Categorias: Artigos

O que é uma obra corporativa?

Você empreendedor! Saiba que uma boa obra corporativa pode trazer mudanças significativas para seu negócio. Conforme dissemos em outras oportunidades, um projeto corporativo reflete os ideais e os valores do empreendimento.

Portanto, é fundamental que seu escritório, sua loja ou consultório médico sejam bem projetados de modo a atender bem seus pacientes, clientes e colaboradores. Quando pensamos em arquitetura, logo nos lembramos daqueles projetos residenciais, mas por vezes, o visual do nosso empreendimento nem sempre é levado tão a sério. Mas atenção, tome muito cuidado! O impulso de querer colocar a empresa em funcionamento com rapidez e agilidade, pode ocasionar falhas e gastos desnecessários!

Qual o conceito de uma obra corporativa?

Obra corporativa nada mais é do que a construção da sua empresa! Sim, aquele projeto de negócio que você sempre sonhou em ter e passou tanto tempo planejando até que se tornasse realidade. Sabendo disso, vale a pena pensar muito bem no espaço escolhido para sediar o seu negócio, isso porque ele é o cartão de visita do serviço prestado por você, certo?

Então, você que está pensando em abrir seu negócio, comece pensar agora num projeto arquitetônico de qualidade, pois ele fará toda a diferença no seu sucesso lá na frente.

Benefícios de uma obra corporativa

Pense sempre adiante: não é porque sua empresa é pequena, que ela não precisa se transformar numa boa obra corporativa. Aliás, um especialista no assunto pode ser fundamental para te ajudar a trabalhar espaços e escolhas de imóveis que sejam adequados ao seu estilo de trabalho!

Elaborar um projeto de qualidade para sua obra corporativa não é gasto, é investimento!

Vez ou outra, você pode acabar se perguntando se arcar com esse tipo de custo é mesmo necessário ainda que você esteja começando no mundo do empreendedorismo. Mas saiba que com o mercado cada vez mais competitivo, fica cada vez mais evidente a importância de mostrar diferenciais e vantagens do seu negócio. É aí que entra o trabalho do arquiteto corporativo: ele vai te ajudar a analisar os espaços de concorrentes e de empresas de segmentos convergentes às suas. Assim será mais fácil de traçar uma boa estratégia para potencializar o seu lucro! Viu só como faz diferença?!

Trabalhar conceitos dinâmicos e lançamentos do mercado é prioridade no ramo da arquitetura. Visto como um profissional dinâmico e proativo, o arquiteto nunca vai deixar o projeto corporativo para trás quando o assunto é tendência e inovação!

Facilidade, economia e ambientes funcionais

Além de um espaço bonito e sofisticado, o ambiente precisa atender todas as necessidades dos “steakholders” do empreendedor, ou seja, se adequar ao seu público estratégico que é composto por uma gama de setores que atuam em sinergia: imprensa, clientes, fornecedores, sócios, colaboradores e investidores!). Neste sentido, um bom projeto pode mudar a forma de pensar de cada um desses públicos, quando tiverem o primeiro contato com o empreendimento.

Aderir a uma obra corporativa é sinônimo de facilitação na rotina! Quem é que não sonha em minimizar custos operacionais no dia a dia da empresa? Pois bem, uma obra desse porte pode te ajudar bastante, já que o retorno proporcionado por essas melhorias e investimentos será bem significativo.

Vale considerar também, que quando os móveis já são pensados para aquele espaço, fica muito mais simples e prático promover mudanças quando forem necessárias. Portanto, você economiza tempo e dinheiro neste processo!

Obras corporativas tendem a promover mais aproximação entre os colaboradores

Socialização e bom relacionamento entre os funcionários da empresa são fatores importantes para alavancar a produção, e consequentemente, a produtividade. Obras com espaços colaborativos permitem um momento para a troca de um arsenal de ideias sobre os mais variados assuntos relacionados à empresa. Até porque várias cabeças pensando juntas valem muito mais do que mero planejamento individual, não é mesmo?

Ambientes projetados por especialistas também tendem a ser bem mais confortáveis, fator que promove sensações de bem-estar, aconchego e tranquilidade.

Como construir uma obra corporativa de qualidade?

Para ter bons resultados, o ideal é pesquisar mais sobre o setor de arquitetura corporativa e recorrer a um profissional especializado na área. Ele será seu aliado durante todo o processo de construção ou mudanças no design da empresa.

Quando conseguir achar um especialista que de fato compreenda seu estilo de empreendimento, chega a hora de você pensar nas suas metas e nos seus objetivos em curto, médio e longo prazo.

Exponha para o profissional contratado sobre suas ideias, fale sobre seu estilo, seu público alvo e qual o resultado esperado ao final da conclusão do projeto, com toda certeza você não vai se decepcionar.

Então você descobriu o que é uma obra corporativa, como funciona e porque ela é importante. Além disso, agora você também sabe quais passos são necessários para fazer um empreendimento funcional que pode alcançar muito sucesso. Tá esperando o que para colocar a mão na massa?

monique decarvalho

Posts recentes

Escritório e Galpão Industrial: Como conciliar os dois ambientes em um projeto

A união entre um escritório a um galpão industrial está cada vez mais em alta…

4 dias ago

Qual a quantidade ideal de banheiros por pessoas em seu escritório?

A quantidade ideal de banheiros por pessoa em seu escritório é um dos fatores mais…

1 mês ago

Neuroarquitetura corporativa: aumente a produtividade da sua equipe

Você já ouviu falar em neuroarquitetura? Ela é uma área da ciência responsável por entender…

1 mês ago

As 15 maiores empresas de arquitetura do Brasil

Uma pesquisa de 2017 encomendada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) revelou…

1 mês ago

Como a arquitetura ajuda a reduzir o consumo de energia elétrica em escritórios?

A arquitetura desempenha um papel crucial na modelagem do nosso mundo, não apenas em termos…

2 meses ago

Drywall ou Alvenaria: Quais as vantagens e desvantagens de cada opção?

Uma dúvida bastante comum na mente de quem vai realizar uma reforma diz respeito ao…

3 meses ago