Categorias: Artigos

Ambientes Multifuncionais: Descubra como otimizar o espaço de sua empresa

A mais nova tendência do mundo corporativo são os ambientes multifuncionais, utilizados para aproveitar melhor o espaço. Em especial após a pandemia de 2020 e 2021, a utilização de alguns cômodos precisou receber um ressignificado. Se antes se encontravam cheios de profissionais, agora muitos destes realizam suas atividades no modelo home-office. Assim, sobra espaço e falta gente.

Com isso em mente, este conceito saiu das residências para invadir com tudo as empresas e os escritórios. Mais do que uma simples adaptação, essa é uma forma de investir no crescimento sustentável de uma companhia e trabalhar o minimalismo. Para que um escritório gigante se, com metade disso, podem ser realizadas as mesmas tarefas? Essa é a dúvida que motivou o desenvolvimento da ideia.

Para entender mais sobre os ambientes multifuncionais e como aplicá-los em uma empresa, confira o texto abaixo. Entre outras informações, poderá descobrir suas vantagens e ótimos exemplos para tirar essa estratégia do papel.

O que são ambientes multifuncionais

De forma bastante simplificada, ambientes multifuncionais são espaços com mais de um propósito. Dessa forma, podem ser descritos como um cômodo único que atende a diversos objetivos com pouca ou nenhuma adaptação. Essas modificações, então, podem ter a ver com a mobília do ambiente corporativo, o layout desta, ou mesmo técnicas mais elaboradas.

Ao adicionar várias funcionalidade, o espaço ganha importância

Se ainda estiver confuso, nada melhor do que um exemplo para clarear os pensamentos. Imagine, portanto, uma grande sala que sua companhia utiliza para treinamentos uma vez ao mês. Com a adição de alguns móveis e objetos específicos, é possível torná-la em uma sala de descanso nos outros dias. Assim, entende-se que o espaço acaba tendo dois propósitos, valorizando a área e auxiliando a empresa.

Vantagens dos ambientes multifuncionais

Ao implementar os ambientes multifuncionais em uma corporação, diversos são os benefícios que poderão ser verificados. Ainda que dependam muito dos novos propósitos do cômodo, eles se expandem por todos os cantos. Da economia de espaço e dinheiro à funcionalidade, da organização ao investimento. Até a moral dos colaboradores pode ser afetada positivamente se conseguir realizar essa reforma em seu escritório com maestria.

Unir uma sala de descanso com copa e espaço para interação pode ser uma ótima ideia
  • Valorização: Ao adicionar mais de um objetivo a um ambiente, você está valorizando o ativo da companhia. Assim, está aproveitando a estrutura que possui para gerar mais resultados, incidindo diretamente em seu faturamento;
  • Economia: Por prover mais de um uso a um cômodo já existente, é possível dizer que há uma economia de espaço com essa estratégia. Mais do que isso, porém, há também o controle de gastos com aluguéis de locais para eventos, reuniões e até mesmo treinamentos corporativos. O tempo de trabalho de sua equipe e seu caixa, então, também são influenciados pela economia;
  • Funcionalidade: Uma das vantagens da técnica está, justamente, nas novas funcionalidades que um espaço pode ter. Essas podem tranquilamente sanar um problema de sua empresa e adicionar novas ferramentas aos profissionais;
  • Otimização: Muito mais do que valorizar ou economizar, aqui você otimizará seu espaço. Na prática, então, o que se vê é uma maior produtividade por metro quadrado, influindo nos resultados da companhia e na organização da empresa;
  • Moral: Dependendo da forma que for feita, a aposta nos ambientes multifuncionais pode, também, elevar o moral de sua equipe. Isso é possível se, ao aplicar a tática, a companhia prover um ambiente para que estes descansem, comam ou simplesmente interajam mais.

O caminho dos ambientes multifuncionais

Uma grande possibilidade é que, ao ler os parágrafos acima, você imagine que essa não é uma grande tendência. A utilização de ambientes multifuncionais, afinal, não é novidade alguma no âmbito residencial. É super comum, por exemplo, que pessoas utilizem suas salas de estar também como de jantar. Da mesma forma, é normal visitar um espaço que se apresente como quarto de hóspedes e um escritório home-office.

Os ambientes multifuncionais são bastante comuns em casas modernas

Esse pensamento tem uma grande lógica, sendo, não à toa, o precursor desse conceito no mercado corporativo. A ideia por trás de ambas as aplicações é a mesma, ou seja, otimizar o ambiente e dar a ele o maior número de funcionalidades possível. Além disso, essa é uma excelente maneira de, novamente nas duas situações, fazer mais com menos, termo que pode ser traduzido como produtividade.

Como criar ambientes multifuncionais em uma empresa

Com tudo o que foi lido acima, é natural buscar por maneiras de implementar os ambientes multifuncionais em sua empresa. Para isso, entretanto, se faz preciso seguir um passo a passo, o qual garantirá a eficiência desse projeto corporativo. Aqui, o foco está em compreender todos os detalhes da empreitada, do espaço disponível aos resultados previstos. Sabendo disso, a melhor sugestão é seguir as etapas abaixo.

1. Analisar o espaço disponível

O primeiro passo para quem deseja investir nos ambientes multifuncionais é analisar muito bem os espaços disponíveis. Todos eles podem ser adaptados, mas nem sempre essa possibilidade é a mais viável. Sendo assim, cabe verificar qual o cômodo ideal para ser o destaque desse projeto. Muitas vezes este é o mais espaçoso, mas fatores como localização e conectividade podem modificar essa ideia.

Antes de tudo, veja qual será o ambiente escolhido

Após essa definição, se faz interessante ter o máximo conhecimento possível, tendo consigo toda e qualquer informação que possa ser necessária. Com este fim, verifique todas as medidas do ambiente, quantidade de tomadas, ar-condicionado, rotas de entrada e saída. Esses são apenas alguns dos pontos que definirão o tamanho da reforma e quanto custará essa obra.

2. Verificar as necessidades da empresa

De nada adiantará criar um espaço perfeito se este não oferecer uma funcionalidade válida para a empresa e seus colaboradores. Imagine, por exemplo, investir todo seu dinheiro para transformar a copa em uma cafeteria superequipada e, depois, descobrir que metade de sua equipe não gosta de café. Pois é, infelizmente essa é uma situação comum e que ocorre bem mais do que deveria.

Dependendo de suas necessidades, o espaço pode mudar

Sendo assim, quando pensar em ambientes multifuncionais, foque sua busca nas necessidades críticas da companhia. Aqui, alguns casos que podem aparecer são a carência de uma sala de descanso, ou ainda a falta de um espaço para pequenas reuniões. A partir dessa deficiência deverá ser elaborada a proposta para atualizar e incrementar o cômodo.

3. Procurar por especialistas

Qualquer reforma é um grande desafio, principalmente para quem não tem conhecimento no assunto. Quando se fala sobre ambientes multifuncionais, o grau de dificuldade é ainda maior. O motivo para isso é o nível de aproveitamento do espaço e a necessidade de suprir várias necessidades em uma área reduzida. Sendo assim, o mais indicado é contar, principalmente nesse caso, com especialistas nesse tópico.

contar com especialistas é a melhor opção sempre

Seja uma empresa de arquitetura corporativa ou um arquiteto, esse auxílio externo será vital para o resultado do projeto. Os benefícios de apostar na técnica estão diretamente ligados à sua aplicação, o que impacta toda a ideia. Além disso, são esses terceiros que tornarão a experiência menos exaustiva e mais coerente com suas necessidades.

4. Investir com inteligência

Para uma empresa, o foco é essencial para que os resultados sejam positivos e o fluxo de caixa permaneça saudável. Quando em um processo de reforma, essa preocupação deve ser ainda maior. Em especial, ela deve estar concentrada na busca por soluções com excelente custo-benefício. E tudo isso ganha ainda maior proporção quando o assunto é a adesão aos ambientes multifuncionais.

Móveis sob medida são ideais para esse tipo de projeto

Muitas vezes, as soluções para esse caso em específico deverão ser feitas sob medida, a fim de valorizar o espaço e otimizar o trabalho. Assim, ainda que existam lindos móveis para escritório e acessórios por aí, o ideal é procurar pelos que mais te auxiliarão. Novamente, a dica é seguir as dicas de um especialista para não acabar com um luxuoso elefante branco no meio de seu espaço de trabalho.

Boas ideias de ambientes multifuncionais em empresas

Como já explicado, a utilização dos ambientes multifuncionais em projetos residenciais é bastante comum. Dessa forma, ter ideias para a aplicação do conceito em casas não é uma tarefa tão complicada. Quando levado para o espaço corporativo, porém, a situação é outra. Para te auxiliar, abaixo você encontrará alguns exemplos para encontrar inspiração e investir na estratégia.

Unir a recreação com o trabalho parece impossível, mas não é
  • Sala de treinamento e Sala de reunião: Para quem possui um grande espaço à disposição, uma boa sugestão é utilizá-lo tanto como sala de treinamentos quanto como sala de reunião. Para isso, basta equipá-lo com um projetor, uma mesa grande a cadeiras confortáveis;
  • Copa e Área do café: Algumas companhias oferecem a seus colaboradores uma copa com micro-ondas e geladeira para almoçarem. Durante o resto do dia, porém, o ambiente fica vazio. Ao adicionar uma boa máquina de café expresso e um banco, você presenteará sua equipe com uma área de café e um espaço de socialização;
  • Área comum e Sala de descompressão: Dependendo do projeto, muitas empresas contam com áreas comuns, como corredores e sala de espera, bem amplas. Essa pode ser uma ótima maneira de oferecer um local para seu time sem muito investimento. Para isso, basta investir em bancos, uma mesa de ping-pong, uma vending machine e, pronto, aqui está sua sala de descompressão.

Como investir em ambientes multifuncionais?

Principalmente após a pandemia de 2020, é natural encontrar grandes espaços sem muita utilidade nas empresas. Por conta disso, investir em ambientes multifuncionais permite que as companhias tragam os mesmos resultados com menor espaço. Mas, para aproveitar de seus benefícios, o mais indicado é contar com um bom parceiro ao seu lado.

Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.

Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Will junqueira

Posts recentes

Melhores Faculdades de Arquitetura e Urbanismo: Onde fazer o curso no Brasil?

Milhões De estudantes buscam todos os anos pelas melhores faculdades de arquitetura do país para…

18 horas ago

Brindes para Colaboradores: Como presentes personalizados e criativos podem ajudar a motivar sua equipe

Não é segredo nenhum que inúmeras são as empresas que investem pesado em brindes para…

18 horas ago

Escritório e Galpão Industrial: Como conciliar os dois ambientes em um projeto

A união entre um escritório a um galpão industrial está cada vez mais em alta…

6 dias ago

Qual a quantidade ideal de banheiros por pessoas em seu escritório?

A quantidade ideal de banheiros por pessoa em seu escritório é um dos fatores mais…

1 mês ago

Neuroarquitetura corporativa: aumente a produtividade da sua equipe

Você já ouviu falar em neuroarquitetura? Ela é uma área da ciência responsável por entender…

1 mês ago

As 15 maiores empresas de arquitetura do Brasil

Uma pesquisa de 2017 encomendada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) revelou…

1 mês ago