Trabalho em Equipe

Muito mais que frases, textos e reflexões

Um grande problema de boa parte das empresas está em passar aos colaboradores a importância do trabalho em equipe. Unir todos eles em prol de um objetivo comum não é, afinal, tarefa das mais simples. Ainda assim, é extremamente relevante para o sucesso da organização, seus resultados financeiros e o próprio relacionamento dos profissionais. Investir na prática, portanto, é mais do que obrigatório.

Muito se fala sobre a importância do trabalho em equipe, mas poucos são os que realmente sabem o porquê disso. Basicamente, a lógica se baseia na prerrogativa de que, ao se unir a outras pessoas, se torna mais possível alcançar os resultados. No ambiente empresarial, essa é uma tese que se prova cada vez mais verídica. Não à toa, empresas apostam mais e mais nela.

Importância do trabalho em equipe no espaço corporativo?

“Quem caminha sozinho chega mais rápido, mas os que caminham juntos chegam mais longe.”

(ditado popular)

Ainda que todos saibam dos benefícios de se unir aos colegas, há ainda inúmeros pontos que dificultam a aplicação da técnica na prática. Em especial, muitos desses problemas têm a ver com o perfil dos profissionais, a falta da liderança e a ambição dos próprios colaboradores. Mesmo considerando esses fatores, os que mais influenciam negativamente da tática são os que seguem.

Principais dificuldades do trabalho em equipe nas empresas

1

Diferentes realidades

Infelizmente, o Brasil ainda é um país muito desigual, o que fica mais evidente no mundo empresarial. Os profissionais apresentam as mais diversas realidades, sendo elas financeiras, sociais, políticas ou opinativas. Dessa forma, unir todos para um objetivo comum é um grande desafio. Assim como em um relacionamento, é preciso ceder, e nem sempre isso ocorre.

2

Falta de comunicação

Ao se mencionar as diferentes realidades, é inevitável citar também o preconceito e os estereótipos que elas trazem. Na verdade, o que ocorre é que essas ideias pré-estabelecidas complicam a criação de vínculos entre os profissionais, o que impacta diretamente em seu rendimento. Tanto individual quanto coletivo.

3

Egos inflados

Para se explicar a importância do trabalho em equipe, é preciso destacar que o conjunto está acima do individual. Esse é um grande desafio, principalmente em ambientes em que o ego inflado de alguns profissionais se destaca. Em geral, estes são colaboradores que se preocupam mais com eles mesmos do que com o todo.

4

Competitividade extrema

Não é novidade para ninguém que o ambiente empresarial é extremamente competitivo. Mesmo sabendo disso, se faz necessário que os funcionários entendam que, em determinar situações, eles precisarão ajudar os outros. Mesmo que isso possa significar dar os créditos do trabalho a outra pessoa.

Está gostando?

Ou continue lendo

Seta

Entendidos os desafios que podem atrapalhar a aplicação da técnica, chega a hora de focar em como evitá-los. Para isso, é preciso realizar uma boa avaliação, não apenas da equipe, mas também dos líderes, da empresa e do mercado como um todo. Com esta finalidade, confira as 7 incríveis dicas para tirar esse planejamento do papel de forma mais pacífica e efetiva.

Como destacar a importância do trabalho em equipe

1

Conhecer seu time

A primeira etapa para demonstrar a importância do trabalho em equipe é, de fato, conhecer as pessoas. A justificativa para isso é simples, visto que diferentes profissionais apresentam características e perfis distintos. Sua comunicação com cada um deles deve, portanto, ser ajustada para passar a menagem.

2

Respeitar a todos

Como explicado alguns tópicos acima, cada pessoa apresenta uma realidade única, seja em sua criação ou em sua situação atual. Com isso em mente, se faz necessário respeitar esse fato e, por meio dele, tentar se conectar a cada colaborador. Muitas vezes, diferentes cenários podem se unir em prol de um objetivo em comum.

3

Comunicar-se bem

Com tudo o que foi dito nos dois últimos itens em mente, fica evidente que o discurso deve ser adaptado. Na prática, então, a comunicação deve ser simples o suficiente para que todos entendam as mensagens. O nível de tal vocabulário, porém, somente pode ser avaliado pelo líder do departamento.

4

Ajudar os demais

A importância do trabalho em equipe pode ser demonstrada das mais diversas formas, mas há uma que é mais efetiva. Esta é, sem dúvida, o processo de auxílio de um profissional para com outro. Além de aproximá-los, garante um trabalho realizado de maneira mais ágil e eficaz.

5

Liderar como exemplo

Não adiantará de nada realizar tudo o que já foi mencionado se, durante essa jornada, a liderança não der o exemplo. O gestor da área, ou ainda o líder do time, deve demonstrar a todos como agir, do contrário estará dificultando seu próprio trabalho. E isso, rapidamente, pode influenciar o resto dos colaboradores.

6

Incentivar o trabalho  em equipe

Ainda com foco na liderança, é bom destacar que deve vir desta o incentivo e a explicação da importância do trabalho em equipe. Muitas vezes, os colaboradores apresentam certa dificuldade em iniciar esse processo de auxílio muito, o que faz com que ele não ocorra de forma natural.

7

Investir no espaço

Sem dúvida, é muito legal cumprir todos os tópicos mencionados até aqui, mas eles não garantem o sucesso do projeto. Para isso, é preciso, também, prover um espaço que traga benefícios a esse novo comportamento implementado. Não é possível imaginar um time que entenda a importância do trabalho em equipe trabalhando cada um seu escritório fechado.

Como você pôde perceber neste último tópico, a estrutura de sua empresa está diretamente relacionada ao rendimento de seu time. Assim, investir em seu escritório pode auxiliar na maneira como os colaboradores compreendem a importância do trabalho em equipe. Para isso, porém, o mais indicado é contar com parceiros que agreguem conhecimento e experiência ao projeto.

Conte com a T2 Arquitetura Corporativa para te ajudar nesse momento tão importante!