalhes que protejam a madeira do acúmulo de umidade, etc.

É importante pontuar que um projeto arquitetônico bem pensado e elaborado faz toda a diferença, tanto de maneira a proporcionar uma vida útil maior ao elemento e às estruturas como um todo, quanto para facilitar a sua limpeza e manutenção.

4 – Em peças de destaque

Investir em peças pontuais feitas de madeira também pode ser uma estratégia e tanto para renovar o seu escritório e torná-lo um espaço bem ambientado e surpreendente.

Um belo e imponente balcão de madeira posicionado logo na entrada da empresa chama a atenção e ajuda a refletir de imediato a grandiosidade do local.

A madeira pode ser usada nos detalhes

A madeira pode ser usada nos detalhes

Ou se a sua pretensão é criar um ambiente mais dinâmico, estantes, nichos e prateleiras coloridas são ótimas opções para dar leveza e descontração ao espaço. Mesas de centro de madeira podem contribuir com um toque mais rústico e casual.

Mesmo que presente apenas em algumas peças de destaque, a madeira contribui imensamente para valorizar o ambiente, além de também dar um tom especial à decoração. Outra de suas vantagens é o fato de harmonizar facilmente com diversos outros materiais, como vidro ou alumínio, por exemplo.

5 – Escadas de madeira

Foi-se o tempo que a escada era apenas um elemento arquitetônico com função exclusiva de levar de um andar a outro. Hoje em dia, ela se tornou um importante item de decoração, e muitas vezes pode inclusive se transformar na atração principal de um ambiente.

Escadas de madeira

Escadas de madeira

Você pode investir em opções artísticas e conceituais, feitas com blocos e vigas de madeira sobrepostos. Essa opção pode ainda ser multifuncional, servindo para abrigar livros e arquivos, se necessário.

Se preferir opções mais simples e delicadas, uma escada de pinus pode ser a escolha perfeita, ou ainda feita com algum tipo de madeira rústica. Possibilidades como essas são carregadas de bom gosto e elegância, e podem favorecer desde ambientes mais clean até escritórios mais sofisticados.

6 – Para criar uma atmosfera acolhedora

É sabido o poder da madeira de transformar qualquer ambiente em um espaço aconchegante e acolhedor. Se a sua intenção é criar uma atmosfera desse tipo em seu ambiente de trabalho para encantar funcionários e clientes, investir em revestimentos e pisos de madeira pode ser uma boa pedida.

Pisos amadeirados ajudam a criar a sensação de aconchego e conforto. Com infinitas possibilidades, é possível escolher uma que mais harmonize com a personalidade da empresa ou com o cômodo em questão.

Caso você esteja a procura de soluções mais acessíveis e práticas que não envolvam alterações estruturais, que tal selecionar alguns elementos específicos trabalhados em madeira?

Esse material é cheio de vida e tem uma grande capacidade de garantir o aconchego em qualquer ambiente. Luminárias, mesas de canto e quadros com molduras feitas a partir dessa matéria-prima são opções mais exequíveis e garantem um charme especial a qualquer cômodo.

7 – Na decoração

Como já citado em alguns pontos deste texto, a madeira é uma escolha muito acertada para itens de decoração, mas algumas dicas podem facilitar imensamente o trabalho de harmonizá-la com o ambiente e com os demais elementos que compõem este espaço.

Escolher um mesmo tom de madeira para todo o ambiente, por exemplo, é uma ótima tática se você não quer se arriscar a cometer erros. Já se você não tem medo de ousar, misture um tom de madeira neutro com uma peça mais vibrante, como uma mesa de centro ou de reuniões. Moderno, jovem e cheio de casualidade, esse tipo de mistura é uma escolha envolvente para ambientes comerciais.

Detalhes que compõe a harmonia do ambiente

Detalhes que compõe a harmonia do ambiente

Se você não abre mão de conforto, sofisticação e estilo, aliar a madeira com o couro pode criar ambientes encantadores e aconchegantes. Como muitas vezes as tonalidades desses dois elementos pode acabar se misturando, uma boa saída é investir em um tapete mais claro, dessa forma garantindo a luminosidade do ambiente.  

Ainda falando de misturas, outra opção bacana é dar o destaque merecido à peça de madeira entre elementos coloridos, como plantas, obras de arte e tecidos de cores vivas. Essa é uma maneira fácil e prática de criar um ambiente simples, agradável e criativo.

8 – Como material predominante

A madeira pode ser trabalhada como material predominante de diversas formas, como no revestimento de um cômodo ou estando presente em todo o mobiliário que compõe o escritório.

Na hora de escolher e comprar os móveis que irão fazer parte do ambiente, que tal optar por um jogo que seja todo trabalhado em uma tonalidade específica de madeira?

Não se esqueça de equilibrar com o restante da decoração do espaço em questão: caso opte por móveis de madeira escura, invista em pisos e paredes de tons claros para que o cômodo não fique muito carregado. O mesmo vale para tecidos, como tapetes e cortinas, que também ajudam a dar mais leveza à decoração.

9 – Em uma pegada artística

Uma excelente ideia para sair do lugar comum e criar um ambiente artístico e inspirador é optar por peças artesanais de madeira para decorar o seu escritório.

Ela também pode estar nos pequenos detalhes

Ela também pode estar nos pequenos detalhes

Desde quadros até enfeites e adereços para superfícies, as opções de artesanatos feitos de madeira são infinitas. Sem falar que existem itens para todos os gostos e bolsos.

10 – Para ambientes mais formais

A impressão que você pretende passar aos seus colaboradores e clientes irá influenciar completamente no tipo de madeira escolhido. Com os vários tipos de madeira disponíveis no mercado, você pode montar ambientes de acordo com a personalidade e objetivos da sua empresa, desde espaços mais refinados até algo mais formal.

O tom, espessura e textura da material são decisivos nessas questões, e o estilo do ambiente é que vai determinar como esse elemento deverá ser usado e aplicado no espaço em questão.

Para decorações mais rústicas, invista em madeiras no teto, piso e móveis, e mescle com elementos de pedras.

Se o seu ambiente de trabalho é mais formal e exige uma decoração mais requintada, a dica é manter a base em tons claros para garantir a elegância e a leveza do ambiente.

Desde dicas mais práticas e acessíveis até sugestões mais elaboradas para questões estruturais, você conferiu nesse texto uma série de inspirações para renovar o seu escritório fazendo uso da madeira. Qual delas é a sua preferida e como você irá colocá-la em prática em seu ambiente de trabalho? Conte pra gente nos comentários!