arquitetura corporativa

Um nicho de mercado bastante interessante, especialmente para grandes empresas, é o da arquitetura corporativa. Como o próprio nome sugere, essa é uma vertente da área focada em ambientes comerciais. Aqui, se enquadram desde comércios a enormes indústrias, sempre pensando nos resultados da corporação e no bem-estar de seus colaboradores.

Nas últimas décadas, cada vez mais as organizações têm percebido a importância do tema. Não à toa, os investimentos nesse tipo de projeto estão crescendo mais a cada ano, principalmente por seus benefícios. Dessa forma, é simples compreender que aqueles que não se atualizarem acabarão perdendo espaço perante seus concorrentes. E, com certeza, este não é seu objetivo.

Para entender melhor sobre o que é e como funciona a arquitetura corporativa, fique atento ao texto abaixo. Ao longo dos parágrafos a seguir, você poderá conferir também os profissionais que podem te ajudar e as vantagens deste investimento.

O que é Arquitetura Corporativa?

Com uma simples análise deste termo, é fácil entender sobre o que a arquitetura corporativa se refere. Basicamente, esta é uma das áreas da arquitetura, sendo mais voltada ao ambiente empresarial. Ou seja, tem como objetivo auxiliar as empresas a melhorar o espaço de trabalho de seus colaboradores, de preferência com soluções modernas e que atendam às suas necessidades.

empresa designer
A arquitetura corporativa pode ser usada em diversas situações.

Para isso, um profissional da área pode exercer as mais diversas funções, do projeto arquitetônico à decoração do escritório. E tudo isso tem uma lógica, já que o grande destaque deve estar na estética do cômodo, em sua funcionalidade, na ergonomia para os funcionários e na apresentação de resultados. Sem estes pontos, tudo que se tem é uma reforma bastante cara.

Para que serve a Arquitetura Corporativa?

Sabendo o que é, chega o momento de compreender como funciona e para que serve a arquitetura corporativa. Dessa forma, a forma mais fácil de explicar tal conceito é por meio de exemplos. Imagine, então, que sua empresa apresenta um espaço antigo e que não mais cumpre com seus objetivos. Ao contatar um profissional do setor, você poderá esperar por:

para que serve arquitetura corporativa
Inúmeras são as funções que a técnica exerce.
  • Produtividade: Um ambiente mais produtivo em que os colaboradores se sintam capacitados para desempenhar suas funções;
  • Apresentação: Um escritório esteticamente agradável e que impressione clientes e colaboradores;
  • Adaptação: Um projeto que leve em consideração suas necessidades e, por meio de técnicas arquitetônicas, supra cada uma delas;
  • Saúde e Bem-estar: Um cômodo que auxilie na saúde física e mental dos profissionais e os auxilie a render mais;
  • Cultura: Uma área que à primeira vista já traduza a cultura da empresa, bem como sua missão, visão e valores.

Quais são os profissionais da Arquitetura Corporativa?

Convencido da necessidade de investir na arquitetura corporativa, é preciso buscar por ajuda especializada. Neste ponto, se faz válido mencionar que alguns são os profissionais que poderão te auxiliar, cada qual de uma maneira. Por isso, é interessante analisar as possibilidades e verificar qual melhor se enquadra em sua situação.

arquitetos profissionais
Há profissionais para todo tipo de projeto.

Escritórios de Arquitetura Corporativa

De forma bastante direta, pode-se dizer que a melhor alternativa disponível no mercado hoje são os escritórios de arquitetura corporativa. Estas são empresas com diversos profissionais altamente capacitados e que poderão te auxiliar em todos os pontos desse processo. Do projeto em si à decoração de cada cômodo, tudo será responsabilidade deles.

Esta é a alternativa mais interessante justamente por essa característica multifuncional da equipe. Com inúmeros colaboradores, cada um possui sua especialidade, havendo engenheiros, arquitetos e designers no escritório. Juntos, eles se mostram extremamente aptos a te ajudar, além de concentrarem todos os serviços necessários em um único fornecedor.

Arquitetos

Outra possibilidade que vale ser consultada é a de arquitetos que atuam de forma autônoma. Ou seja, não são grandes empresas, mas sim um único profissional, o qual será responsável por todo o projeto. Geralmente, esta é uma opção mais econômica, porém há motivos para isso.

Este tipo de profissional costuma atuar sozinho ou com alguns poucos assistentes. Dessa forma, encontrar um espaço em sua agenda para atender todos os clientes pode ser um desafio. Da mesma forma, seu foco estará dividido entre todos os seus projetos, dificultando um destaque maior a você. Ainda assim, em termos de resultado, deve-se esperar o mesmo nível de qualidade de um escritório.

Designer de Interiores

No momento de uma reforma de escritório, há também empresas que fogem das duas primeiras possibilidades e buscam por designers de interiores. Estes são profissionais especializados em pontos um pouco mais específicos do processo, como iluminação, decoração e disposição dos móveis.

De fato, se apresentam como uma excelente alternativa, desde que não seja preciso um projeto arquitetônico. Ainda que possam te auxiliar nesta área, o ideal é contar com arquitetos neste momento. Caso não seja este o seu caso, pode ser interessante realizar um orçamento com um designer.

Quais os benefícios da Arquitetura Corporativa?

Ao compreender todos os pontos levantados nos parágrafos acima, é fácil entender que a arquitetura corporativa é bastante importante. Mais do que isso, este é um mercado que traz diversas vantagens a quem investe nele. Da empresa em si aos colaboradores e clientes, todos se beneficiam deste investimento. Bons exemplos disso podem ser vistos a seguir.

Produtividade

É um fato que ninguém investirá em arquitetura corporativa apenas pelo fator estético de um escritório. Os clientes querem, em sua grande maioria, que seus investimentos tragam resultados e, aqui, isso significa produtividade. Na prática, portanto, todo esse esforço deve, de alguma forma, auxiliar a organização a alcançar seus objetivos.

arquitetura corporativa
As empresas querem resultados pelo investimento.

Muito por conta disso, um profissional da área não se preocupa apenas com a beleza do espaço. Ele deve levar em consideração pontos como a iluminação, a acústica, a decoração e até mesmo a circulação de pessoas. Tudo isso para garantir que, ao final do projeto, o contratante verifique melhorias significativas em seus processos.

Identidade

Não há nada mais sem graça do que adentrar um escritório com cores pasteis e sem identidade alguma. Tanto para os visitantes quanto para os próprios funcionários, a impressão que se tem não é positiva. Sabendo disso, arquitetos focados no mercado empresarial buscam trazer a cultura da organização para dentro do projeto.

cultura empresarial
Sua cultura deve ser evidente para quem entra.

Seja por meio da paleta de cores, da mobília ou da disposição dos ambientes, a ideia é sempre combinar com a cara da empresa. Uma startup, por exemplo, deverá contar com um espaço mais despojado e criativo. Um consultório médico, por outro lado, deve apresentar seriedade e confiança àqueles que o frequentam. E essa adaptação é um ponto chave do conceito.

Economia

Engana-se quem acredita que investir em arquitetura corporativa representa apenas gastos. Na realidade, o objetivo é exatamente o oposto, visto que parte de suas funções está em assegurar o melhor aproveitamento da estrutura. Com isso, é possível sim esperar por uma considerável economia ao fim do projeto.

luz natural
Luz natural te ajuda a economizar.

Esta redução de custos pode vir de diversas áreas, dependendo do ponto de destaque do profissional. Com a aplicação de grandes janelas, por exemplo, a luz natural possibilita economia de energia. Já a mudança de espaços fechados em áreas mais abertas melhora a comunicação dos colaboradores e evita distrações. Tudo é pensado justamente para aumentar o grau de efetividade de sua equipe e te fazer gastar menos.

Conforto

Outro benefício bastante visível para quem aposta na arquitetura corporativa é o conforto do escritório. Não que este novo ambiente precise ter redes ou pufes para ser mais atraente. Na verdade, o grande destaque aqui fica por conta do conforto geral que visitantes e trabalhadores têm ao entrar nele.

arquitetura corporativa
O conforto nunca pode ser deixado de lado.

A escolha correta de materiais pode auxiliar muito nisso, assim como uma pintura mais agradável aos olhos. Pontos como o isolamento acústico e térmico também são considerados a fim de auxiliar os profissionais. Este conforto, portanto, não está relacionado somente ao aconchego, mas sim a um espaço que possibilite um trabalho mais eficaz.

Ergonomia

Seguindo a lógica do tópico anterior, se faz válido mencionar a ergonomia como um dos pilares da arquitetura corporativa. Aqui, não se fala apenas em definir o que é mais bonito, prático ou confortável. Na realidade, o grande foco está na saúde e no bem-estar de seus funcionários. É por conta disso, afinal, que eles estão aptos a atuar.

arquitetura corporativa ergonomia
A ergonomia deve ser sempre levada em consideração.

Sendo assim, destina-se boa parte do projeto a encontrar maneiras de auxiliar os trabalhadores a performar. Para isso, a escolha da mobília de escritório é vital, em especial considerando problemas de saúde relacionados ao trabalho. A temperatura correta, o nível de ruído e até mesmo a disposição dos cômodos também são considerados para garantir o melhor resultado.

Sustentabilidade

Por fim, mas definitivamente não menos importante, chega-se a um fator muitas vezes esquecido pelas organizações: a sustentabilidade. Aqui, a ideia é apresentar um projeto que leve em consideração não apenas as necessidades da empresa e de seus colaboradores, mas sim de todo o planeta.

sustentabilidade empresarial
Sustentabilidade é vital para qualquer empresa.

Dessa forma, os profissionais da área devem se esforçar para que suas obras tragam o menor dano possível ao meio ambiente e à sociedade. Mais do que apenas uma tendência atual, essa é também uma excelente forma de posicionar a companhia. Hoje, afinal, a preocupação com os outros deve ser uma bandeira levantada por qualquer organização.

Arquitetura Corporativa é com a T2 Arquitetura!

Mesmo que muitos não percebam, a arquitetura corporativa está presente na vida de grande parte da população. Das lojas que frequentam aos escritórios em que trabalham, inúmeros são os espaços que seguem à risca a técnica. Para investir nela, porém, o mais indicado é contar com parceiros que agreguem conhecimento e experiência a esse projeto.

Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Posts Similares