Arquitetura Corporativa

o que é?

A Arquitetura Corporativa

A arquitetura corporativa é o processo de projetar e gerenciar a estrutura, sistemas e processos de sua empresa de forma a apoiar a realização de suas metas e objetivos estratégicos. Envolve a integração de vários elementos de uma organização, como seus processos de negócios, sistemas de informação, infraestrutura de tecnologia, recursos humanos e instalações físicas, para criar uma empresa coesa e eficaz.

Componentes

O que faz parte da Arquitetura Corporativa?

01.

Arquitetura de negócios

Define o modelo de negócios, as metas e os objetivos da organização e os processos e recursos necessários para alcançá-los.

02.

Arquitetura da informação

Define os requisitos de dados e informações da organização, incluindo o gerenciamento de dados, bancos de dados e sistemas de informação.

03.

Arquitetura de tecnologia

Define a infraestrutura de tecnologia da organização, incluindo hardware, software e redes, e como eles são integrados para dar suporte aos processos de negócios.

04.

Arquitetura de aplicativos

Define os sistemas de aplicativos da organização, incluindo os softwares usados ​​para dar suporte aos processos de negócios.

05.

Arquitetura de recursos humanos

Define as políticas, práticas e procedimentos de recursos humanos da organização, incluindo recrutamento, treinamento, remuneração e gerenciamento de desempenho.

06.

Arquitetura física

Define as instalações físicas da organização, incluindo escritórios, fábricas e armazéns, e como eles são projetados e gerenciados para dar suporte às operações comerciais.

benefícios

Conheça os benefícios de investir em Arquitetura Corporativa

Melhora a ergonomia

Pensa nas pequenas minúcias de design de interiores, promovendo a prevenção de lesões que podem influenciar na dinâmica e qualidade de vida de todos da empresa.

Auxilia na socialização e comunicação entre os colaboradores

Auxilia e promove as relações interpessoais, melhorando a comunicação entre colaboradores, beneficiando as boas ideias e interação entre eles. 

Adiciona a identidade da empresa no ambiente de trabalho

Transmite a essência, visão, missão e valores do seu empreendimento com ambientes modernos e funcionais.

Facilita o dia a dia do trabalho e diminui os gastos

Promove um planejamento eficiente da produtividade voltada para as necessidades específicas, reduzindo gastos posteriores.

Amplia o sentimento de conforto

Permite que os funcionários fiquem mais à vontade para exercer suas funções dentro da empresa, auxiliando na produtividade.