Nicho em constante crescimento no mercado de construções, a arquitetura comercial tem sido uma grande aposta para empresários que começaram a compreender a importância de um espaço adequado para seu empreendimento.
Se você ainda não sabe ou não entende muito sobre esse conceito, veio ao lugar certo! Vamos te explicar o que é, como funciona e em quais momentos a arquitetura comercial deve ser utilizada.
Esse tipo de segmento é voltado para a projeção de empreendimentos, ou seja, ambientes comerciais (restaurantes, lojas, escritórios, etc). A crescente procura por profissionais dessa área se dá graças à necessidade de ter um local atrativo para clientes e colaboradores.
Com um público consumidor cada vez mais exigente, é importante que os empreendedores se atentem às novas tendências de arquitetura. Não importa se você vende um produto, se você presta um serviço… Se sua empresa é de pequeno, médio ou grande porte. A arquitetura comercial vai adaptar o projeto de acordo com o seu estilo de negócio, isso é fundamental!
Arquitetura comercial não foca só no espaço físico!
Pensar no ambiente como um dos atrativos do seu negócio é um dos principais aspectos a serem levados em consideração. Mas você sabia que a arquitetura comercial vai muito além da projeção do seu escritório ou loja? Pois é e com certeza você vai se espantar ao saber quantas funções um especialista nessa área pode desempenhar!
Além de planejar o ambiente e montar um local muito bem trabalhado, o arquiteto precisa ter uma visão bem ampla e analítica do negócio. Ele precisa pensar na clientela, na funcionalidade do lugar, harmonia das cores e estilo dos móveis! Por isso o processo é bastante detalhista e deve ser conduzido com muita cautela e atenção.
Sabia que um bom planejamento do seu negócio pode ser decisivo para a conquista e fidelização dos clientes? Vamos explicar porquê! O consumidor prefere voltar adquirir produtos ou serviços naquele estabelecimento quando a experiência de compra agradável. Isso só vai se concretizar se o ambiente estiver confortável e se todos os setores estejam funcionando sinergicamente. Se tudo estiver indo bem, o resultado da produtividade com certeza será favorável ao longo dos meses.
Pode ser que você enxergue um projeto comercial como uma despesa dispensável, que não vai fazer tanta diferença a priori. Mas é preciso pensar no impacto em longo prazo desse tipo de serviço. Investir na qualidade e na funcionalidade do lugar onde sua empresa está sediada, não é de maneira alguma um gasto supérfluo, tenha isso em mente!
Lembre-se: pesquisa é imprescindível nessas horas. O primeiro passo é entrar em contato com um especialista em arquitetura comercial. Não se esqueça de conversar com o profissional, para que ele saiba sobre seu estilo de negócio e quais são seus planos para aquele espaço.
Sendo assim, fica mais fácil de vocês entrarem em um consenso para elaboração de um projeto eficaz e eficiente!
Pode não parecer, mas um dos segredos de sucesso de uma empresa, seja ela qual for está na arquitetura do ambiente. Isso porque as pessoas sentem a necessidade de se sentirem acolhidas e confortáveis na hora de trabalhar, circular pelo espaço ou até mesmo para escolher um produto.
Neste sentido, torna-se cada vez mais necessária a contratação de um arquiteto especializado no assunto.
Pesquisas no setor de marketing apontam que o resultado da lucratividade nada mais é do que um conjunto de uma série de fatores que devem estar em sintonia.
Por isso a arquitetura comercial também atua de uma forma multidisciplinar, ou seja, ela não leva em consideração apenas o espaço. Conforme dissemos anteriormente, o arquiteto precisa ter uma visão estratégica administrativa e até mesmo de relacionamento com os públicos ligados à empresa.
Nem sempre um cliente deseja só adquirir um produto ou serviço. Às vezes, a experiência que ele possui dentro de uma loja, por exemplo, pode ser decisiva na hora de ele pensar em levar aquele sapato para casa! Dessa forma, é importante deixar um pouco de lado a “neura” das metas relacionadas às vendas. Foque na experiência do seu público-alvo! Assim, o processo de fidelização será muito mais prático e duradouro.
Nesse sentido, é de extrema importância que um profissional pense em como o consumidor pode se sentir confortável dentro de uma loja. E isso vai muito além de pensar no modelo dos móveis. É preciso, acima de tudo, analisar qual é o estilo de negócio, da empresa e qual a imagem que ela deseja passar aos seus públicos estratégicos. Por isso contratar um arquiteto especializado pode te ajudar a ampliar seus horizontes no ambiente administrativo!
Entendeu qual a importância da arquitetura corporativa? O sucesso do seu negócio só depende da sua disponibilidade em apostar nas mudanças!
Milhões De estudantes buscam todos os anos pelas melhores faculdades de arquitetura do país para…
Não é segredo nenhum que inúmeras são as empresas que investem pesado em brindes para…
A união entre um escritório a um galpão industrial está cada vez mais em alta…
A quantidade ideal de banheiros por pessoa em seu escritório é um dos fatores mais…
Você já ouviu falar em neuroarquitetura? Ela é uma área da ciência responsável por entender…
Uma pesquisa de 2017 encomendada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) revelou…