gestão de equipe remota

Uma das mudanças que a pandemia trouxe a muitas empresas foi a normalização de uma equipe remota. Muito por conta do isolamento social, inúmeros foram os profissionais que precisaram alterar sua forma de trabalho. Deixaram os grandes escritórios das corporações e passaram a realizar suas atividades de casa. A possibilidade já existia há um tempo, mas foi a partir daí que se popularizou.

Em termos de tecnologia, as alterações foram poucas e os colaboradores se acostumaram bem com a nova realidade. No que diz respeito à gestão dos times, entretanto, diversos foram os líderes que encontraram desafios. Gerenciar todos OS seus trabalhadores em um ambiente fechado já não é simples. Imagine então fazê-lo sem um contato físico constante com nenhum deles.

Para entender mais sobre este tema, fique atento ao texto abaixo. Ao longo dos parágrafos a seguir, você poderá conferir a importância e os principais desafios dessa mudança, bem como 6 valiosas dicas para auxiliar nessa tarefa.

O que é a gestão de uma equipe remota?

Para iniciar essa discussão, é preciso primeiramente definir a que se refere uma equipe remota. Dessa forma, pode-se descrever o conceito como um grupo de trabalhadores de uma mesma empresa ou projeto em que cada um atua de um local distinto. Na prática, portanto, são funcionários que não se encontram diariamente no ambiente corporativo. Basicamente, se veem por meio de videochamadas e conversam por e-mail ou mensagens.

gestão de equipe remota
A gestão de uma equipe remota é um trabalho árduo.

A gestão desse time, porém, se torna mais desafiadora com o acréscimo da distância física à equação. Ainda assim, um bom líder deve entender este novo cenário a fim de trazer os resultados prometidos. Para isso, ele tem que realizar suas obrigações da mesma forma como eram feitas antes, inclusive apresentando os mesmos efeitos. Cabe a ele então se adaptar a essa nova fase e buscar por maneiras inteligentes de tirar o máximo de cada profissional.

Qual a importância da correta gestão de uma equipe remota?

Como você deve bem saber, realizar a gestão de um grupo de pessoas não é um tarefa fácil. Há diferentes habilidades, egos, formas de pensar, crenças e níveis de profissionalismo. Assim, encontrar um ponto comum entre todos os colaboradores e transformá-los em um time requer paciência e conhecimento. Quando se adiciona o fator remoto a este cenário, fica ainda mais complicado cuidar de tanta gente sem ver ninguém.

importancia de liderança
Muito da gestão fica à cargo do líder.

A boa notícia, entretanto, é que um trabalho bem-feito pode trazer resultados ainda melhores do que o esperado. A justificativa para isso está, principalmente, na redução de custos e na liberdade que esses colaboradores recebem. Este se apresenta então como o cenário ideal para a prosperidade de uma empresa, mas depende de uma boa gestão de equipe remota para de fato apresentar resultados convincentes.

A grande questão, porém, é que boa parte das grandes corporações já notou essa melhoria e, principalmente, a economia. Com isso, não são poucas as companhias que adotaram o trabalho híbrido ou home-office como seu novo padrão. Ou seja, essa é uma mudança que veio para ficar, e fica à cargo dos gestores encontrarem um modo de fazê-la funcionar na prática.

Quais os principais desafios na gestão de uma equipe remota?

Como dito desde o início, realizar a correta gestão de uma equipe remota é uma tarefa árdua. Existem vários desafios que podem complicar esse processo, além de esgotarem os participantes. Por isso, é extremamente válido compreender quais são eles a fim de buscar por formas de vencê-los. Alguns exemplos são:

gestão de equipe remota desafios
Inúmeros são os desafios desse processo.
  • Liderança: Para funcionar da maneira como se espera, um time com essa característica deve ter uma liderança forte e organizada;
  • Comunicação: Por conta da distância, a comunicação pode se tornar um problema, e por isso deve ser feita se utilizando da tecnologia, o que pode dificultar as coisas;
  • Tecnologia: Essa mesma tecnologia, inclusive, pode ser ao mesmo tempo o problema e a solução, principalmente para aqueles que apresentam dificuldade em dominá-la;
  • Conflitos: Uma situação natural em qualquer empresa é a existência de conflitos. No caso do trabalho remoto, eles ainda ocorrem, mas a resolução destes se torna muito mais complicada;
  • Produtividade: Também é preciso estar atento aos índices de produtividade do time, os quais podem cair em determinados cenários;
  • Senso de equipe: Por fim, um dos maiores desafios desta realidade é fazer com que o grupo tenha união. Sem se ver presencialmente e com pouca interação, esse senso de equipe se tona mais difícil.

6 Dicas para realizar a correta gestão de equipe

Agora que já entende como funciona todo o conceito de equipe remota, chega o momento de descobrir como melhorar sua gestão. Para isso, abaixo você encontrará 6 dicas incríveis para te auxiliar. Assim, fique atento a cada uma delas e já vá pensando em como aplicá-las em sua empresa!

1. Foco no planejamento

O primeiro passo para obter sucesso nessa jornada é se focar no planejamento antes de qualquer outro ponto. Esse, como qualquer outro time, precisa de um líder, o qual os indicará o caminho das pedras. Tendo este profissional selecionado, se faz preciso definir os objetivos da equipe remota e as estratégias utilizadas para alcançá-los. Aqui, uma boa organização e uma completa análise do cenário são fundamentais.

planejamento estratégico
Planejar os objetivos e as estratégias é fundamental.

Todo este processo pode ser dividido em duas etapas principais, sendo a primeira a definição das metas entre o líder e a diretoria. Em seguida, é necessário informar aos colaboradores quais são os resultados que eles devem atingir e qual será a técnica utilizada. É bastante válido, neste ponto, interagir com a equipe e manter um espaço seguro de troca de opiniões.

2. Comunicação com o time

Como explanado mais acima, um dos grandes desafios do trabalho remoto se encontra na comunicação. A dificuldade está, principalmente, nos ruídos que a mensagem pode receber ao longo de sua transmissão, o que pode alterá-la completamente. Além disso, há também a falta do contato físico como um fator negativo, o qual pode colocar todo o seu planejamento por água abaixo.

gestão de equipe remota
É preciso manter um contato próximo aos profissionais.

Sendo assim, priorizar um processo de comunicação interna efetivo é vital para alcançar bons resultados. Neste momento, invista em tecnologias que possam auxiliar tanto o gestor quanto o time. Aplicativos de mensagens rápidas são soluções interessantes, mas há alternativas mais adequadas. Reuniões semanais e um contato constante são de grande importância para que tudo funcione conforme o esperado.

3. Tecnologia como aliada

Não há a menor dúvida de que os avanços tecnológicos auxiliaram e muito na evolução de diversos mercados. Quando se fala na gestão de uma equipe remota, há inúmeras ferramentas que podem ser de grande valia. Diversas delas, inclusive, podem ser utilizadas gratuitamente, enquanto outras requerem uma assinatura. Um valor irrisório se considerado o custo-benefício da solução.

tecnologia apple
Investir em tecnologia é vital para o sucesso.

Se faz importante estar atento, entretanto, a possíveis problemas com esses aparatos digitais. Obviamente eles foram programados para ajudar, mas para isso é preciso dominar seu funcionamento. Sendo assim, analisar a facilidade com que seu time lida com os aparelhos é uma dica interessante. Se necessário, um treinamento pode ser bastante útil para tirar dúvidas e facilitar o entendimento.

4. Autonomia e confiança

Todo relacionamento é pautado na confiança, e até aqui não há novidade alguma. Acontece que, com uma equipe remota, essa confiança deve ser levada a sério e incentivada. A explicação para isso é simples, já que o líder não poderá visualizar tudo o que está ocorrendo no escritório. Dessa forma, ele deve confiar em seus colaboradores e dar a eles a autonomia necessária para atuarem.

gestão de equipe remota
Profissionais com autonomia tendem a render mais.

Este termo, aliás, passou a ter uma importância ainda maior nesta nova realidade, visto que o contato físico ficou mais escasso. Não à toa, os profissionais precisam se acostumar a tomar suas próprias decisões e arcar com suas consequências. Ao líder, cabe apresentar um ambiente colaborativo e livre, o qual permitirá que os trabalhadores façam as escolhas corretas quando necessário.

5. Integrar a equipe

Se questionar alguns gestores, muito provavelmente ouvirá que a integração dos times é outro enorme desafio a se solucionar. É muito mais difícil, afinal, incentivar a união e o trabalho em equipe quando esta se encontra remota. A falta de contato é um grande percalço e, para superá-lo, é necessário pensar fora da caixa. E este cenário recebe ainda mais destaque quando há a entrada de um novo membro.

união time
E uma equipe unida garante melhores resultados.

Algumas atividades podem ser realizadas de maneira virtual para tentar aproximar esses colaboradores. A ideia aqui não está em apenas entretê-los por um certo tempo, mas sim fazer com que eles criem um senso de união. No dia a dia, essa integração tem a capacidade de auxiliar os profissionais e melhora seus resultados. Mas, para isso, é vital que todo entendam o que está acontecendo e se engajem no propósito.

6. Indicadores como acompanhamento

A falta do diálogo e da conversa tomando um café pode fazer com que muitas das informações deixem de ser passadas à gestão. Com isso, é fácil prever uma situação em que o líder deste time pouco saiba sobre o que cada um está fazendo e como anda o projeto. Neste caso, o ideal é apostar na utilização de indicadores de performance — os famosos KPIs — para acompanhar em tempo real sua equipe remota.

gestão de equipe remota indicadores
Se utilizar de indicadores auxilia na gestão de uma equipe remota.

Novamente, há ferramentas e softwares próprios para tal tarefa e que podem ser de grande ajuda. Mas, caso não seja possível, uma possibilidade é se utilizar de planilhas para realizar essa supervisão. Para isso, deve haver metas claras, mensuráveis e factíveis, as quais serão analisadas periodicamente. A partir de seus resultados, o líder deverá fazer as alterações necessárias para endireitar o caminho de seu time.

Aprenda a gerir uma equipe remota

Diante de todas as mudanças averiguadas no mercado de trabalho ao longo dos últimos anos, diversas organizações acabaram se perdendo. A atuação de uma equipe remota, afinal, requer algumas adaptações, tanto por parte da empresa quanto dos profissionais. E caso o modelo utilizado seja o híbrido — presencial e virtual — se faz necessário adaptar também seu escritório. Para isso, o mais indicado é contar com parceiros que agreguem conhecimento e experiência ao projeto.

Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Posts Similares