Você pode acabar se identificando se, no mínimo, 8 horas do seu dia também forem concentradas no ambiente de trabalho. A sua empresa ou escritório já virou a sua segunda casa, e dessa forma como no conforto do lar, o ideal a se fazer é desfrutar da estadia.

E um dos pequenos ou mais importantes detalhes para se preocupar com o seu local de trabalho seja acolhedor, estimulante e confortável é a questão da iluminação. A forma como ela foi planejada e projetada no local pode interferir diretamente na sua produtividade e seus colaboradores.

Leia também: Entenda como a iluminação afeta a saúde da equipe no trabalho

Por essa razão, nós selecionamos algumas dicas infalíveis e fundamentais para serem levadas em consideração no momento da escolha da iluminação natural ou não para o seu espaço corporativo.

Esses aspectos também podem ser úteis para os profissionais, como arquitetos e designers de interiores, confira abaixo:

Iluminação para escritório- A Iluminação difusa

Realize o planejamento da iluminação conforme a organização dos móveis dentro do ambiente e da acomodação dos colaboradores. Uma dica inicial é evitar ao máximo projetar e trabalhar com iluminação direta de lâmpadas no teto, uma vez que a energia produzida pela luz pode ocasionar em tensão e estresse por ser muito incisiva, prejudicando o trabalhador a realizar sua função com eficiência e tranquilidade.

E falando ainda sobre pontos de luz, procure evitar a instalação de uma luz com a voltagem extremamente alta. Além proporcionar um aumento na temperatura do local, o reflexo da iluminação nos papéis e objetos cria um brilho que atrapalha e incomoda a visão.

Como uma possibilidade alternativa, você e seu design de interiores ou arquiteto pode procurar projetar a iluminação de forma difundida em todo o ambiente. A missão principal é iluminar o espaço de um jeito uniforme e agradável, sem gerar possível contrastes inconvenientes, sombras ou brilhos excessivos.

Por esse motivo, uma dica importante é optar por lâmpadas de LEDs. Podendo ser lâmpadas do tipo frias, e por consequência, produzem uma iluminação ao local mais homogênea e aberta.

Iluminação através do LED

Iluminação através do LED

Ao procurar no mercado, você irá encontrar diversos modelos e tipos. São lâmpadas surpreendentemente econômicas, com boa intensidade e temperatura baixa.  

Outra dica fundamental que vai muito além da seleção e decisão das lâmpadas é a escolha das cores das paredes do lugar. No caso de um espaço corporativo, o mais orientado e indicado é fazer a utilização de tons claros e neutros, como por exemplo o branco, pois ele tem a capacidade de refletir a luz com uma facilidade maior e dando assim a sensação de claridade e conforto.

Posição a iluminação para escritório

É essencial ter um cuidado e atenção na disposição das luzes em ligação com os móveis, colaboradores e funções e atividades realizadas no ambiente corporativo.

Um exemplo, se existir um ponto de luz atrás da sua mesa no momento em que você está trabalhando com o uso do computador, isso possivelmente vai causar um brilho incômodo e irritante no seu campo de visão, ou seja, no monitor.

Ou, se você realize suas tarefas utilizando a mão direita, a própria mão e o braço podem criar umas sombras se, no caso, o foco de luz estiver projeto também no lado direito.

Preste a atenção na disposição da iluminação

Preste a atenção na disposição da iluminação

Por isso, preste bastante atenção no momento de definir a posição dos pontos e luz para que eles beneficiem e não sejam prejudiciais para a produtividade dos trabalhadores.

Uma boa dica para não errar nessa escolha, é optar por luminárias de mesa e de móveis versáteis, além de favorecer o ambiente esses objetos podem servir como ótimos elementos decorativos. Existe a possibilidade de mudar a disposição da luminária na parte superior do móvel, assim como da direção da lâmpada.

Foco de Luz na Iluminação para escritório

Para atividades que necessitam de gavetas importantes, arquivos, computador e outras funções intensivas é fundamental que você tenha um foco de luz muito bem projetado e definido e que seja direcionado exatamente para o que está realizando.

Uma boa ideia é os spots com LED, se for o caso de adicionar iluminação no teto. Esses mínimos detalhes direcionam o ponto de luz e podem, facilmente, diversificar a temperatura do branco. E se for o caso, fique atento na hora de escolher o branco frio, que são muito funcionais e econômicas.

Foco de iluminação: uma arma a ser utilizada!

Foco de iluminação: uma arma a ser utilizada!

E se for preciso ter um foco mais perto do seu trabalho, as luminárias de mesa também são uma ótima dica e solução para o caso, uma vez que são articuladas e ajustáveis conforme a necessidade.

No entanto, é importante lembrar de escolher uma lâmpada que não tenha alta temperatura, pois com o ponto de luz ainda mais próximo da sua atividade, a sensação de calor pode aumentar ainda mais.

Iluminação com Luz natural

A atenção com o projeto da iluminação corporativa é muito importante, mas lembre-se de não abrir mão de algo que pode não está dentro do planejamento inicial: a iluminação natural.

Iluminação Natural pode e deve ser utilizada!

Iluminação Natural pode e deve ser utilizada!

A luz proporcionada pelo dia que vem de portas ou janelas abertas possibilita que o ambiente fique em temperatura ambiente e também ajuda a melhorar a circulação do ar em todo o espaço de trabalho.

Além dessas vantagens, essa é uma dica e opção sustentável e bastante econômica. Em casos assim, o perfeito seria planejar a instalação de um sistema de iluminação que promovesse o equilíbrio entre a luz artificial e a luz natural dentro do ambiente corporativo.

Iluminação decorativa

Não fique focado e fechado somente para a iluminação funcional do espaço de trabalho, a decorativa também deve ter o seu papel nesse projeto. Ela prioriza e enfatiza a aparência do espaço como um todo e podemos concordar que: realizar um trabalho em um lugar visualmente bonito e agradável nos estimula ainda mais a executar as nossas funções com competência.

Lâmpada Vintage vêm conquistando cada vez mais espaço!

Lâmpada Vintage vêm conquistando cada vez mais espaço!

Invista em spots voltados para elementos de decoração, quadros espalhados ou diplomas e certificados emoldurados e pendurados nas paredes do espaço. Permita que o seu ambiente corporativo fique produtivo, funcional e com um visual estético de bom gosto.

Nesse caso, a criatividade é muito bem vinda e podem ajudar o seu escritório a fugir do padrão frio e sério da luz branca. Quanto mais personalizado, agradável e aconchegante for seu espaço, a probabilidade de você e seu colabores se sentirem bem e produtivos é maior. E aí, já descobriu a iluminação para escritório ideal para você?