Um dos pontos que mais tem recebido investimento dentro de grandes empresas é, sem dúvidas, a comunicação interna. Mais do que apenas dinheiro, as organizações entenderam que é preciso disponibilizar tempo e esforços para que este não seja um problema na rotina corporativa. Para isso, entretanto, tiverem que buscar por ferramentas e exemplos de outras empresas para aplicarem a estratégia corretamente. Engana-se, portanto, quem pensa que esse é um processo irrelevante.
Para entender melhor o que é e como fazer uma boa comunicação interna, confira os parágrafos a seguir. Ao longo do texto, poderá compreender os tipos ideais, a importância e os benefícios de tal técnica para uma corporação.
Quando dentro de um ambiente corporativo, é normal ouvir que existem, ao menos, dois públicos importantes para sua atuação. O primeiro, obviamente, diz respeito aos clientes, os quais consomem seus produtos ou serviços. O segundo, entretanto, se refere aos seus colaboradores, ou seja, a equipe que te auxilia a buscar os resultados. E o destaque aqui é que ambos devem estar satisfeitos.
Com isso em mente, cada vez mais organizações investem na comunicação interna, que é voltada ao próprio time. Esta se apresenta, portanto, como uma estratégia que visa melhorar o relacionamento da marca com seus funcionários. Entendeu-se, afinal, que sem o apoio destes, não há quem consiga competir em mercados tão cheios quanto os atuais.
Um termo citado no último tópico possui grande destaque quando se fala da importância da comunicação interna: relacionamento. De fato, este é o grande objetivo da técnica, que visa estabelecer uma boa relação com a equipe. Sem ela, itens como produtividade e o próprio clima da empresa podem ser diretamente afetados. Consequentemente, os resultados também são acometidos.
É com isso em mente que os gestores de tantas organizações perceberam a relevância do conceito. Para colocá-lo em prática, o passaram ao departamento de marketing, que é o especialista em qualquer tipo de comunicação. Não à toa, é possível encontrar ou ouvir o termo endomarketing por aí. Basicamente o significado é o mesmo, representando os esforços destinados especialmente ao público interno.
Não é tarefa complicada imaginar as vantagens que investir neste tema pode trazer a uma empresa. O mais interessante, entretanto, é que diversos são os pontos afetados pela estratégia. Dessa forma, mais do que apenas o relacionamento, é possível verificar consequências positivas em inúmeros outros locais. Bons exemplos desse pensamento são os que seguem.
Colaboradores preocupados tendem a render menos, já que gastam boa parte de seu tempo pensando em cenários irreais. E para evitar que isso ocorra em sua organização, a comunicação interna é a aliada ideal. Afinal, ao manter uma relação sincera com sua equipe, eles terão mais confiança em você. Dessa forma, produzem mais e, consequentemente, trazem mais resultados à corporação como um todo. Na prática, então, deixá-los calmos e sem mil pensamentos possibilita que apresentem índices de produtividade bem maiores.
Seguindo a lógica do tópico anterior, é simples compreender que, quando não há esse relacionamento, alguns profissionais podem buscar por novas oportunidades. Dentro da empresa, portanto, a situação representa um aumento na taxa de turnover, ou seja, o número de colaboradores que saem da companhia. Ao mantê-los informados sobre tudo o que ocorre nas dependências da empresa, é mais simples evitar que eles comecem a se candidatar a outras vagas. Mais do que isso, a notícia se difunde, sendo mais simples reter e buscar novos talentos.
Ao se somar as situações descritas nos tópicos anteriores, o resultado é uma empresa com clima organizacional péssimo. Pessoas desmotivadas, irritadas, com medo e em busca de novos empregos. Com isso, investir na comunicação interna possibilita que este clima seja melhorado, tornando-se um trunfo da companhia. Mais importante do que salário e benefícios, os profissionais atuais buscam ambientes saudáveis de trabalho. Assim, ao se prover isso a toda a equipe, não demora muito para que a estratégia reflita em resultado mais interessantes.
Ao iniciar em um novo emprego, é mais do que normal que um profissional se sinta perdido ou mesmo desmotivado. Esse é um período confuso na mente do colaborador, que ainda tenta compreender afundo a nova empresa, suas tarefas e seus colegas. Nada melhor, então, do que auxiliá-lo por meio da comunicação, que neste caso cumpre um papel primordial. Nesse exemplo, o processo de integração se torna mais rápido e fácil justamente pela comunicação, que evita problemas e agiliza a familiarização com o novo espaço.
Por fim, vale a pena destacar que nem todas as situações são positivas ao longo da vida útil de uma empresa. Em especial quando o cenário é crítico, como em crises ou grandes problemas, a comunicação interna é vital. Ao se colocar no lugar da equipe, é fácil sentir o medo e a tensão com que eles convivem. Dessa forma, ouvir dos gestores o que está acontecendo, seja bom ou ruim, tende a aliviar tais sentimentos. Não que o cenário seja mais positivo, mas a transparência auxilia a motivar um time receoso.
O que poucas pessoas sabem a respeito deste tema é que não há apenas um tipo de comunicação interna. Na realidade, são diversas as maneiras de atuar com tal estratégia, tendo todas elas o mesmo objetivo. Assim, pode-se descrever como subdivisões do conceito os seguintes exemplos.
Agora que já entende o que é, qual a importância, os benefícios e os tipos, chega o momento de aplicar o conceito na prática. Para isso, porém, o mais indicado é seguir as dicas abaixo, as quais te auxiliarão ao longo dessa jornada. Aproveite cada uma delas, verifique a utilização em sua situação e tire esse projeto do papel.
O primeiro ponto de contato de um novo colaborador com a empresa é por meio do manual do funcionário. Sabendo disso, é evidente a relevância que este documento possui em sua estratégia de comunicação interna. Assim, utilize-o não somente como mais uma etapa burocrática, mas como uma forma de situar esse profissional, informá-lo sobre a empresa e seus processos internos. Ao investir na técnica desde o início de seu relacionamento com os trabalhadores, você evita possíveis problemas e tensões.
A evolução da tecnologia para empresas trouxe inúmeras ferramentas nunca antes imaginadas. Se aproveitar delas para melhorar o relacionamento da companhia com seu time é, então, uma excelente ideia. Não imagine, entretanto, que para isso se faz preciso investir em softwares diverso com assinaturas caríssimas. Redes sociais, intranet, e-mail e conference calls são ótimas formas de utilizar a tecnologia como um meio de informar a todos. E, em comum, todos eles apresentam grande alcance e custo baixo ou nulo.
Outra ótima forma de investir na comunicação interna é no ao vivo, o famoso face to face. Aqui, a ideia é reunir um grupo ou até mesmo todos os colaboradores em um mesmo ambiente e manter uma discussão saudável. Esta pode até ser unilateral, quando apenas um líder irá falar, ou mesmo com as opiniões dos profissionais sendo ouvidas. Além de trazer mais contato com a equipe, também é uma maneira de evitar que haja ruídos nessa comunicação e as mensagens sejam mal interpretadas.
Dentro de toda a estrutura que uma empresa oferece a seus colaboradores, há inúmeros espaços que podem ser utilizados como ponto de contato com seu time. Não à toa, inúmeras corporações investem em murais e displays para passar informações relevantes a todos. Estes podem ser pequenos quadros de aviso, ou ainda uma grande televisão com mensagens sendo transmitidas continuamente. De qualquer forma, o importante é se aproveitar de sua própria estrutura para melhorar o relacionamento com o público interno.
Muitas vezes, essa comunicação interna pode ocorrer em uma via única, em que apenas a empresa fala. Este, porém, não é o cenário ideal, visto que seus empregados também merecem ser ouvidos. Em diversas ocasiões, inclusive, eles possuem ideias, opiniões e dicas que podem auxiliar e muito a companhia. Ainda assim, é comum que eles apresentem certa resistência em expor suas visões. Neste caso, o ideal é criar um formulário online, uma útil ferramenta para que eles se expressem de maneira anônima e, assim, mais segura e sincera.
Não há dúvida alguma sobre a relevância e a eficácia da comunicação interna no mundo empresarial. Ainda assim, em alguns casos se faz preciso adaptar a estrutura da corporação para que esta surta o efeito desejado. Se esta for sua situação, o mais indicado é contar com parceiros que agreguem conhecimento e experiência ao projeto.
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