Categorias: Artigos

Texturas de Parede: Como utilizar e quais os tipos para um escritório? 

Uma inteligente maneira de trazer mais charme e diferenciação a um escritório é apostar nas texturas de parede. Atualmente, inúmeras são as opções disponíveis, tanto para o ambiente interno quanto externo. Assim, esta se apresenta como uma forma interessante de sair da mesmice das cores pasteis e sem graça do mundo corporativo.

O que pouca gente sabe, porém, é que existem alguns tipos de textura para escolher nesse momento. Das mais simples às mais extravagantes, o leque de possibilidades aqui é quase infinito. E a parte boa de toda essa história é que este pequeno investimento pode mudar a cara do espaço e trazer mais vida ao seu escritório.

Para entender melhor como funciona tudo isso, fique atento ao texto a seguir. Ao longo dos parágrafos abaixo, você poderá conferir o que é, como funciona, quais as vantagens e, especialmente, os principais tipos de texturas.

O que são texturas de parede?

A fim de compreender melhor todo esse conceito, é preciso primeiro ter um bom entendimento sobre a textura em si. Dessa forma, ela pode ser descrita como o aspecto de uma superfície, desde que ela não seja lisa. Basicamente, portanto, é uma característica de algo que pode ser sentida e vista, estando presente não somente em paredes, mas em tecidos, objetos e pinturas.

As texturas servem para destacar um ambiente.

Trazendo o conceito para o ambiente corporativo, as texturas de parede se apresentam como uma técnica de pintura. Para isso, são utilizados rolos especiais, os quais deixam marcas enquanto transferem a tinta para a superfície. Atualmente, entretanto, já é possível investir em outras formas de ter o mesmo efeito, como revestimentos, papeis de parede e até mesmo pedras ou tijolos.

Por que utilizar texturas de parede?

Não é novidade alguma que as texturas de parede são uma grande tendência da arquitetura moderna. Basta entrar em lojas ou mesmo residências recém reformadas e você encontrará vários exemplos disso. O mais legal, entretanto, é que cada aplicação traz um novo sentimento a quem vê. E esse é o grande trunfo da técnica: trazer identidade e diferenciação a um espaço comum.

Sem textura, a parede pode sumir em meio à deocração.

Mais do que isso, é possível se utilizar da textura para agregar outros aspectos ao ambiente, tornando-o mais requintado ou mais rústico. Para isso, basta escolher uma opção que ofereça tal característica, como o mármore ou o tijolo, respectivamente.  Ao fim do dia, porém, o objetivo é o mesmo de qualquer outra pintura, dar vida a um cômodo, mudar o seu estilo ou destacar uma espaço.

Como utilizar as texturas de parede em um escritório?

Como é de costume, o gosto é pessoal e, por conta disso, não há uma regra específica para aplicar as texturas de parede. Ainda assim, há algumas convenções na hora de usar a técnica. Em especial, elas levam em consideração o “peso” que sua utilização pode trazer para o ambiente. Dessa forma, o mais comum é apostar na estratégia em uma parede de destaque.

A lógica é que, ao pintar todas as paredes lisas e uma com textura, o resultado ficará mais equilibrado e agradável aos olhos. Com isso, fica mais simples tornar o espaço corporativo bonito, moderno e sóbrio ao mesmo tempo. Além disso, há também um aspecto de impressão de tamanho que deve ser considerado. Dependendo da parede destacada, é possível alterar a forma como o ambiente todo é visto, como na imagem abaixo.

A aplicação deve considerar a ideia para o cômodo.

Por fim, se faz necessário realizar uma análise do impacto das cores na produtividade de sua equipe, já que a prática pode acabar poluindo a área e distraindo os profissionais. Não à toa, aplicar a textura em apenas uma das paredes se apresenta como a aposta mais segura para evitar problemas futuros.

Quais as vantagens de investir em texturas de parede?

Que essa é uma estratégia para aprimorar a estética de um espaço não há novidade alguma. O que poucos sabem, porém, é que existem outros benefícios que essa aplicação pode trazer à empresa. Bons exemplos disso podem ser vistos nos tópicos a seguir, como:

Diversos benefícios são oferecidos pela técnica.
  • Durabilidade: Se comparada à pintura com tinta convencional, as texturas oferecem cerca de 3 vezes mais durabilidade por conta de sua camada mais espessa;
  • Economia: Também é possível economizar tempo e dinheiro com sua aplicação, visto que ela pode ser utilizada no lugar da massa corrida para disfarçar defeitos, trincas e rachaduras;
  • Estética: Por serem aplicadas sobre a parede já pronta, auxiliam a disfarçar imperfeições e trazer um padrão estético ao cômodo;
  • Proteção: Se aplicada em conjunto com impermeabilizantes, a textura reforça a proteção da parede contra umidade e infiltrações;
  • Variedade: Com a evolução do mercado e da tecnologia deste, o leque de opções é extenso. De pedras a couro, de veludo a jeans, quase tudo é possível fazer atualmente;
  • Exclusividade: Com tanta variedade de alternativas, não é uma tarefa complicada escolher uma mais exclusiva. Investir nas novidades do setor é uma ótima ideia para ter um espaço único e bonito;

Quais os tipos de texturas de parede?

Quando se chega aos tipos de texturas de parede disponíveis o assunto fica um pouco mais complexo. Não que isso seja ruim, muito pelo contrário. Mas são tantas alternativas interessantes que fica até difícil escolher a que mais combina com seu espaço. Primeiramente, então, o ideal é se focar na mais indicada para o seu caso, e há pontos a se considerar aqui.

Uma verdadeira infinidade de opções está disponível ao comprador.

Cada tipo de textura apresenta uma característica própria, que vai da técnica de aplicação aos materiais necessários. Além disso, é preciso entender também qual melhor combinará com o ambiente, assim como a cor que mais impactará os visitantes. Sabendo disso, é bom conhecer alguns dos modelos mais populares disponíveis.

  • Grafiato: Com aspecto rústico e resistente, necessita de uma massa especial que mistura grânulos de cristais. É uma das escolhas mais comuns entre os consumidores;
  • Chapiscado: Com o auxílio de um rolo texturizado, a técnica traz uma característica mais irregular e imperfeita, mas muito atrativa;
  • Riscado: Mais simples de se aplicar, pode ser feito com uma escova ou mesmo uma vassoura. O resultado é uma textura simples, porém bastante perceptível;
  • Clássico: Baseado na massa granulada fina, pode ser feito com rolos de espuma ou nylon. É bastante comum e utilizada com frequência em escritórios.

Outras opções para texturas de parede

Engana-se quem pensa que acabaram as possibilidades dentro do tema. A grande verdade é que, com o avanço da tecnologia, hoje existe uma infinidade de opções, inclusive algumas que não são, de fato, texturas de parede. Aqui, encontram-se alternativas para quem quiser este efeito, mas sem se utilizar da técnica. A ideia, afinal, é ter um certo aspecto tátil na construção, o que pode ser conseguido de inúmeras formas.

Tijolo

Se você está buscando um aspecto mais rústico, uma parede de tijolinhos pode ser a melhor opção. Sem a necessidade de massa ou outro material específico, ela se baseia apenas na aplicação dos tijolos expostos mesmo. Com isso, o resultado é um ambiente descontruído e que está em alta no momento. O motivo principal para isso está no estilo industrial, uma das tendências mais seguidas da arquitetura atual, tanto para casas quando para escritórios.

Os tijolinhos à vista estão em alta.

Cimento queimado

Outro queridinho do momento é o cimento queimado, uma técnica que encanta diversos tipos de pessoas. O processo também é mais simples do que na texturas de parede e segue uma vertente mais industrial. Seu ponto de atenção fica por conta da cor, que pode tornar o espaço mais frio. Por isso, apostar em uma decoração mais colorida pode tirar mais dessa técnica e construir um cômodo mais coeso e funcional para os colaboradores.

Papel de parede

Ainda que a textura seja uma alternativa ao papel de parede, hoje é possível ter as duas técnicas em um mesmo espaço. A explicação para isso está na tecnologia que permite que os rolos venham texturizados. Dessa forma, a aplicação é como em qualquer outro modelo deste tipo, mas o resultado apresenta ranhuras e detalhes que podem ser sentidos no toque. É uma forma interessante de apostar na textura sem se preocupar com os materiais.

Pedras

Outra possibilidade bastante em alta é a utilização de pedras para finalizar o acabamento. Aqui, as texturas de parede são mais do que apenas texturas, mas sim a própria construção do imóvel, semelhante ao que ocorre com os tijolinhos. Há inúmeras alternativas disponíveis, tendo quem prefira pedras mais comuns e outros que optam por mármore ou rochas mais caras. A escolha, porém, ficará à cargo de seu gosto e, principalmente, seu orçamento para essa reforma.

Mosaico

Para quem quer algo mais exclusivo e manual, os mosaicos se apresentam como excelentes oportunidade. Podendo ser feitos de diversos materiais e ter os mais distintos padrões, são uma opção praticamente única. Com isso, trazem um ar singular ao espaço, seja ele interno ou externo. Em especial, sugere-se a aplicação em apenas uma das paredes do ambiente para funcionar como um ponto de destaque, semelhante a um quadro ou uma pintura.

Mosaicos trazem exclusividade ao espaço.

Tecido

Pode até parecer estranho ler o título deste tópico, mas sim, é possível ter uma parede revestida de tecido. Na realidade, o aspecto da textura é semelhante ao de algumas tramas, não havendo a aplicação do tecido em si na parede. Em uma breve busca pela internet, é fácil encontrar oportunidades que imitam camurça, veludo e até mesmo jeans. O cuidado aqui deve estar na harmonização de tais materiais com o restante do ambiente.

Revestimento

Para finalizar, há uma opção que está fazendo a cabeça dos consumidores, muito por conta de sua praticidade. Os revestimentos hoje contam com uma tecnologia que os possibilita apresentar as mesmas ranhuras e detalhes de algumas texturas de parede. Ao entrar em uma loja, você poderá encontrar azulejos que imitam madeira, mármore, tecidos e praticamente tudo mais o que imaginar. Assim, trazem praticamente o mesmo aspecto do material que os influencia, mas com aplicação e manutenção bem mais simples e rápidas.

Invista nas texturas de parede em seu escritório!

Como foi possível perceber, opção é o que não falta quando se fala em texturas de parede. De fato, hoje é simples encontrar praticamente qualquer tipo de detalhe e padrão que desejar. Ainda assim, é preciso cuidado para que tudo fique em harmonia e não haja muita informação em um único cômodo. Para isso, o mais indicado é ter ao seu lado um parceiro que agregue conhecimento e experiência ao projeto.

Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Gabriel

Posts recentes

Arquitetura Corporativa: Entenda O que é e sua Importância no Mundo Empresarial

A arquitetura corporativa representa uma estratégia fundamental no mundo dos negócios, servindo como alicerce para…

12 horas ago

Melhores Faculdades de Arquitetura e Urbanismo: Onde fazer o curso no Brasil?

Milhões De estudantes buscam todos os anos pelas melhores faculdades de arquitetura do país para…

3 semanas ago

Brindes para Colaboradores: Como presentes personalizados e criativos podem ajudar a motivar sua equipe

Não é segredo nenhum que inúmeras são as empresas que investem pesado em brindes para…

3 semanas ago

Escritório e Galpão Industrial: Como conciliar os dois ambientes em um projeto

A união entre um escritório a um galpão industrial está cada vez mais em alta…

3 semanas ago

Qual a quantidade ideal de banheiros por pessoas em seu escritório?

A quantidade ideal de banheiros por pessoa em seu escritório é um dos fatores mais…

2 meses ago

Neuroarquitetura corporativa: aumente a produtividade da sua equipe

Você já ouviu falar em neuroarquitetura? Ela é uma área da ciência responsável por entender…

2 meses ago