Categorias: Artigos

Estilo Futurista: Resumo das características desse estilo de arquitetura e decoração

Uma das maiores tendências dos próximos anos é apostar no estilo futurista para ambientes comerciais. Em especial, esse tipo de arquitetura é conhecida por encantar os que a veem, bem como levá-los a outro mundo. Inspirada nas expectativas do futuro, na ficção científica e na tecnologia, a estratégia agrada a muitas pessoas. Não à toa, já se faz possível visualizá-la em inúmeros edifícios no Brasil e no mundo.

É preciso ter cuidado, porém, ao analisar a que tipo de futurismo que se refere. O primeiro diz respeito a um movimento artístico italiano, enquanto o segundo representa a inovação do final do século XX. Dessa forma, ao se inspirar nele para sua decoração, é indicado contar com apoio externo para não transformar essa em uma obra abstrata com nenhum sentido ou harmonia.

Para evitar que isso ocorra, abaixo você poderá conferir toda a história e as principais características do estilo futurista. Mais do que isso, entenderá como aplicar tal técnica em seu escritório e deixá-lo simplesmente incrível.

Qual a história do estilo futurista?

Antes de se iniciar qualquer discussão a respeito do estilo futurista, é preciso separá-lo em duas vertentes bastante diferentes. A primeira, como explicado mais acima, diz respeito a um conhecido movimento artístico que se iniciou na Itália na década de 1920. Originalmente, essa era caracterizada por uma arquitetura anti-histórica, que apostava em grandes linhas retas e horizontais. Em seguida, no período pós-guerra, se transformou em um culto às máquinas, à tecnologia e à corrida espacial.

O estilo futurista tem origem na década de 1920.

Outra vertente desse estilo de arquitetura corporativa está, porém, no que ficou conhecido como neo-futurismo. Aqui, a definição é mais próxima ao que se vê hoje, seguindo as características descritas na introdução deste texto. Espere, então, por grandes formas orgânicas, que não por coincidência se assemelham às naves espaciais que se vê em tantas séries e filmes. A lógica, portanto, é justamente te levar ao futuro — ou o que se espera dele.

Quais as características do estilo futurista?

Se você se interessou no estilo futurista e pretende aplicá-lo em uma reforma em seu escritório, é indicado compreender a fundo suas características. Abaixo, então, você encontrará os aspectos mais marcantes desse movimento, considerando aqui o que é aplicado atualmente. Com base nessa informação, é hora de se preparar para um grande projeto que tornará sua empresa destaque entre as demais.

Linhas orgânicas e limpas

Quando se fala em estilo futurista na arquitetura, a primeira coisa que se pensa são as linhas desse movimento. Em geral, estas não trazem muita geometria, focando mais nas formas orgânicas, aquelas que podem ser encontradas na natureza. Dessa forma, dificilmente encontrará retas ou curvas perfeitas. Ao mesmo tempo, essa é um design que preza pela limpeza, lembrando muito o estilo minimalista em alguns pontos.

As linhas orgânicas são clássicas desse estilo.

O volume é outro aspecto de destaque dentro desse movimento, em especial nas fachadas dos edifícios. Suas principais características são, então, serem mais dinâmicos e imaginativos, saindo do padrão como se conhece. Foge-se do conceito atual de formas quadradas ou retangulares, apresentando com isso traços inovadores e que transmitem um certo quê de calma e tranquilidade.

Materiais novos e tecnológicos

Quando o assunto chega aos materiais aplicados no estilo futurista, há uma grande mudança do que se tem atualmente. Em geral, três são os principais a serem utilizados em praticamente todas as construções. Esses podem ser definidos como o vidro, o ferro e o concreto. Obviamente, outros insumos podem ser usados no decorrer da obra, mas estes são os que mais se destacarão, tanto dentro quanto fora.

Vidro, ferro e concreto armado são a base do estilo futurista.

Nas fachadas, o vidro é peça-chave, sendo utilizado como fonte de iluminação e dando sustentabilidade ao projeto. O concreto armado, por sua vez, traz o reforço necessário para a estrutura, sem pesar nas cores ou linhas. Por fim, o ferro faz a conexão entre os dois ser mais harmônica. No interior, porém, é possível se aproveitar de outros materiais, desde que de acordo com os tópicos que verá a seguir.

Iluminação natural ou LED

Sem dúvida alguma, a iluminação é um dos pontos mais importantes de um edifício com estilo futurista. Como destacado no tópico anterior, o vidro é utilizado para fazer a conexão entre os espaços interno e externo. Dessa forma, a iluminação natural ganha o espaço de dentro e faz ser menos preciso se utilizar de outros pontos claridade. Isso não significa, entretanto, que o tópico se esgota aqui.

A iluminação LED dá destaque em meio à simplicidade.

Como forma de te levar ao futuro, quando necessário — tanto para decoração quanto para funcionalidade — utiliza-se da iluminação LED. Esse tipo de tecnologia permite um consumo muito menor de eletricidade, garantindo também a eficiência energética de sua empresa. Uma boa ideia, então, é se utilizar dessa ferramenta para dar destaque a determinado espaço ou detalhe em específico, podendo até ser colorida.

Paleta de cores básica

Para quem adora investir em cores chamativas e tons diferenciados, infelizmente o estilo futurista não traz essa ideia. Na verdade, o conceito prega pelo oposto, com poucas tonalidades e uma harmonia baseada na simplicidade. Nas fachadas, por exemplo, o mais comum é verificar a aplicação apenas do branco e talvez preto, com o ferro sendo seu contraste.

As cores tendem sempre para o branco.

Ainda assim, é possível que a paleta de cores de um escritório com essa técnica seja o grande destaque do ambiente. Em especial, isso se dá pela utilização do item citado no tópico acima. A tecnologia LED, por exemplo, costuma ser muito aplicada para realçar detalhes, tanto em sua tonalidade natural quanto em cores mais vivas. O neon, por exemplo, pode ser aplicado aqui sem nenhum problema, desde que seguindo a estética do restante do espaço.

Mobília moderna e clean

Ao focar na mobília de um escritório corporativo que segue o estilo futurista, é preciso muito cuidado. Isso se dá porque, principalmente, há uma grande mudança do que ocorre normalmente no ambiente profissional. Dessa forma, pode-se esquecer por completo o que se tem como móveis para escritório e começar do zero. Tudo que for tradicional, comum ou convencional sai de cena para dar lugar ao novo e moderno.

Encontrar móveis futuristas não é tarefa simples.

A grande maioria dos projetos com essa temática aposta, então, em móveis sob medida que se adaptem ao conceito. Fora isso, é possível buscar por lojas especializadas — mas é bom destacar que o custo costuma ser maior. Ainda assim, se faz importante destacar que de nada adiantará ter móveis que não sigam essa estética ao longo dos escritórios. Por isso, ao optar pelo estilo, tenha consciência de suas características para não se chocar com as opções e seus valores.

Decoração simples e minimalista

Na hora de escolher os itens de decoração de escritório que utilizará, também é preciso cuidado. No estilo futurista, isso é feito de maneira bastante sútil, novamente lembrando muito o minimalismo. Dessa forma, o ideal é investir em poucos itens, mas que possuam certo destaque dentro do ambiente. Assim, conseguirá ter uma estética bastante interessante, mas sem sobrecarregar o espaço.

A decoração simples é chave para seguir o estilo.

Pequenos quadros podem ser boas alternativas, desde que não possuam muitas cores contrastantes. O mais indicado, porém, é apostar em técnicas mais simples, como estátuas, plantas e a própria mobília. Com isso, poderá apresentar aos visitantes um escritório bonito, elegante, surpreendente, mas confortável e acolhedor. Esse é, afinal, o grande objetivo de quem investe nesse tipo de arquitetura.

Acabamento integrado e homogêneo

Por fim, se faz preciso mencionar que todo o acabamento de uma obra de estilo futurista deve ser descomplicado. Como ele tende a seguir a estética mais simplista, não há por que dar destaque a esses detalhes. Assim, boas ideias a serem aplicadas são sancas orgânicas e com iluminação embutida.  Novamente, seguir a paleta de cores é imprescindível, em especial com o branco, o preto e os tons de concreto e ferro.

Grandes espaços sem muitos detalhes são o foco aqui.

Para o piso, costuma-se aplicar revestimentos claros ou, se escuros, lisos e sem muitos detalhes. O piso vinílico pode ser uma alternativa interessante, desde que seguindo essa lógica. Esquece-se, portanto, de imitações de madeira ou outros elementos que possam poluir visualmente o ambiente. O foco, então, deve estar na harmonia do cômodo como um todo, e não em pontos específicos deste.

Exemplos de edifícios com estilo futurista para se inspirar

Todas as características mencionadas nos tópicos acima são importantes e vitais para uma obra de estilo futurista. Para compreendê-las melhor, entretanto, o mais indicado é entender sua aplicação na vida real e, para isso, nada melhor do que exemplos. Assim, abaixo você pode conferir algumas das utilizações dessa técnica.

Hemisfèric, na Ciutat de les Arts i les Ciències, Valência, Espanha.

Um ponto interessante a respeito dela, porém, é que pode ser aplicada tanto em ambientes corporativos como em residências ou pontos turísticos. Dessa forma, é possível compreender também a aplicabilidade do conceito, bem como a maneira como este se adapta a qualquer projeto corporativo ou não.

Garden by the Bay, em Singapura.

Da nova sede da fabricante do iPhone, o Apple Park, a aeroportos e grandes parques turísticos, não faltam exemplos aqui. Por mais que ainda aos poucos, a técnica sem dúvidas vai conquistando cada vez mais entusiastas, que utilizam para criar destaque e, por que não, uma nova visão do que é — ou será — a arquitetura.

Apple Park, nova sede da empresa na Califórnia.

Como aplicar o estilo futurista em seu escritório corporativo

Com tantas tendências, estratégias e técnicas diferentes, é difícil se destacar atualmente como empresa. Uma das possibilidades mais interessantes para isso, então, é investir em um escritório de estilo futurista. Desde que seguindo a lógica e a essência da companhia, essa é uma estratégia inteligente de posicionar sua marca e oferecer um espaço funcional para sua equipe. Para isso, porém, o mais indicado é contar com parceiros especialistas no assunto, com experiência e vivência no mercado.

Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.

Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Will junqueira

Posts recentes

Melhores Faculdades de Arquitetura e Urbanismo: Onde fazer o curso no Brasil?

Milhões De estudantes buscam todos os anos pelas melhores faculdades de arquitetura do país para…

1 semana ago

Brindes para Colaboradores: Como presentes personalizados e criativos podem ajudar a motivar sua equipe

Não é segredo nenhum que inúmeras são as empresas que investem pesado em brindes para…

1 semana ago

Escritório e Galpão Industrial: Como conciliar os dois ambientes em um projeto

A união entre um escritório a um galpão industrial está cada vez mais em alta…

2 semanas ago

Qual a quantidade ideal de banheiros por pessoas em seu escritório?

A quantidade ideal de banheiros por pessoa em seu escritório é um dos fatores mais…

1 mês ago

Neuroarquitetura corporativa: aumente a produtividade da sua equipe

Você já ouviu falar em neuroarquitetura? Ela é uma área da ciência responsável por entender…

1 mês ago

As 15 maiores empresas de arquitetura do Brasil

Uma pesquisa de 2017 encomendada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) revelou…

1 mês ago