Categorias: Artigos

O que é arquitetura empresarial Togaf?

Já parou para pensar que a tecnologia pode se tornar uma grande aliada no seu projeto corporativo? Pois é. Muito se ouve falar da tal arquitetura comercial e de empresas especializadas nesse segmento. Mas você sabe o que quer dizer arquitetura empresarial TOGAF?

Considerada um dos setores que mais cresce no mercado, esse tipo de serviço envolve elementos da Tecnologia da Informação. Com a necessidade de investimentos cada vez mais modernos e eficazes, a informática vem para somar na gestão de empreendimentos. Saiba tudo sobre esse serviço e como ele pode transformar sua empresa.

Desenvolvido na década de 90, o Togaf (The Open Group Architeture Framework) tem como finalidade desempenhar um papel de planejamento, gestão e implantação de novas tecnologias para que se estabeleça uma linguagem em comum entre os arquitetos empresariais. O Togaf nada mais é do que um software que permite interação dos profissionais em várias áreas.

Conheça os domínios do Togaf

A arquitetura empresarial Togaf atua em quatro níveis, sendo eles: aplicação, dados, tecnologia e negócios. Todos eles atuam em sinergia para que a equipe de arquitetos corporativos consiga desenvolver um projeto ideal para a empresa atendida.

Como posso ser beneficiado por esse modelo de serviço?

Embora ainda não seja tão conhecido como os projetos arquitetônicos tradicionais, o Togaf desempenha um papel muito importante na organização do trabalho dos arquitetos.

Arquitetura Togaf e seus benefícios

Na realidade, o software funciona como um guia que por meio da Tecnologia da Informação, ajuda a identificar as principais necessidades da empresa. A partir disso, com o Togaf, o arquiteto consegue preparar um plano de ação muito mais assertivo, com métodos detalhados e eficazes.

Onde consigo ver o trabalho realizado por meio do Togaf?

Você já deve ter tido algum contato com empresas que utilizam aplicativos, certo? Lojas, veículos de comunicação ou até instituições de ensino disponibilizam esses recursos para facilitar o acesso das pessoas. Pois bem, existe um ramo no Togaf chamado “Arquitetura de aplicativos”. Esse setor desenvolve e gerencia plataformas direcionadas às empresas que desejam migrar para essas ferramentas.

Como braço auxiliar desse processo, temos também a arquitetura técnica. É ela quem vai ficar responsável pela projeção das máquinas que abrigarão todos os programas e dados que precisam ser armazenados.Por fim, temos a arquitetura de dados, cujos profissionais se encarregam de organizar, estruturar, proteger e armazenar os conteúdos acessados pelos sócios e demais colaboradores.

Arquitetura empresarial Togaf: uma nova solução para seu negócio

A própria evolução do mundo empreendedor tem exigido soluções cada vez mais dinâmicas e eficazes. O papel tem perdido espaço para tal do “Big Data”, por exemplo. Você já parou para pensar nas facilidades que o Togaf pode te proporcionar? Além de otimizar o processo de gestão, o auxílio desse tipo de serviço te garante muito mais segurança e tranquilidade, graças à tecnologia dos softwares que contam com proteção de dados.

Com a ajuda de um profissional especializado no assunto, com certeza você vai conseguir ter uma visão mais estratégica do seu próprio negócio. Isso porque o Togaf te ajuda a enxergar a sua organização por uma ótica mais macro. Nesse sentido, arquitetos de sistema são profissionais que ajudam não só na otimização dos processos, mas também dão um suporte nas próprias ferramentas de gestão da empresa, sabia disso?

Tecnologia da Informação como aliada na gestão administrativa

Ao desenvolver sistemas eficazes, você consegue ganhar mais tempo no seu trabalho. Isso porque utilizando o software de maneira correta, será muito mais fácil estabelecer soluções detalhadas para seu empreendimento. O Togaf planeja, orienta e impulsiona relações interpessoais, sejam elas com investidores, colaboradores ou clientes.

Por que o Togaf é utilizado na arquitetura empresarial?

Infelizmente os sistemas de Tecnologia da Informação foram se tornando cada vez mais ultrapassados.

A modernidade também chegou no mundo arquitetônico

Com isso, certos equipamentos já não eram suficientes para corresponder às expectativas necessidades de uma empresa, principalmente na gestão de informações. A sucessão de falhas pode prejudicar o processo de trabalho e por isso, o Togaf surgiu na década de 90 para inovar o modelo de processamento de dados.

Nesse sentido, elencamos dois motivos para você recorrer à T.I.

O primeiro deles é a série de benefícios promovidos com a contratação desse tipo de serviço. Atualmente há empresas renomadas especializadas nesse segmento, que oferecem todo suporte para a empresa.

Em segundo lugar, é imprescindível destacar a evolução do mercado tecnológico. Soluções cada vez mais rápidas e eficazes dentro das empresas se tornam um diferencial na gestão do negócio. Se você deseja ter um bom posicionamento no âmbito da governança da empresa, é fundamental que você se atente ao trabalho realizado pelo framework.

Diversos empreendimentos já aderiram à tecnologia. Faça uma análise do seu negócio, identifique suas principais fraquezas, suas vantagens e verifique quais áreas precisam de mudanças mais assertivas. Para dar continuidade ao processo entre em contato com um escritório especializado em Togaf para dar início às mudanças necessárias!

Lembre-se: resultados positivos dependem da sua capacidade e desejo de investir em boas transformações!

monique decarvalho

Posts recentes

Melhores Faculdades de Arquitetura e Urbanismo: Onde fazer o curso no Brasil?

Milhões De estudantes buscam todos os anos pelas melhores faculdades de arquitetura do país para…

14 horas ago

Brindes para Colaboradores: Como presentes personalizados e criativos podem ajudar a motivar sua equipe

Não é segredo nenhum que inúmeras são as empresas que investem pesado em brindes para…

14 horas ago

Escritório e Galpão Industrial: Como conciliar os dois ambientes em um projeto

A união entre um escritório a um galpão industrial está cada vez mais em alta…

6 dias ago

Qual a quantidade ideal de banheiros por pessoas em seu escritório?

A quantidade ideal de banheiros por pessoa em seu escritório é um dos fatores mais…

1 mês ago

Neuroarquitetura corporativa: aumente a produtividade da sua equipe

Você já ouviu falar em neuroarquitetura? Ela é uma área da ciência responsável por entender…

1 mês ago

As 15 maiores empresas de arquitetura do Brasil

Uma pesquisa de 2017 encomendada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) revelou…

1 mês ago