Quando o assunto é escolha de cores para escritório corporativo muitas dúvidas surgem. As cores do seu escritório podem influenciar positivamente no dia-a-dia da sua empresa. Estudos consolidados apontaram o fato de que as cores podem despertar diferentes sensações.

Em se tratando do ambiente de trabalho, o uso correto das cores interfere diretamente na produtividade dos colaboradores. Então, nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre o assunto para não cometer erros que podem prejudicar o bom andamento do seu negócio.

Em 2015, um estudo publicado pela Universidade do Texas destacou o fato de que as cores afetam o andamento do trabalho. Para a realização do estudo, voluntários foram convidados para trabalhar em três ambientes diferentes. Três cores foram escolhidas para as paredes dos ambientes, sendo elas: vermelho, branco e verde água. O experimento chegou a importante conclusão de que a produtividade dos voluntários era afetada negativamente no ambiente com paredes brancas.

Agora que você já sabe que o branco é uma cor a ser evitada, confira outras opções para deixar o seu escritório atrativo para os seus colaboradores e clientes!

Amarelo

O amarelo é uma cor que desperta sensações e sentimentos como esperança, segurança  e positividade. Ele é uma ótima opção para ambientes frios e com pouca iluminação. No seu escritório corporativo, você pode optar por pintar algumas paredes de amarelo ou apenas ter a cor aplicada em alguns objetos pequenos.

A cor estimula a receptividade e aumenta a atenção aos detalhes e é uma ótima opção para empresas que exigem a criatividade dos seus colaboradores.

Apesar dos benefícios da utilização do amarelo, especialistas consideram que a cor não é uma boa opção para ambientes como salas de reuniões. Esta afirmação é explicada pelo fato de que o amarelo é uma cor que causa ansiedade e pode gerar impaciência. Além disso, o uso excessivo do amarelo pode deixar o ambiente com um ar cansativo.

O efeito e sensação que as cores provocam também devem ser levadas em consideração no projeto arquitetônico.

O efeito e sensação que as cores provocam também devem ser levadas em consideração no projeto arquitetônico.

Verde

Participação, cooperação, generosidade, proteção e segurança são algumas das sensações despertadas pelo verde. A utilização da cor em paredes, objetos e móveis do seu escritório  corporativo podem reduzir a tensão do  ambiente. Além disso, o verde é uma cor que acalma e que promove equilíbrio e harmonia. Segundo alguns especialistas, o verde é uma ótima opção para escritórios que possuem a inovação como requisito fundamental.

Apesar dos benefícios da utilização da cor, tonalidades mais escuras de verde devem ser evitadas, já que elas podem deixar o ambiente com um ar depressivo.

Vermelho

O vermelho é uma cor associada a sentimentos como motivação, persistência, paixão, afetuosidade e perdão. Além disso, o vermelho é conhecido por ser uma cor dinâmica e intensa.

A cor desperta a atenção e estimula o senso de competitividade. Outra vantagem do vermelho é ideal para empresas que exigem maior atenção dos seus colaboradores aos detalhes.

Apesar das vantagens da cor, especialistas recomendam o uso moderado do vermelho em ambientes corporativos. O exagero do uso pode ter efeitos negativos como a intensificação dos conflitos e o estímulo a criação de conflitos.

Azul

Tranquilidade, confiança, serenidade e força são algumas sensações despertadas pelo azul.

A cor é uma ótima opção para deixar o ambiente mais leve e estimular a concentração. Além disso, a cor é associada à habilidade e ao dever.

Especialistas aconselham a utilização do azul em ambientes como salas de reuniões, já que a cor estimula a eficiência e eficiência e promove a comunicação.

Assim como outras cores, o azul deve ser utilizado com cuidado. O uso excesso da cor pode deixar o ambiente triste e monótomo.

Laranja

Estimular, dar força, aumentar o otimismo e combater o cansaço são algumas das vantagens do laranja.

A cor é largamente associada à alegria e ao espírito aventureiro. Além disso, o laranja é indicado para espaços frios,já que ele tem a função de revigorar e trazer vitalidade para o ambiente. Normalmente o laranja é uma cor indicada para escritórios que exijam muita vitalidade de seus funcionários.

A cor é uma ótima opção para ambientes como salas de espera.

Roxo

O roxo é associado à sabedoria, contemplação e sofisticação. Alguns tons de roxo são ideais para preencher ambientes.

Para trazer um ar mais descontraído ao ambiente, vale apostar na combinação do roxo com cores como o verde claro, o azul e o vermelho (magenta).

Além disso, o roxo é uma ótima opção para ser utilizado por empresas que trabalham com a criatividade.

Segundo especialistas, tons de lilás violeta e roxo podem a boa convivência entre os colaboradores de uma empresa. O uso excessivo também deve ser evitado, podendo deixar o ambiente desestimulante e pesado.

Rosa

O rosa é uma cor associada à delicadeza e à jovialidade. Tons fortes de rosa podem sugerir ideias como modernidade, atenção e desejo. Já os tons mais claras transmitem ideias e sensações como proteção e suavidade.

A cor é indicada para escritórios de empresas que oferecem produtos inovadores e diferenciados. Além disso, a cor é ótima opção para negócios mais informais.

Cuidado com a utilização do rosa em excesso, já que a cor pode ser associada também à ideia de infantilidade.

Cinza

O cinza é uma cor associada ao design corporativo por sugerir ideias como responsabilidade, conhecimento e profissionalismo.

A cor é utilizada largamente por empresas de tecnologia e que oferecem produtos inovadores, porém também pode ser uma cor considerada mais formal.

O uso em excesso do cinza pode deixar o ambiente com ar triste. Por isso, é aconselhado que a cor seja utilizada com moderação e combinada com cores mais fortes como o amarelo e o vermelho.

Tons neutros: as melhores cores para escritório

Se você ainda está em dúvida em quais cores utilizar no seu escritório corporativo, aposte em cores neutras. Tons neutros como bege e creme são ideais para a decoração de escritórios. Elas possuem como maiores vantagens o estímulo da criatividade, da propagação de novas ideais, além deixar os ambientes mais iluminados.

Tons neutros também são excelentes para atualização do ambiente, acessórios de cores diferentes podem dar uma outra cara ao escritório sem a necessidade de atualizar tudo.

As cores neutras em tons claros são verdadeiros clássicos e deixarão os ambientes da sua empresa mais elegantes. Designer de interiores aconselham também a utilização de tons claros para dar a impressão de que o ambiente é mais espaçoso.

Se a ideia é expressar seriedade e deixar o seu escritório com ar sofisticado aposte em cores neutras em tons escuros. O ideal é tentar mesclar tons neutros com cores quentes. Utilizar tons neutros em excesso pode deixar o ambiente com ar tedioso.

Uma boa dica para quem tem medo em apostar em cores quentes é compor o design do seu escritório com mobiliário em cores quentes. Cadeiras laranjas, verdes e vermelhas deixarão o ambiente mais alegre.

Está com dúvidas de como montar seu escritório corporativo? Fale com a T2 Escritório de Arquitetura e Corporativa.