A busca por uma melhor qualidade de vida e valorização do capital humano tem se tornado cada vez mais alvo de investimento por parte da empresa. Daí surgiu a arquitetura corporativa, que busca a criação de ambientes que além de favorecer o bem-estar dos funcionários também são altamente funcionais.

Em uma definição simples, a arquitetura corporativa é o ramo da arquitetura que se volta para desenvolver projetos personalizados de espaços de trabalhos. Esses projetos se destacam por aliar estética e eficiência, no sentido de facilitar as rotinas produtivas.

Voltada para os ambientes de trabalho, a arquitetura corporativa busca aliar estética e funcionalidade. Com isso, ganha cada vez mais adeptos.

Voltada para os ambientes de trabalho, a arquitetura corporativa busca aliar estética e funcionalidade. Com isso, ganha cada vez mais adeptos.

O que a arquitetura corporativa contempla

Muitas pessoas quando pensam em ambientes corporativos logo vem à cabeça ambientes sóbrios, não é mesmo?

Contudo, o projeto arquitetônico pode variar de acordo com o perfil de cada empresa. Das mais arrojadas às mais tradicionais, incorporações que estimulem a produtividade e conforto dos funcionários e clientes são sempre bem vindas.

Pensando nisso, a arquitetura corporativa tem por objetivo a criação de espaços dinâmicos com boa acessibilidade, divisórias eficientes, móveis ergonômicos, maior aproveitamento do espaço e dentre outros fatores.

Vale ressaltar ainda que este ramo da arquitetura voltado para empresas também está ligada ao avanço tecnológico, que permite soluções inovadoras em projetos que buscam aprimorar a relação entre custo e benefício para os ambientes de trabalho.

Os projetos corporativos buscam soluções inovadoras que otimizem espaços de trabalho, tanto em relação à estética quanto funcionalidade.

Os projetos corporativos buscam soluções inovadoras que otimizem espaços de trabalho, tanto em relação à estética quanto funcionalidade.

Espera-se com a arquitetura corporativa a otimização do espaço e também uma forma de planejar os ambientes de modo que favoreça o aumento da produtividade dos colaboradores.

Isso porque, o bem-estar físico e a sensação de conforto proporcionado por um projeto executado pensando esses pontos torna o colaborador mais motivado, já que ele vai se sentir também valorizado pela empresa que trabalha.

Assim, a arquitetura corporativa acaba sendo um investimento vantajoso para toda a equipe. Além disso, as instalações de uma empresa são um cartão de visita tanto para seus colaboradores e parceiros quanto também para o público externo. Isso porque a imagem e a forma de apresentação de um ambiente de trabalho dizem muito sobre a sua cultura organização, o que inclui sua missão e valores no contexto do mercado em que está inserida.

Os benefícios da arquitetura corporativa

A arquitetura corporativa possui muitos benefícios nos ambientes de trabalho. Basta dizer que ela é voltada para projetos personalizados que possuem como foco a otimização do espaço, bem-estar dos colaboradores e clientes, facilitar as relações interpessoais entre as equipes de trabalho e diminuir custos operacionais facilitando as rotinas produtivas.

Os benefícios da arquitetura corporativa são muitos e contemplam tantos os colaboradores quanto os clientes de uma empresa.

Os benefícios da arquitetura corporativa são muitos e contemplam tantos os colaboradores quanto os clientes de uma empresa.

A seguir, confira 6 benefícios da arquitetura corporativa.

1. Incorpora projetos ambientais

Os projetos arquitetônicos corporativos devem seguir uma tendência ecologicamente sustentável, com estratégias que busquem a redução de impactos ambientais e também o aproveitamento de recursos.

Além de favorecer a identidade da empresa por ter iniciativa sustentáveis também poderá incidir na redução de custos.

2. Praticidade, agilidade e objetividade na realização do trabalho

O projeto de um escritório deve ser pensado de modo que o trabalho seja facilitado.

Isso quer dizer que a comunicação entre os colabores e equipes precisa ser feita de forma dinâmica e fluida.

Assim, as paredes que deixam os escritórios “engessados” são derrubadas e substituídas por divisórias, o que faz com que os colaboradores se mantenham próximos uns dos outros.

Dessa forma, há tanto a eficiência na gestão dos negócios quanto da equipe, já que tudo o ambiente é pensado para que haja a melhor integração e comunicação entre os colaboradores, o que, consequentemente, também melhora o relacionamento dele com os clientes.

3. Reafirma a identidade corporativa

A arquitetura corporativa também pode ser pensada de forma a fortalecer a identidade da empresa, seja usando as cores da logomarca ou incorporando elementos que faça isso de forma cognitiva.

A projeção do ambiente é também uma oportunidade de trabalhar com o marketing interno, que é uma ferramenta extremamente importante, para a motivação dos colaboradores, e também o marketing externo, que é aquele feito para os clientes.

4. Direciona a visão de clientes para a cultura da empresa

Como falamos anteriormente, as instalações de uma empresa são como um cartão de visita para os clientes.

Com isso, uma instalação moderna, dinâmica e com projetos sustentáveis vai reafirmar para o público externo o perfil e identidade da empresa, fazendo com que uma mensagem seja transmitida.

5. Maior conforto

A arquitetura corporativa pensa nos detalhes do design de interiores. Isso inclui o tipo e altura de mesas e cadeira, que devem presar pela ergonomia e bem-estar do funcionário.

Esse cuidado inclui a atenção para o tipo e altura de mesas, cadeiras e outros itens que são colocados estrategicamente para facilitar o dia a dia dos trabalhadores. Outros fatores que são levados em consideração são a iluminação, cores da parede, temperatura e acústica. Tudo para deixar o ambiente mais confortável possível e livre de incômodos.

Fazendo isso evita-se a ocorrência de lesões, diminui o cansaço e favorece o bem-estar dos colaboradores, o que certamente os deixa mais produtivos e motivados.

6. Redução de custos a partir da facilitação das rotinas

Com um projeto de arquitetura corporativa é possível melhor a organização dentro do ambiente de trabalho, o que possui impacto também na comunicação entre os setores.

Assim, é possível fazer um melhor planejamento de trabalho e da produtividade a partir de departamentos criados exclusivamente para as necessidades da empresa.

Fazendo isso é possível diminuir os custos de obras e reformas após essas adaptações, já que a divisão será pensada em longo prazo.

Como você pode ver, implantar um projeto de arquitetura corporativa em seu ambiente de trabalho possui muitos benefícios que vão desde o bem-estar dos colabores até mesmo ao retorno financeiro ocasionado pelo aumento da produtividade. Deseja iniciar um projeto? Acesse o site da T2 Arquitetura e fique por dentro de soluções inovadoras para seu ambiente de trabalho