diy do it yourself

Os perfis nas redes sociais de DIY — Do It Yourself — estão cada vez mais em alta entre os brasileiros. A ideia simples de aplicar o famoso “faça você mesmo” agrada os usuários, bem como garante uma bela economia. Tanto é que o conceito pode abranger os mais diversos setores, como moda, cozinha, artesanato e até mesmo decoração. Neste ponto, porém, vale a pena destacar a importância do tópico para as empresas.

Talvez em grandes corporações seja quase inexistente a necessidade e até a possibilidade de precisar por a mão na massa. Em companhias menores, porém, a prática é bastante benéfica, diminuindo custos e oferecendo uma melhor personalização do espaço. Ainda assim, é interessante saber buscar pelas referências e ter um suporte para deixar tudo perfeito.

Para entender melhor o DIY, fique atento aos parágrafos abaixo. Ao longo deles, você poderá compreender mais afundo o significado do termo, sua história e nichos em que pode ser usado. Mais do que isso, receberá uma lista bastante interessante de perfis para se encantar e se inspirar na internet!

O que é o DIY?

A sigla DIY já é bastante conhecida pelas pessoas mais conectadas, já que apresenta um grande mercado em plataformas como Instagram e YouTube. O conceito se baseia na prática do Do It Yourself — Faça Você Mesmo, em português —. Dessa forma, tem como objetivo ensinar os usuários a desenvolver seus próprios materiais, independentemente de sua aplicação.

o que é diy do it yourself
DIY vem do inglês e significa “Faça Você Mesmo”.

A história dessa ideia, entretanto, remete a outros tempos, mais precisamente na década de 1910, nos Estados Unidos. A lógica, até então, era fazer pequenas reformas em casa ou no escritório sem a ajuda de profissionais. Com o passar do tempo, ela foi se desenvolvendo e evoluindo, chegando aos anos 2000 como uma grande tendência. Hoje, é utilizada em todo o mundo, havendo pessoas, inclusive, que vivem dessa arte.

DIY no ambiente de trabalho

Ao contrário do que muitos podem imaginar, o movimento DIY pode ser utilizado nos mais diversos ambientes. Obviamente, foi amplamente difundido para auxiliar no reparo e decoração de casas, mas hoje já apresenta técnicas interessantes para outros espaços. E é com isso em mente que muitos profissionais estão aproveitando desse conhecimento para melhorar seus escritórios, comércios ou restaurantes.

pessoas trabalhando no estilo faça você mesmo
Aplicar a técnica no ambiente corporativo é mais do que possível.

Com isso, é simples perceber que o conceito como um todo pode ser adaptado para inúmeros cenários. Principalmente quando se fala de decoração, afinal, ela está presente em todos os pontos. Além disso, se apresenta como uma excelente maneira de economizar na reforma ou na decoração do ambiente de trabalho e ainda tornar o local mais confortável para sua equipe e seus clientes.

Por que investir no DIY?

Como é de se imaginar, há os fanáticos pelo DIY, bem como os que não veem na prática muita lógica. Acontece que, mais do que apenas economizar, o propósito desse movimento traz também a sustentabilidade como ponto fundamental. A fim de não gastar com materiais, então, muito do que é criado se baseia em peças antigas e fora de uso. Dessa forma, sua reutilização contribui também para o meio ambiente.

por que investir no diy do it yourself
Além da exclusividade, o DIY é uma prática sustentável.

Outro ponto de destaque nessa discussão está na exclusividade e na personalização de cada item. Ao invés de decorações clichês e que podem ser vistas em qualquer outro lugar, que tal algo único e com a cara da sua empresa? É por conta deste motivo, portanto, que as organizações estão dando o braço a torcer e investindo na técnica que já movimenta milhões pelo mundo.

Vantagens e desvantagens do DIY

Como qualquer outra prática, o DIY possui sim suas vantagens e desvantagens. Sabendo disso, antes mesmo de iniciar um projeto, se faz preciso analisá-las minunciosamente. A economia é grande, obviamente, mas também é o trabalho, o que pode atrapalhar outras tarefas. Dessa forma, uma boa análise do custo-benefício pode ser decisiva para a aplicação ou não do “faça você mesmo”.

VantagensDesvantagens
Economia de recursos financeirosGasto de tempo com o projeto
Sustentabilidade do projetoConhecimento do nicho em questão
Reutilização de materiais sem propósitoHabilidades manuais
Exclusividade das peçasInvestimento em materiais
Personalização do projetoEspaço para criar as peças
Tutoriais disponíveis onlineDependência total de você mesmo

Quais os principais nichos do DIY?

Se buscar pelos termos DIY, Do It Yourself ou Faça Você Mesmo na internet, encontrará milhões de resultados. Além das mais diversas plataformas, há também um grande leque de nichos que a prática engloba. Basicamente, então, qualquer coisa pode ser adaptada ao conceito. Assim, se quer fazer algo, mas não tem dinheiro sobrando, vale a pena buscar nos tópicos a seguir:

principais nichos do diy do it yourself
Praticamente de tudo é possível fazer, sendo preciso apenas paciência e habilidade.
  • Artesanato: Sem dúvidas, um dos temas mais buscados é o de artesanato. Aqui, podem entrar itens de decoração, mas sua grande força é no empreendedorismo. Para isso, as pessoas aprendem a fazer e lucrar com sua arte;
  • Tecnologia: Pode parecer estranho, mas o ramo tecnológico também esconde várias surpresas. Por meio de tutoriais, é possível criar robôs, consoles de videogame e até mesmo consertar aparelhos quebrados;
  • Moda: Obviamente que a moda não poderia ficar de fora dessa discussão, com inúmeras dicas para personalizar suas roupas. De pequenos recortes e apliques e customizações completas, esse é um nicho muito procurado;
  • Alimentação: Para os aspirantes a chef de cozinha, o que não falta é vídeo ensinando a fazer deliciosas receitas. Em geral, esses perfis são focados em pratos rápidos e práticos de se fazer, não interferindo assim na rotina de trabalho da pessoa;
  • Decoração: Por fim, o nicho de reformas e decoração é um dos que mais apresenta conteúdo na internet. Vídeos, tutoriais, dicas e passo a passo são simplesmente encontrados em qualquer rede social que você buscar.

Perfis de DIY para decoração que você tem que conhecer!

Para a alegria de muitos leitores, este texto não poderia se encerrar sem algumas sugestões bastante interessantes. Não à toa, abaixo você poderá conferir alguns dos principais e mais respeitados perfis de DIY brasileiros que se pode encontrar no Instagram. Dentre eles, você poderá encontrar os mais diversos estilos de arquitetura, bem como diferentes custos e gostos. Assim, dê uma boa pesquisada em cada um e defina em qual (is) você vai se inspirar!

@matheusilt

O paranaense Matheus Ilt (@matheusilt) já é conhecido pelo Brasil por suas criações simplesmente encantadoras. Sempre fugindo do comum, ele traz para seus projetos a essência do DIY juntamente a muito bom gosto. Em seu Instagram, o criador de conteúdo conta com mais de 440 mil seguidores e compartilha também um pouco de sua vida. Morando em São Paulo, ele hoje apresenta o programa Arrasta Móveis, do canal pago GNT. Entre suas principais características, estão seu famoso cabelo rosa e a já renomada meia parede.

@matheusilt matheus ilt post quarto
Reprodução: Instagram @matheusilt

@diycore

O @diycore é uma criação de Karla Amadori, que de Santa Catarina resolveu inspirar mulheres por todo o globo. Com mais de 630 mil seguidores no Instagram, ela defende a presença das mulheres no mundo das reformas. Segundo ela, “Mulheres se sentem encorajadas ao ver outra com uma furadeira na mão”. E é com esse pensamento que ela traz seu conteúdo também no YouTube, com um canal com mais de 1,8 milhões de inscritos!

diy do it yourself @diycore
Reprodução: Instagram @diycore

@casadecolorir

Mais uma que saiu do celular para a televisão, Thalita Carvalho é hoje apresentadora do Mais Cor, Por Favor, também do GNT. Morando no Rio de Janeiro, ela compartilha diversas dicas de decoração em seu perfil no Instagram, o @casadecolorir. Seus mais de 250 mil seguidores acompanham de perto seu dia a dia, seus projetos e valiosas dicas para melhorar a estética de suas casas. Entre suas principais características, estão a paleta de cores diversificada e os itens com lembranças afetivas.

@casadecolorir post casa de colorir
Reprodução: Instagram @casadecolorir

@cafofododani

Para quem gosta de uma decoração repleta de plantas, é imprescindível seguir o perfil @cafofododani, de Daniel Virgnio. Com sua vida entre Florianópolis e São Paulo, ele compartilha com seus 170 mil seguidores sua paixão pelo paisagismo e, obviamente, pela flora. Por conta disso, conta também com um curso de plantas e decorações no portal Domestika. Seguindo uma temática de Urban Jungle, como ele mesmo descreve, suas criações apresentam uma mescla de cores, texturas e muita vida.

diy do it yourself @cafofododani
Reprodução: Instagram @cafofododani

@olhaoapedeles

O casal Fábio Riudi e Renato Kenji criou, despretensiosamente, o perfil @olhaoapedeles no início de 2021. A ideia era mostrar para o público o processo de reforma de seu apartamento de 49 metros quadrados em São Paulo. O sucesso foi grande, atingindo hoje quase 55 mil pessoas, muito por conta das soluções utilizadas no projeto. Da demolição de paredes e integração de ambientes à porta inspirada em Friends, todos gostaram das postagens. De maneira simples, eles mostram os benefícios de adaptar pequenos espaços para suas necessidades.

@olhaoapedeles olha o apê deles post sala
Reprodução: Instagram @olhaoapedeles

@casacobre

O perfil @casacobre foi criado por Kaio e Alê, começando como um acompanhamento da reforma de sua casa no interior. O projeto deu tão certo que já se desmembrou, virando hoje uma loja com itens cuja curadoria é feita por ambos, a Loja Casa Cobre. Com 180 mil seguidores, os dois mostram o passo a passo da obra, incluindo até as dificuldades. Mais do que isso, vão mostrando todas as etapas da construção, sempre com um clima descontraído e bastante convidativo.

diy do it yourself @casacobre
Reprodução: Instagram @casacobre

@diyhomebr

Para finalizar esse incrível lista de perfis de DIY, nada melhor que o @diyhomebr, conta profissional de Diego Rodrigues. Aqui, o foco é total no faça você mesmo, com dicas bastante práticas e interessantes. Para quem não consegue acompanhar o Instagram, ele conta também com um canal no YouTube e um blog, com tudo muito bem descrito. Entre os temas, você pode encontrar formas artesanais de fazer uma parede de cimento queimado, uma estante de estilo industrial e até uma linda escrivaninha personalizada.

@diyhomebr diy home br post quarto
Reprodução: Instagram @diyhomebr

Invista no DIY com auxílio especializado!

Como você pôde ver acima, investir no DIY é uma excelente maneira de poupar dinheiro e ter objetos únicos. Mais do que isso, se apresenta como uma forma de deixar sua criatividade fluir e colocar a mão na massa. Para um efeito ainda mais interessante, o mais indicado é contar com o apoio de especialistas, que te ajudarão a adaptar essas ideias e compor o melhor espaço corporativo possível.

Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.

Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Posts Similares