Seja para trabalhar em casa ou não, ter um escritório organizado, harmônico e receptivo é fundamental para manter o bom funcionamento da rotina diária. Diversas pesquisas divulgadas comprovam a importância de um ambiente de trabalho agradável para a produtividade dos funcionários de uma empresa.

Quer ter um escritório mais harmônico e bonito mas não sabe por onde começar? Nós te ajudamos! Confira a seguir algumas dicas capazes de transformar completamente o seu ambiente de trabalho e deixá-lo mais agradável.

Desapegue de tudo que for dispensável

Essa regra vale para qualquer processo de organização de um ambiente, mas no caso de escritórios é ainda mais crucial. É de grande importância manter apenas itens, móveis e acessórios que possuam alguma funcionalidade dentro daquele espaço.

Procure se desfazer ou designar a outro cômodo tudo aquilo que não for útil para a sua rotina de trabalho, e mantenha no escritório só o que for necessário para você executar as suas responsabilidades: computador, canetas, blocos de anotações, agendas, cadernos, etc. Isso vai te ajudar a manter o foco e a concentração enquanto estiver nesse ambiente.

Essa questão é determinante também para manter a organização e limpeza do local. Será muito mais fácil manter aquele cômodo em ordem uma vez que você abrir mão de tudo o que ocupa espaço sem oferecer nenhuma funcionalidade em troca.

Atenção à distribuição dos móveis

Seja o seu escritório localizado em um ambiente comercial ou residencial, é importante ter em mente que se trata de um espaço de concentração, eficiência, produtividade e criatividade. Para garantir isso, é preciso dispor os móveis de maneira adequada, eficaz e prática.

A decoração é a maior responsável por transmitir a impressão desejada em qualquer ambiente, e é claro que com o escritório não seria de outra forma. Através dela será possível refletir aspectos como personalidade e valores, seja da empresa em si ou do próprio profissional que ocupa aquele espaço.

Para determinar a melhor maneira de dispor os móveis em seu escritório, o ideal é começar estabelecendo algumas questões fundamentais.

Tenha cuidado com a distribuição dos moveis

Tenha cuidado com a distribuição dos moveis

O escritório é residencial ou comercial? Qual o objetivo deste espaço: atender pessoas, trabalhar sozinho ou manter um cômodo adequado para leitura e planejamento pessoal? Quantas pessoas irão fazer uso deste espaço? Que tipo de atividades serão realizadas no local? E, por fim, qual o mobiliário necessário para colocar em prática essas atividades?

Uma vez respondidas essas perguntas, será muito mais fácil definir a distribuição dos móveis e os espaços de circulação no local, de maneira a favorecer o máximo possível a vida cotidiana e profissional.

Segundo o Feng Shui, arte milenar de harmonização energética dos ambientes, a circulação de energias deve ser prioridade na hora de organizar um espaço. Alguns dos truques incluem evitar posicionar mesas de frente para a parede ou em direção a portas e janelas.

É importante posicionar cada móvel de forma a criar uma sintonia entre cada um dos cantos do cômodo, o que deve transmitir uma sensação de bem-estar aos ocupantes do local.

Um dos truques para alcançar esse equilíbrio é fazer uso de linhas de acordo com o seu objetivo: as horizontais transmitem harmonia, enquanto que as verticais conferem a sensação de movimento, força e ação.

Caso o local seja de uso coletivo por diversos profissionais, você pode optar por distribuir estações de trabalho por todo o ambiente, de acordo com as equipes ou atribuições de cada um.

Mantenha na sua mesa apenas o necessário

Diversos objetos de papelaria são necessários e muito úteis em um ambiente de trabalho, e inclusive podem contribuir imensamente com a organização do lugar quando bem arrumados e devidamente armazenados.

Como alguns desses itens nem sempre são usados diariamente, você pode guardá-los em gavetas ou armários. Organizadores de gaveta podem ser de grande utilidade, reunindo itens como blocos de anotações, tesouras e post-its de maneira eficaz. Suportes com pequenos ganchos também são muito úteis e podem facilitar a sua vida, deixando acessórios sempre à mão.  

Mantenha em sua mesa, apenas o essencial

Mantenha em sua mesa, apenas o essencial

O importante é tentar deixar em sua mesa de trabalho apenas o que for necessário e de uso recorrente. Isso é fundamental para que você consiga mantê-la sempre organizada.

Organize toda a papelada e armazene-a adequadamente em uma gaveta ou em pastas. Sempre que possível, dê preferência por arquivos digitais: além de ser uma alternativa mais ecológica, é mais fácil de organizar e oferece maior segurança por meio dos backups.

Procure reciclar rascunhos, demais tipos de lixo e tudo o mais que for dispensado. O ideal é que a mesa tenha a menor quantidade de papéis possível.

Dê um jeito nos cabos de uma vez por todas

Com tantos dispositivos eletrônicos a nossa volta, o acúmulo de fios acaba se tornando algo inevitável. A tarefa de organizá-los pode ser desafiadora, uma vez que exige uma boa dose de paciência e disciplina, mas é essencial para manter a ordem e facilitar a limpeza do local.

O ideal é investir em kits de organizadores de cabos, que geralmente são compostos por várias peças fixadas com fitas adesivas. Essas ferramentas são compostas por diversos tipos de presilhas com diferentes formatos, e podem ser muito úteis para te ajudar a separar os cabos de acordo com suas preferências ou prioridades.

Saiba organizar os cabos de acordo com a necessidade de cada um

Saiba organizar os cabos de acordo com a necessidade de cada um

Além dos kits próprios criados para este fim, é possível também improvisar a partir do uso de fitas adesivas, colas, grampos, fixadores e arames, entre outros objetos, para organizar os cabos e mantê-los no lugar. 

A luz natural é uma grande aliada

Você sabia que a iluminação natural é muito poderosa e pode estar intimamente ligada aos índices de produtividade das empresas? Isso porque o bom aproveitamento da luz natural pode ajudar a regular o sono e o apetite das pessoas, o que acaba interferindo diretamente na sua atuação profissional.

Fazer o máximo proveito possível da luz natural pode transformar totalmente o seu ambiente de trabalho. Além de conferir conforto visual e térmico, esse recurso natural tem a vantagem de proporcionar economia com relação à energia e garantir um melhor desempenho do ar condicionado.

Aproveite a luz Solar

Aproveite a luz Solar

O Feng Shui também é favorável a exploração da iluminação natural, indicando que a mesa de trabalho seja posicionada em um local iluminado.

A iluminação é um recurso extremamente viável, que pode e deve ser aproveitado de diversas formas em seu ambiente de trabalho. Da maneira que for, a sua exploração definitivamente não pode ficar de fora do projeto da sua empresa ou escritório.

Use as cores a seu favor

Diversas técnicas de decoração fazem proveito das cores para conferir ao ambiente a sensação desejada, uma vez que muitos acreditam que elas tenham influência sobre o humor das pessoas, principalmente em seus locais de trabalho. Determinadas cores podem ser mais adequadas do que outras, a depender do estilo do seu escritório e do tipo de decoração que você tem em mente.

As cores sóbrias são geralmente as preferidas, sobretudo em empresas e demais ambientes corporativos, garantindo um ar formal e de seriedade. Isso já deixou de ser uma regra, mas ainda tem suas vantagens. Os tons claros, por exemplo, dão mais liberdade na hora de trocar móveis e acessórios e garantem mais possibilidades na composição.

O branco, por sua vez, deve ser evitado, por ser uma cor que não estimula o desempenho. Já se você quer ousar e investir em um ambiente com um toque pessoal, vale à pena conhecer o efeito das demais cores no nosso humor.

O azul e o verde são reconhecidos por seu efeito calmante. Se o seu escritório é residencial e você tem o objetivo de fazer dele um lugar especial para suas leituras, essas opções de cores podem ser grandes aliadas.

Já o laranja e o roxo estimulam a criatividade e a concentração. Seus tons variados podem ser explorados em ambientes de trabalho dinâmicos, por exemplo.

O vermelho é uma cor estimulante, e ajuda a proporcionar motivação às pessoas que circulam pelo local que contém essa cor. O amarelo, por sua vez, desperta a intelectualidade e o poder decisório. Essas duas opções são ideais para ambientes de trabalho desafiadores.

Mãos à obra!

Agora você já está por dentro das principais dicas para criar um ambiente harmônico e agradável. Que tal colocar essas estratégias em prática?

Caso queira aplicar essas mudanças e dicas na empresa que trabalha, aponte aos seus colegas as diversas vantagens que um escritório bem organizado pode garantir aos seus funcionários.

E se você já faz uso de alguma outra estratégia importante para fazer do seu escritório um local agradável e receptivo, compartilhe conosco nos comentários abaixo.