clima organizacional

O que é, exemplos e como melhorá-lo

Em meio a tantos escândalos e problemas, diversas são as empresas que, finalmente, investem pesado em seu clima organizacional. Tido como uma métrica para avaliar a maneira como os colaboradores veem a organização, ele tem ganhado cada vez mais destaque. Ainda mais em tempos de discussão sobre burnout e ambientes tóxicos, esse é um conceito que deve estar mais em pauta nas grandes corporações. Mas melhorar essa percepção não é tarefa das mais simples.

Antes de mais nada, se faz importante assimilar a que se refere o conceito de clima organizacional. Basicamente, então, este representa a visão que os colaboradores têm da empresa em que trabalham. Essa percepção coletiva é formada ao longo dos anos de relacionamento entre empregado e empregador. Assim, pode refletir diretamente o ambiente psicológico que existe ali.

O que é clima organizacional?

Infelizmente, há empresas e principalmente gestores que não se preocupam muito com o clima organizacional. Em geral, esse tipo de pensamento reflete uma prática antiga e defasada, em que o funcionário deveria ser grato por ter um emprego. Boas condições de trabalho e um espaço interessantes eram luxo. Dessa forma, aplicava-se a velha frase “quem não está feliz que se retire”. A realidade, entretanto, é bem mais complexa que isso.

Qual a importância  de um bom clima organizacional?

- Produtividade: Sem dúvida alguma, funcionários bem emocionalmente rendem mais, produtividade essa que pode ser facilmente vista nos resultados; - Imagem: Em plena era da informação, pensar em sua equipe representa uma boa imagem para a marca; - Talentos: Mais do que isso, os profissionais do mercado passam a querer trabalhar aí, enquanto os que estão não querem sair; - Custos: Com tudo isso, é simples averiguar uma redução de custos, em especial pelo maior rendimento.

Quais as vantagens de ter um bom clima organizacional?

Para entender a real situação de uma empresa, especialistas no assunto aconselham a realizar uma pesquisa de clima organizacional. Esta é uma maneira relativamente simples de avaliar o ambiente de trabalho, bem como encontrar pontos de melhoria. Alguns assuntos, então, devem ser abordados neste formulário a fim de conseguir respostas claras e que te tragam a realidade.

O que é uma pesquisa de clima organizacional?

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Seta

Por conta de todos os fatores mencionados acima, diversas são as empresas que finalmente investem em um ambiente saudável. Para isso, há inúmeras estratégias, as quais podem variar de acordo com a situação. Ainda assim, é possível selecionar alguns pontos que, com certeza, interferirão na percepção dos profissionais.

Como fornecer um bom clima organizacional aos trabalhadores?

Por mais incrível que possa parecer, uma das principais queixas dos colaboradores não é sobre pagamentos ou tarefas. Na verdade, a comunicação — ou a falta dela — é um tópico que sempre se revela como o que traz mais problemas ao clima organizacional.

Comunicação interna

Como em qualquer outra situação como essa, é bastante benéfico agir de maneira ativa, e não reativa. Com isso, se faz necessário criar métricas de negócio que o possibilitem verificar em tempo real o clima organizacional da empresa. Algumas delas, inclusive, podem trazer outras questões para debate, o que é ótimo.

Análise de métricas

Os ambientes corporativos estão mudando e, consequentemente, devem se adaptar às novas características. Uma em especial, tem como motivadora a Geração Y, que agora começa a ocupar cargos de gestão. Esses profissionais, porém, tem como um de seus aspectos mais evidentes a necessidade de feedback.

Feedback constante

Como em qualquer outra situação como essa, é bastante benéfico agir de maneira ativa, e não reativa. Com isso, se faz necessário criar métricas de negócio que o possibilitem verificar em tempo real o clima organizacional da empresa. Algumas delas, inclusive, podem trazer outras questões para debate, o que é ótimo.

Jornada de trabalho

Novamente levando em consideração o perfil dos profissionais de hoje, uma coisa precisa ficar bastante clara. Eles não querem apenas um emprego, algo que pague suas contas. Obviamente, esse é um fator importante, mas não é tudo. Ao contrário da Geração X, os trabalhadores de hoje querem um plano de carreira, querem crescer.

Plano de carreira

Outro conceito que cada vez mais deixa de ser utilizado por grandes corporações é o da competitividade interna. Foi-se o tempo, afinal, em que os colaboradores deviam brigar uns com os outros para se destacar. O foco, hoje em dia, está no trabalho em equipe, o qual traz resultados mais interessantes para eles e para a empresa.

Competitividade interna

Ainda que não sejam os principais tópicos da discussão, salário e benefícios continuam sendo importantes para todos. Em especial em um momento com alta na inflação e crises econômicas e sanitárias, o depósito ao fim do mês ganha destaque. O que mudou, entretanto, é o peso de cada um deles nessa equação.

Salários e benefícios

Por fim, além de valorizar sua equipe, é preciso também capacitá-los. O mundo corporativo se atualiza de maneira extremamente rápida, e seu time deve fazê-lo também. Mais do que apenas ensiná-los novas tarefas, essa é uma ideia interessante para melhorar o clima organizacional. A justificativa é simples e se baseia em alguns pontos específicos.

Capacitação e treinamentos

Com tudo o que foi descrito acima, é simples compreender a importância que a estrutura da empresa exerce no clima organizacional. É ela, afinal, que define o espaço de trabalho, permite a integração dos colaboradores e facilita suas atividades. Investir em tal conceito, então, é extremamente benéfico. Para isso, entretanto, o mais indicado é contar com parceiros que agreguem conhecimento e experiência a esse projeto.

Conte com a T2 Arquitetura Corporativa para te ajudar nesse momento tão importante!