centro de treinamento clubes brasileiros

A paixão do brasileiro por futebol é reconhecida mundialmente, sendo sinônimo de amor, fé e tradição. Por trás disso, entretanto, há muito trabalho, em especial no centro de treinamento de cada um dos principais clubes do Brasil. As vitórias, afinal, começam a ser construídas por meio estrutura que as agremiações disponibilizam aos seus atletas.

Sabendo disso, uma ideia interessante para quem precisa reformar um escritório é analisar esses espaços. Ou seja, tentar aprender, junto ao seu clube do coração, como promover um bom espaço de trabalho para que seu time renda e tenha sucesso. E, como é de se esperar, não há quem saiba mais do que isso do que os times de futebol.

Ficou interessado? Então confira no texto a seguir o centro de treinamento de 10 dos principais clubes brasileiros. Aproveite esse conteúdo também para entender o que mudar em seu escritório para conquistar mais títulos — ou melhor, mercado.

O que é um centro de treinamento?

Para quem gosta de futebol ou esportes em geral, o conceito de centro de treinamento (CT) é bastante conhecido. Ainda é assim, é válido explicar que este é o espaço em que as equipes treinam, concentram e se alimentam. Dessa forma, em uma analogia, pode-se dizer que este nada mais é do que o escritório dos clubes.

o que é o CT de um clube de futebol
Os CTs são os espaços onde as equipes treinam e se concentram antes dos jogos.

Com o avanço do esporte no país e os constantes investimentos feitos pelas agremiações, esses ambientes estão cada vez mais modernos. Hoje, diversas são as equipes brasileiras que contam com CTs do mesmo nível dos grandes europeus. Sendo assim, entender como foram feitos e qual o seu funcionamento é bastante interessante.

10 Centros de treinamento para você conhecer e se inspirar

Para te ajudar nessa complicada — mas divertida — tarefa, abaixo estão listados 10 CTs de alguns dos principais clubes brasileiros. Aproveite para buscar pelo seu time do coração e se inspire nesse espaço para criar um ambiente de trabalho convidativo, harmonioso e, obviamente, que traga resultados.

Palmeiras

Conhecido como Academia de Futebol, o centro de treinamento do Palmeiras fica em São Paulo, na Zona Oeste paulistana. O espaço foi totalmente reformado recentemente, tendo sido entregue em 2017. Desde então, conta com três andares, onde se encontram as áreas de musculação, medicina, psicologia, estética e 34 quartos individuais com suíte.

A cozinha industrial e o refeitório comportam até 80 pessoas, e ao lado estão três piscinas para trabalho regenerativo. Mais do que isso, o complexo conta com três campos oficiais, um vestiário com 152 metros quadrados, sala para a comisso técnica e um auditório para palestras e preleções. A paleta de cores, obviamente, segue as tonalidades do clube, destacando sempre o verde, o branco e o vermelho.

São Paulo

Por uma grande coincidência, o centro de treinamento do São Paulo se encontra exatamente ao lado do palmeirense. Chamado de CT da Barra Funda, o terreno conta com 44 mil metros quadrados e foi inaugurado em 1988. Para o conforto dos atletas do tricolor paulista há 20 suítes, refeitório para 50 pessoas e todo o departamento de futebol.

O famoso REFFIS — Núcleo de Reabilitação Esportiva, Fisioterápica e Fisiológica —se encontra no mesmo complexo. Também estão no espaço três campos com medidas oficiais, além de dois minicampos, uma piscina e quatro vestiários. Para os torcedores e convidados, há uma arquibancada para 700 pessoas e uma sala de imprensa.

Corinthians

Ainda na cidade de São Paulo, mas agora na Zona Leste, se encontra o CT Joaquim Grava, o centro de treinamento do Corinthians. Inaugurado em 2010, o espaço apresenta todas as comodidades necessárias para o elenco. São 3 campos oficiais, hotel com 32 apartamentos, auditório e cozinha para até 60 pessoas. Além disso, há toda a área de musculação, preparação física e condicionamento.

Para incentivar a equipe, o espaço ainda oferece lan house, sala de leitura, piscina aquecida e salão de jogos. Os jornalistas também são muito bem tratados por aqui, já que a sala de imprensa comporta até 100 pessoas. Por fim, há quadra de tênis, piscina descoberta e até um playground para os filhos dos jogadores.

Flamengo

Pegando a ponte aérea Rio-SP, chega-se o Ninho do Urubu, o centro de treinamento do Flamengo. O complexo passou por diversas revitalizações, sendo a última em 2018 e com investimento de mais de 20 milhões de reais. Com isso, hoje toda a preparação do elenco principal e das categorias de base é feita no local.

Assim como seus rivais paulistas, o rubro-negro conta com hotel com 24 suítes, além de refeitório, sala de jogos e auditório. Em um segundo prédio, ficam o departamento de futebol e todo a estrutura para o físico dos atletas, com departamento médico, academia, piscinas de raia e uma banheira de hidromassagem.

Fluminense

Tradicionalmente, o Fluminense sempre treinou nas Laranjeiras, onde se encontrava seu centro de treinamento. Esse cenário mudou em 2016, quando foi inaugurado o CT Carlos José Castilho, na Barra da Tijuca. Desde então, toda a equipe profissional do time treina nas dependências do complexo.

Ainda em construção, o local ocupa uma área de cerca de 40 mil metros quadrados e já abriga praticamente toda a estrutura de futebol do time. Para isso, oferece aos atletas e à comissão técnica dois campos oficiais, ampla academia, piscina e sauna. Além disso, há toda uma estrutura médica, com salas de fisioterapia, fisiologia e enfermaria.

Atlético Mineiro

Partindo para a belíssima Minas Gerais, chega-se à Cidade do Galo, o CT do Atlético Mineiro, próximo a Belo Horizonte. Um dos maiores do mundo, se localiza em uma área de 245 mil metros quadrados, próxima ao Aeroporto Internacional de Confins. No espaço fica concentrada toda a preparação do elenco principal do Galo.

Casa da Seleção Argentina durante a Copa do Mundo de 2014, o complexo apresenta números impressionantes. São sete campos oficiais, um de grama sintética e hotel para concentração do time. Há também auditório, sala de jogos, restaurante, deck panorâmico e o centro de excelência — focado no departamento médico e musculação.

Cruzeiro

Um dos primeiros clubes a investir pesado em seu centro de treinamento, o Cruzeiro apresentou a Toca da Raposa II em 2002. Na época, foi um dos mais modernos CTs do país, o que fez com que outros clubes começassem a remodelar os seus. Ainda que menos atualizada que os demais, a estrutura do time continua sendo invejada.

Em termos de números, o complexo não fica nada atrás dos CTs já mencionados. São 83 mil metros quadrados de terreno, onde se encontra um hotel com 26 apartamentos, quatro campos oficiais, departamento médico, fisiológico e de nutrição. Além disso, há ainda salão de jogos, sala de cinema, restaurante e toda a parte administrativa da agremiação celeste.

Internacional

Com destino a Porto Alegre, chega-se ao CT do Parque do Gigante, a casa do Internacional. Localizado em frente ao estádio Beira-Rio, ele se encontra literalmente às margens do Rio Guaíba e, com isso, oferece uma das mais belas vistas dentre todos nessa lista. São 36 mil metros quadrados e estrutura de ponta.

No total, o espaço conta com dois campos oficiais, academia de musculação completa e piscina térmica. Mais do que isso, todo o departamento médico do clube atua no local, que ainda abriga a sala de imprensa e a área administrativa da equipe. A decoração, como é de se imaginar, é repleta de vermelho e branco, as cores do time.

Grêmio

Ainda na capital do Rio Grande do Sul, mais especificamente às margens do rio Guaíba, está o CT Presidente Luiz Carvalho. Essa é a casa do elenco principal do Grêmio, a 12 quilômetros do centro de treinamento rival.  Com mais de 50 mil metros quadrados, o espaço comporta 11 salas administrativas, sala de imprensa e, obviamente, os campos.

https://www.youtube.com/watch?v=XW1fvzhOaz0

São dois oficiais, dois minicampos e uma caixa de areia, além de toda a estrutura do departamento de futebol. No total, três piscinas e uma academia estão à disposição dos atletas. A área de descanso conta com refeitório com cozinha industrial, auditório e até uma sala de áudio e vídeo.

Athletico Paranaense

Para finalizar esta lista, é preciso se dirigir a Curitiba, onde se encontra o centro de treinamento do Atlhetico Paranaense. O complexo, apelidado de CAT do Caju, tem como nome oficial Centro Administrativo e Técnico Alfredo Gottardi. Inaugurado em 1999 em um terreno de 220 mil metros quadrados, o local abriga os jogadores profissionais e de base do Furacão.

https://www.youtube.com/watch?v=ciCkZMZCe3w

Os números são impressionantes, com sete campos oficiais e um miniestádio, além de um espaço específico para os goleiros. Duas piscinas térmicas e uma grande academia completam a estrutura, que ainda conta com um auditório para até 200 pessoas. Os departamentos médico e administrativo do clube também se localizam aqui.

O que o centro de treinamento do seu time tem a ver com uma empresa?

Muitas pessoas devem ter visto todos esses CTs incríveis, amado os vídeos e sentido orgulho de seus clubes. Ainda assim, podem se questionar sobre a relação entre o centro de treinamento e um escritório corporativo. Para tirar tal dúvida é simples, bastando dizer que estes não deixam de ser os escritórios e as sedes das agremiações.

centro de treinamento clubes brasileiros
Pode parecer que não, mas o centro de treinamento é o escritório dos clubes.

Na prática, portanto, são espaços que têm um objetivo semelhante ao de qualquer outro ambiente empresarial. Há reuniões, metas, apresentações, treinamentos e diversos outros fatores, como em qualquer corporação. Dessa forma, entender o investimento que os clubes fazem em suas casas é uma grande lição para qualquer gestor.

A lógica é fácil de ser assimilada, já que as diretorias entendem que, ao oferecer uma melhor estrutura ao elenco, os resultados serão melhores. Algo muito parecido com uma empresa, em que investir no escritório representa apostar na produtividade e no emprenho dos colaboradores para conquistar — não títulos, mas clientes.

Se inspire no centro de treinamento do seu time de coração!

No momento de construir ou reformar um escritório, é muito indicado buscar por referências. O que poucos sabem, porém, é que elas não precisam necessariamente ser de outras empresas. Como visto, o centro de treinamento de alguns clubes brasileiros oferece toda a inspiração que você precisa, além de ter um forte sentimento envolvido. Assim, analise bem os exemplos acima e busque por parceiros que possam te ajudar!

Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te

Posts Similares